Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Este artigo é sobre o clube de Pernambuco. Para outros significados, veja Ypiranga.
Ypiranga
Nome Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube
Alcunhas Azulino
Máquina do Interior
Alvizulino da Capital da Sulanca
Negrinhos do Alto
Torcedor(a)/Adepto(a) Alviazulino
Mascote Máquina de costura
Principal rival Central Sport Club
Fundação 3 de julho de 1938 (85 anos)
Estádio Limeirão
Capacidade 5 039 lugares[1]
Localização Sta. do Cruz do Capibaribe, Brasil
Presidente Edimauro Torres
Treinador(a) Steve Almeida[2]
Patrocinador(a) Pref Santa Cruz do Capibaribe

Moda Center Santa Cruz

Material (d)esportivo Sport Company
Competição Pernambucano - Série A2
Ranking nacional Baixa 246.º lugar, 14 pontos [3]
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Ypiranga-PE recebe o Sport Recife em partida válida pelo Campeonato Pernambucano de 2013

Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube (conhecida popularmente como Ypiranga-PE) é uma agremiação poliesportiva brasileiro com sede na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco. Foi fundado em 3 de julho de 1938[4] e suas cores, presentes no escudo e bandeira oficial, são o azul e branco.

Tem como modalidade esportiva principal o futebol, como um dos clubes mais vencedores e tradicionais do interior pernambucano, além de estar entre aqueles que mais se destacaram na elite do futebol pernambucano. Seus títulos mais importantes conquistados no futebol são; a Copa Pernambucana de 1994, Copa dos Clubes Profissionais do Interior, também em 1994, Série A2 do Campeonato Pernambucano de 2004, e a Série A3 do Campeonato Pernambuano de 2023.

No mais recente Ranking Nacional de Clubes da CBF, que leva em conta o comportamento das equipes nas últimas cinco temporadas e que foi divulgado em dezembro de 2022, apesar da última pontuação o Ypiranga não aparece na lista de ranqueados.[3] No último ranking da confederação que o clube esteve presente, no ranking de clubes de 2018 aparecia com 51 pontos, na 204.ª colocação geral.[5]

História[editar | editar código-fonte]

Um dos escudos utilizado pelo clube ao longo de sua história

A história da Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube começa no dia 3 de julho de 1938, com história que remete aos ‘Negrinhos do Alto’ na antiga Rua do Alto, atual Av. João Balbino. O clube foi fundado por famílias tradicionais da cidade de Santa Cruz do Capibaribe na microrregião do Alto Capibaribe, no agreste de Pernambuco. Seu primeiro presidente foi o Padre José Aragão Araújo, o Padre Zuzinha, como era conhecido. O nome do clube surgiu em homenagem ao Grito do Ypiranga (o famoso momento da Independência do Brasil em relação a Portugal), as cores azul e branca em homenagem ao céu. Começaram a organizar jogos como um simples lazer, porém eram impedidos de brincar no momento em que o gado do Coronel Luiz Alves seguia para o campinho. Foi então que ele resolveu doar um espaço para a prática esportiva. Após o passar dos tempos, o espaço se tornou o atual Estádio Otávio Limeira Alves, nome dado em homenagem ao filho do Coronel Luiz Alves, que também fazia parte da equipe a época.

Era um clube amador até o ano de 1993, quando se profissionalizou junto à CBF. Em 1994 conquistou a 1ª Edição da Copa Pernambuco, seguido do título da Copa dos Clubes Profissionais do Interior daquele mesmo ano, título que deu condição de disputar o Campeonato Estadual da Primeira Divisão. Conhecido como Máquina de Costura,[6] pelo fato do município do time ser uma das principais representantes do polo têxtil de Pernambuco. O apelido não se deu pelo fato de a equipe "costurar" seus adversários, mas, sim, por um grande apelo popular. A população de Santa Cruz do Capibaribe tinha o desejo de fazer do clube uma verdadeira bandeira da cidade. Por conta disso, a cada dia os representantes da equipe percebiam a necessidade de aproximar a equipe com a realidade da cidade. Além disso, os torcedores exigiam que o clube tivesse uma maior identificação com a região. A cobrança foi tanta que o Ypiranga incorporou a máquina de costura ao símbolo da equipe. Na opinião do presidente do clube, Flávio Pontes (presidente em 2012), a iniciativa fez com que a cidade se sentisse parte da equipe.

“A colocação da máquina de costura no símbolo da equipe foi uma solicitação da sociedade, que pretendia se sentir representada. A mudança fez o carinho do povo da cidade aumentar muito.”[6] – Flávio Pontes, presidente do Ypiranga em 2012.

