Associação Atlética Maguary

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde junho de 2015). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Maguary
Associação Atlética Maguary
Nome Associação Atlética Maguary
Alcunhas Azulão
Alvianil Bonitense
Mascote Maguari
Fundação 1 de maio de 1971 (47 anos)
Estádio Estádio Arthur Tavares Melo
Capacidade 4.000 lugares[1]
Localização Bandeira Bonito PE.jpg Bonito, Pernambuco Pernambuco, Brasil Brasil
Material (d)esportivo Alemanha Adidas (Década de 70)
Competição Licenciado
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Associação Atlética Maguary, também conhecido apenas como Maguary é um clube de futebol brasileiro sediado na cidade de Bonito no estado de Pernambuco, que tem como modalidade esportiva o futebol. Fundado no dia 1º de Maio de 1971, para a distração dos funcionários das Indústrias Alimentícias Maguary, fabricante e exportador de sucos, foi o primeiro campeão do Campeonato Pernambucano de Futebol - Série A2 em 1977. Suas cores são o azul e branco.

O seu título mais importante, o Campeonato Pernambucano de Futebol - Série A2 de 1977, é um marco importante na história da segunda divisão do futebol profissional de Pernambuco. Um campeonato desenvolvido primeiramente para que clubes que não estavam inscritos ou em condições na época, poderem ter campeonato paralelo a primeira divisão, assim tinham datas jogáveis em seus calendários.

História[editar | editar código-fonte]

Em maio de 1971, foi criada uma equipe para a distração dos funcionários das Indústrias Alimentícias Maguary, fabricante e exportador de sucos da cidade de Bonito no estado de Pernambuco. Com o passar do tempo, fundou-se uma sede na avenida Joaquim Nambuco no cento e a aquisição de um estádio para partidas. Em outubro de 1975, o presidente do clube, Antônio Mauri Figueiredo, gerente industrial da firma, resolveu partir para a formação de um verdadeiro time de futebol, iniciando pela contratação do treinador Leonildo Vila Nova – com passagens pelo Santa Cruz e Sport – e aos poucos chegaram os reforços, jogadores sem chances nos times da capital.

Foi uma revolução na cidade, cujo moradores consideravam os jogadores não mais do que malandros, não entendiam que eles fossem pagos regiamente e comessem do bom e do melhor só para correr atrás da bola, quando na própria fábrica um mínimo de 800 operários dava duro para garantir somente a comida, isso sem falar os que trabalhavam de sol a sol na lavoura ou que passavam horas a pé nos balcões das lojas.

Propaganda: “Alma do negócio”[editar | editar código-fonte]

Hoje, a coisa está diferente.

“Quando o Maguari joga, vou ver; meu pai também. Aqui só temos cinema três vezes por semana, baile uma vez ou outra. Futebol é diversão“, afirmou Bete, balconista, que trabalhava das 6 da matina às 10 da noite no Restaurante Cafona.

Para que tais declarações fossem possíveis, os dirigentes tiveram que trabalhar duro – até distribuíram panfletos explicativos, de casa em casa, mostrando os benefícios do futebol.

A coisa melhorou tato que, hoje, os jogadores já podem andar na rua, sem o risco de observações impertinentes. Se antes as conversas eram exclusivamente sobre a produção da fábrica, falta ou excesso de chuva ou política, agora o futebol também tem vez.

Prédio: o goleiro[editar | editar código-fonte]

Um grande goleiro, geralmente, quando se destaca ganha o apelido de ‘Muralha’, certo? Imaginem então quando a alcunha do arqueiro era ‘Prédio’?

Assim era chamado Valdeildo José da Silva, que foi negociado pelo Ferroviário do Recife e desembarcou em Bonito, no ano de 1976. Após duas temporadas, onde foi campeão Pernambucano do I Campeonato da Segundona de 1977, acabou sendo vendido ao Náutico, em seguida foi para São Luiz do Maranhão, onde passou apenas um ano. Em 1981 casou, mas já teria pendurado as chuteiras e já fazia parte do quadro de funcionários da Prefeitura do Recife.

Primeiro Campeão Pernambucano da 2ª Divisão[editar | editar código-fonte]

A Federação Pernambucana de Desportos (FPD), visando atrair o futebol do Interior, criou o Campeonato Pernambucano da 2ª Divisão, em 1977. A competição começou em 28 de agosto e terminou no dia 09 de outubro, e contou com a participação de dez clubes:

Equipe Cidade Estádio Capacidade
Associação Atlética Central Barreiros Barreiros Barreiros -- --
Associação Atlética Maguary Bonito (Pernambuco) Bonito Artusão 4.000
Associação Atlética Santo Amaro[2] Recife Recife Aflitos 19.800
Associação Esportiva DR-5 Flag of None.svg Goiana Estádio Agamenon Magalhães 1.200
Associação Garanhuense de Atletismo Garanhuns Garanhuns Gigante do Agreste 10.000
Ferroviário do Recife Recife Recife Estádio da Vila Ipiranga 500
Flamengo Esporte Clube de Arcoverde Arcoverde Arcoverde Estádio Áureo Bradley 6.000
Íbis Sport Club Recife Recife Aflitos 19.800
Independente Atlético Clube Garanhuns Garanhuns Gigante do Agreste 10.000
União Peixe Esporte Clube Pesqueira Pesqueira Joaquim José de Brito 3.000

Equipes participantes do campeonato em 1977.

No final, três equipes terminaram empatadas com 14 pontos: Maguary, Ferroviário e União Peixe. Porém, 1º critério de desempate, o União ficou na terceira colocação por ter cinco vitórias contra seis das duas outras equipes. Então no 2º critério de desempate deu Associação Atlética Maguary com um saldo de 10 gols contra nove do Ferroviário, conquistando o inédito título. A campanha foi a seguinte: nove jogos, com seis vitórias, dois empates e apenas uma derrota; marcando 17 gols e sofrendo sete.

O clube[editar | editar código-fonte]

Bens e acomodações[editar | editar código-fonte]

Sedes[editar | editar código-fonte]

  • Sede (principal): Avenida Joaquim Nabuco, s/n°, no Centro de Bonito
  • Sede (secundária): Rua Cônego Cavalcante, 153 centro.

Principais títulos[editar | editar código-fonte]

Estaduais
Competição Títulos Temporadas
WikiCup Trophy Gold.png Pernambucano - Série A2 1 1977

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

Associação Atlética Maguary
Torneio Campeão Vice-campeão Terceiro Quarto
Pernambuco Pernambucano - Série A2 1 (1977) 0 (não possui) 0 (não possui) 0 (não possui)

Referências

  1. «CNEF - Cadastro Nacional de Estádios de Futebol (Rev. 6)» (PDF). CBF. 18 de janeiro de 2016. Consultado em 2 de setembro de 2016 
  2. Fundado em 1 de janeiro de 1950 com o nome de Associação Atlética das Vovozinhas. Em 1966 o clube se profissionalizou para disputar campeonato pernambucano com o nome de Associação Atlética Santo Amaroe em 1994, passou a ser chamado de Recife Futebol Clube. Atualmente é conhecido novamente como Manchete Futebol Clube do Recife, mantendo o nome da capital pernambucana em seu escudo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.