Araripina Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Araripina
Araripina Futebol Clube
Nome Araripina Futebol Clube
Alcunhas Bode do Araripe
O Maior do Araripe
Bodão do Araripe
Torcedor(a)/Adepto(a) Bodeiro
Bodense
Mascote Bode
Principal rival Sport Club Araripina
Fundação 11 de setembro de 2008 (15 anos)
Estádio Gilson Tiburtino de Souza (Chapadão do Araripe)
Capacidade 5 341 lugares[1]
Localização Araripina, Brasil
Presidente Ted Eduardo Alencar
Competição Licenciado
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Araripina Futebol Clube, é um clube esportivo brasileiro que tem como modalidade principal o futebol, fundado em 2008 com sede no município de Araripina no interior de Pernambuco. No futebol, é um dos clubes com grande destaque no futebol pernambucano, sendo que, seu principal título de destaque é o Campeonato do Interior em 2011. As cores oficiais do clube, são o azul e o amarelo dourado, tendo o branco como detalhe. Historicamente, o bodão tem como principais rivais o Petrolina e o Salgueiro, onde se tem o Clássico das Torcidas. Recentemente, o Araripina ganhou um possível rival local, o Sport Club Araripina,[2][3] clube fundado em 21 de julho de 2018 pelo ex-jogador Felipe Araripina que já jogou pelo bode.

Em 2009 com menos de um ano de existência, o Araripina se tornou vice-campeão da Série A2 e conquistou com mérito uma vaga na primeira divisão do campeonato pernambucano. No ano seguinte, o clube fez uma péssima campana em seu primeiro ano na elite. O clube ficou em nono com um aproveitamento de 36% e a quarta pior defesa com. Em 2011, o bodão aprendeu a jogar a primeira divisão e fez sua melhor campanha, já na primeira fase, termina na oitava colocação com um aproveitamento de 36,36 % de aproveitamento classificando para a decisão do título de Campeão do Interior Pernambucano, onde se sagrou campeão. Já na classificação geral, o Araripina terminaria o campeonato com um aproveitamento de 37,88 % (8 vitorias, 7 empates e 11 derrotas). Já 2012, foi um ano para ser esquecido, a equipe acabou sendo rebaixada com a pior marca de sua história de 26% de aproveitamento na competição, terminando em decimo primeiro e foi rebaixado pela primeira vez desde que foi promovido em 2009.

Fotografia do último elenco profissional do Araripina.

Em 2015, foi o ultimo ano do Araripe em competições oficiais. A equipe passou três logos anos amargando a segunda divisão, onde passou a ter problemas financeiros e em 23 de setembro, com derrota de 0 a 1 contra o Afogados da Ingazeira, o clube disputou sua última competição profissional. Tentou retornar em 2018, mas infelizmente não pode participar devido ao não cumprimento das normas da Federação Pernambucana que o adequaria a participar novamente de uma competição oficial.

O clube[editar | editar código-fonte]

Bens e acomodações[editar | editar código-fonte]

Sedes[editar | editar código-fonte]

  • Sede social: Av. Antônio de Hermógenes, 50; onde se localiza o estádio Gilson Tiburtino de Souza, onde está localizado um complexo esportivo e o modulo estudantil AEDA, (Autarquia Educacional do Araripe).

Estádio[editar | editar código-fonte]

Estádio Chapadão do Araripe, em 2011.

O Estádio Gilson Tiburtino de Souza, também popularmente conhecido como Chapadão do Araripe,[4] é o principal estádio do Araripina em competições oficiais organizadas pela Federação Pernambucana de Futebol, (FPF). O estádio foi construído na década de 80, porém só recebia jogos de equipes amadoras e futebol de várzea, inicialmente atendia apenas por Chapadão. Em 2007, o estádio passou por uma reforma e recebeu primeiro jogo profissional do dia 24 de maio de 2009, o jogo era válido Campeonato Pernambucano da segunda divisão daquele mesmo ano, o Araripina Futebol Clube, clube da cidade que é o mandante do estádio, venceu o Flamengo de Arcoverde por 3×1, o público foi de 2.814 pagantes.

Desde 2009, o Chapadão já recebeu grandes jogos e também os três grandes clubes de Pernambuco e se tornou o caldeirão do Bode de Araripe, dentro do estádio o Araripina já venceu o Santa Cruz e o Sport, além disso, o clube conta com uma torcida apaixonada e que empurra o tempo todo o time, fazendo com que o estádio se torne um alçapão contra os adversários.

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Escudo[editar | editar código-fonte]

Atual escudo do Araripina.

