Aeroporto de Caruaru

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aeroporto de Caruaru - Oscar Laranjeira
Caruaru-Aeroporto-Oscar-Laranjeira.jpg
IATA: CAU - ICAO: SNRU
Tipo Público
Administração Prefeitura de Caruaru
Serve Caruaru
Localização Não disponível
Inauguração Inaugurado em 1985 e Janeiro de 2006 (Reformado).


Altitude 576 m (1 890 ft)
Movimento em 2014 Não disponível
Capacidade anual Não disponível
Website oficial Não disponível
Pistas
13/ 31
Cabeceiras Comprimento Superfície
13/31 1 800 m (5 906 ft) Asfalto

O Aeroporto Oscar Laranjeira, também conhecido como Aeroporto de Caruaru (ICAO: CAU - IATA: SNRU), localizado no município de Caruaru (Pernambuco), no Agreste Pernambucano. Sutuado na Rua Oscar laranjeira, s/n. O aeroporto ficou fechado de 2003 (quando começou a ser reconstruído) até janeiro de 2006.

Durante alguns anos, a BRA Transportes Aéreos realizou voos comerciais no aeroporto, mas devido a empresa ter vindo a falência, essas operações foram canceladas. No dia 14 de junho de 2010 recomeçou o movimento regular, com a entrada em operação da NOAR Linhas Aéreas. A GOL relacionou Caruaru na sua malha, operando através de acordo com a NOAR.

O aeroporto beneficiará principalmente o polo da confecção, que é bem explorado na região, bem como nas cidades vizinhas.

Reforma[editar | editar código-fonte]

O aeroporto será totalmente reformado, o valor da obra deverá custar 25 milhões e faz parte do investimento do governo federal em diversos aeroportos do brasil. O Banco do Brasil fez estudos para a elaboração do projeto, que deverá fazer ou reformar o atual terminal de passageiros para atender as necessidades do aeroporto até 2025 e da ampliação da pista para até 2035.

Depois dessa reforma o aeroporto deverá receber voos comerciais e também cargueiros. É um dos 9 aeroportos do estado que está incluído no PDAR - Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional, que receberá investimentos do Governo Federal, que é de aproximadamente 220 milhões de reais. O aeroporto pode entrar em funcionamento até o final de 2015, é o que promete o ministro-chefe da aviação civil, Eliseu Padilha.

Segundo dados da Secretaria da Aviação Civil, levantados entre os meses de abril e maio de 2015, atualizados no início de junho, o Aeroporto de Caruaru está na terceira fase (de cinco), que consiste no anteprojeto. Quando concluído, será licitado, para escolher a empresa que irá fazer a reforma do mesmo. Também em junho, foi anunciado que o aeroporto recebeu um caminhão de combate a incêndio, que é um item primordial para o aeroporto começar a receber voo regular.

Ligações Aéreas e Destinos[editar | editar código-fonte]

Atualmente nenhuma empresa de linha aérea comercial atua no aeroporto. A Azul Linhas Aéreas já demonstrou total interesse em operar no local. Está nos planos da empresa ofertar a rota Salvador - Caruaru.

Futuras operações:[editar | editar código-fonte]

Companhia Aérea Destinos Aeronave
Brasil Azul Linhas Aéreas Brasileiras Salvador (aguardando o aeroporto ser reformado e ser reaberto a operação regular). A definir.

Ligações Aéreas Antigas[editar | editar código-fonte]

Companhia Aérea Situação
Brasil BRA Transportes Aéreos Faliu.
Brasil NOAR Linhas Aéreas Faliu.

Escola de Aviação[editar | editar código-fonte]

O aeroporto possui uma escola de aviação, chamada "Brasflight" uma oficina homologada pela ANAC, "Aero Espina" e a fabricante de hélices e Aeronaves "Rupert". Atualmente o Oscar Laranjeira tem a média de cerca de 1000 operações mensais, entre pousos e decolagens de aeronaves de instrução e particular.

Características[editar | editar código-fonte]

  • Terminal de passageiros:
  • Piso: Asfalto
  • Sinalização:
  • Pista: 13 – L12 – (1800 x 30 ASPH 30/F/A/X/U L14, 15) – L12 – 31

Incidentes aéreos[editar | editar código-fonte]

Em junho de 2000, um Fokker 100 da TAM (primeiro voo não fretado) afundou no piso do pátio das aeronaves. O piso cedeu com o peso da aeronave, devido à existência de um lençol freático sob o lado esquerdo da pista de estacionamento. Os passageiros ficaram mais de uma hora para desembarcar.

Em fevereiro de 2002, o piso do pátio, não suportou o peso do Boeing 737-300 da BRA Transportes Aéreos e cedeu, frustrando os 41 passageiros que fariam o primeiro vôo comercial sem escalas entre Caruaru e São Paulo.

Referências[editar | editar código-fonte]

[1] Mapa da Aviação Regional de Pernambuco

[2] Azul quer operar voos em Caruaru (set/14)

[3] O Aeroporto de Caruaru poderá funcionar até o final do ano, declarou Douglas Cintra (fev/15)

[4] Prefeito de Caruaru se reúne com Banco do Brasil para discutir reforma do aeroporto da cidade (fev/15)

[5] Ministro promete colocar em operação o aeroporto de Caruaru (fev/15)

[6] Licitação de obras do aeroporto de Caruaru ocorre no 2º semestre, diz a Cintra o ministro da Aviação (fev/15)

[7] Secretaria investe R$ 78,2 milhões na compra de caminhões de combate a incêndio (jun/15)

[8] Presidente da Azul anuncia novidades para Pernambuco (jun/15)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]