O escudo do Araripina utilizado desde sua fundação, tem uma característica marcante, o "Bode". Desde 2008 o bode, além de mascote, sempre esteve no centro do escudo, acima do nome do clube. Este esteve presente até meados de 2015, quando o então presidente Ted Eduardo Alencar, anunciou a mudança no escudo com o intuito de moderniza-lo e com isso, mudaria a posição do mascote no escudo.[5] A ideia era deixar o mascote numa posição mais discreta no escudo,[6].

Uniformes[editar | editar código-fonte]

Jogadores de linha[editar | editar código-fonte]

Temporada 2015
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo

Goleiros[editar | editar código-fonte]

Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Primeiro
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Segundo

Principais títulos[editar | editar código-fonte]

ESTADUAIS
Competição Títulos Temporadas
Pernambuco Campeonato Pernambucano do Interior 1 2011

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

Campeonato Pernambucano - 1ª divisão
Ano Posição
2010
2011
2012 11º
Campeonato Pernambucano - 2ª divisão
Ano Posição
2009 (Vice-Campeão e Promovido)
2013
2014
2015

Rivalidades[editar | editar código-fonte]

O Araripina mantém rivalidade regional com dois clubes, o Petrolina e o Salgueiro. Os clássicos contra o Petrolina[7][8] e contra o Salgueiro são recentes, em virtude dos clubes serem novos.

  • Clássico das Torcidas
  • Derby Sertanejo

Derby Araripense[editar | editar código-fonte]

Recentemente, o município de Araripina ganhou um novo representante no cenário futebolístico. Fundado em 21 de julho de 2018, pelo ex-jogador Felipe Araripina, que já atuou no bodão do Araripe, o Sport Club Araripina, conhecido como Sport Araripina,[9] promete fazer jus ao futebol araripense no futebol pernambucano, pra isso a equipe já conta com três patrocínios e já recebeu permissão da federação pra ingressar no retorno da terceira divisão, que conta com a possível participação do Araripina Futebol Clube e o possível confronto entre as duas equipes.

Torcida[editar | editar código-fonte]

Segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Maurício de Nassau, a torcida do Araripina Futebol Clube foi apontada como a quarta maior do estado, com um índice de 0,6% da população. O time sertanejo ficou atrás apenas das três grandes equipes da capital – Santa Cruz, Sport e Náutico. A torcida do Araripina é, portanto, a maior do interior pernambucano.

Recordes e fatos históricos[editar | editar código-fonte]

Do clube[editar | editar código-fonte]

  • O Araripina participou pela última vez de um campeonato profissional no dia 18 de outubro de 2015 pela última rodada do grupo C da segunda fase do pernambucano série A2. A partida contra o Afogados da Ingazeira terminou com a vitória da equipe de Ingazeira pelo placar de 0 a 1. Desde então a equipe não disputou nenhuma competição profissional.

De jogadores[editar | editar código-fonte]

  • O jogador Pirambu, marcou o último gol do Araripina em competições oficiais. O gol foi marcado aos 40 minutos do 1º tempo e o jogo terminou com a última vitória do bode pelo placar de 3 a 2 contra o Petrolina.[10]

Ver também[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. «CNEF - Cadastro Nacional de Estádios de Futebol» (HTML). agenciach.com.br. 18 de janeiro de 2016. Consultado em 28 de fevereiro de 2017 
  2. «Sport Club Araripina». www.facebook.com. Consultado em 2 de abril de 2022 
  3. «Entrar • Instagram». www.instagram.com. Consultado em 2 de abril de 2022 
  4. «Chapadão do Araripe». Blog da Série A2. 21 de maio de 2015. Consultado em 2 de abril de 2022 
  5. RochaAraripina, Por Emerson; PE. «Sobrou para o Bode: Presidente confirma novo escudo do Araripina». globoesporte.com. Consultado em 2 de abril de 2022 
  6. GloboEsporte.comAraripina, Por; PE. «Com o Bode mais discreto no escudo, Araripina lança novos uniformes». globoesporte.com. Consultado em 2 de abril de 2022 
  7. «.: Giro dos Esportes :.». web.archive.org. 12 de março de 2017. Consultado em 2 de abril de 2022 
  8. «.: Giro dos Esportes :.». archive.ph. 31 de dezembro de 2012. Consultado em 2 de abril de 2022 
  9. Paiva, Fredson (27 de julho de 2018). «BLOG DO FREDSON PAIVA: FUTEBOL - SPORT CLUBE ARARIPINA SURGE PARA PREENCHER DE ALEGRIA OS CORAÇÕES DOS TORCEDORES SERTANEJOS». BLOG DO FREDSON PAIVA. Consultado em 2 de abril de 2022 
  10. «Petrolina x Araripina - Campeonato Pernambucano Série A2 2015 - Ao vivo». globoesporte.com. Consultado em 2 de abril de 2022