Na ocasião em que se profissionalizou, ficou decidido que o Ypiranga teria que mudar sua identidade visual, com o intuito de atrair mais torcedores. Foi aí que um concurso cultural elegeu a Máquina de Costura. A iniciativa deu certo. Junto com o aumento de torcedores, o clube passou a desenvolver seu patrimônio, que já conta com um estádio para mais de cinco mil pessoas, uma sede social, um centro esportivo, com piscina semiolímpica, quadra poliesportiva e espaço para shows. Como não poderia deixar de ser, o uniforme do clube é feito nas fábricas da própria cidade, algo que barateia os custos da camisa. Se fora das quatro linhas o clube já demonstrava que poderia ser grande, dentro de campo a Máquina de Costura ainda não engrenou. O maior feito da equipe foi a conquista da Copa Pernambuco em 1994 e a Copa dos Clubes Profissionais do Interior. Em 1997, o Ypiranga foi rebaixado da elite do futebol estadual, retornando à elite sete anos mais tarde, exatamente no dia 15 de julho de 2004, ao vencer a Desportiva Vitória (hoje, Acadêmica Vitória), por 3 x 2 no Limeirão. Desde 2005, o Ypiranga disputa o Campeonato Pernambucano da Série A1, tendo ficado em 8º lugar em 2005, 3º em 2006 (vice-campeão do primeiro turno), 7º em 2007, 4º em 2008, 6º em 2009 (posição repetida em 2010), vice-campeão do interior também em 2010, e em 2011, tinha ficado em 11º, mas como a Cabense perdeu 3 pontos no campeonato, a Máquina de Costura subiu uma posição, se livrando do rebaixamento.

Em 2013, tida como candidata a rebaixamento, surpreendeu e conseguiu se classificar para as semifinais do Estadual. Ao final, a equipe terminou na 4ª colocação, garantindo participação no Campeonato Brasileiro de Futebol da Série D de 2013. Após péssima campanha no Campeonato Pernambucano de Futebol de 2015, a equipe não conseguiu se manter na elite do futebol e foi rebaixada para a Série A2 (Segunda Divisão). A equipe voltou a disputar um torneio oficial na série A2 de 2018, porém acabou o Campeonato com apenas 1 ponto conquistado em 4 jogos e foi eliminada ainda na primeira fase. Em 2019 o clube disputou a Copa Pernambuco, e apesar de terminar a competição invicto, o Ypiranga foi eliminado pelos critérios de desempate. Em 2020, o Ypiranga participou novamente do Campeonato Pernambucano Série A2. Na primeira fase o clube ficou em 2º no grupo C, mas no hexagonal final não conseguiu repetir o bom desempenho ficando na 6º colocação, não conseguindo o acesso. Em 2021, foi desclassificado na segunda fase, e na classificação final ocupou a 5º colocação.

Após novo fracasso na temporada 2022 da Série A2 e uma punição severa por escalação irregular[7] e terminando a competição na última posição, o Ypiranga foi anunciado como participante da inédita Série A3 do Campeonato Pernambucano, em 2023.[8] Na disputa da Série A3 2023 o Ypiranga teve um aproveitamento de 83%, em uma campanha com 5 vitórias e apenas uma derrota, totalizando 15 pontos de 18 possíveis. A Máquina de costura terminou a competição com 100% de aproveitamento fora de casa e também com a melhor defesa do campeonato com 2 gols sofridos. Tal desempenho assegurou a equipe de Santa Cruz do Capibaribe o inédito título do Pernambucano Série A3 e o retorno à Série A2 em 2024.

Clube[editar | editar código-fonte]

Bens e acomodações[editar | editar código-fonte]

Sedes[editar | editar código-fonte]

  • Sede 1: Rua Major Negrinho - Centro; onde se localiza o estádio Otávio Limeira Alves
  • Sede 2: Rua José Francisco Barbosa n. º 320 - Bairro Novo – Santa Cruz do Capibaribe – PE; onde está localizado o Cube Ypiranga. Centro recreativo em Santa Cruz Do Capibaribe com piscinas, centro esportivo e quadra poliesportiva.

Estádio[editar | editar código-fonte]

Estádio Otávio Limeira Alves

De acordo com o Cadastro Nacional de Estádios de Futebol da CBF, o Estádio Otávio Limeira Alves, conhecido como Limeirão, possui capacidade para acomodar até 5.039 espectadores e receber partidas da Série D, do Campeonato Pernambucano de Futebol - Série A1 e da Série A2.[9]

Conforme consta na ata de fundação do Ypiranga, recuperada pelo professor Arnaldo Vitorino, o primeiro diretor de futebol do clube, Otávio Limeira Alves, foi quem doou o terreno para a construção do estádio.[10] Em 2011, a diretoria do Ypiranga cogitou mudar o nome do estádio para "Arena Moda Center", com o objetivo de arrecadar dinheiro por meio de direitos de nome.[11] Em 2017, o Ypiranga passava por graves dificuldades financeiras e o Limeirão estava em péssimas condições - arquibancadas deterioradas, lixo nos vestiários, tribunas de honra com mofo e sem gramado.[12] Por esse motivo, o estádio não recebeu o laudo da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) para receber partidas em 2018 e, assim, o Ypiranga precisou mandar seus jogos no Estádio Luiz José de Lacerda, do Central Sport Club.[13]

Em 2022, o Limeirão passou por grandes obras - replantio do gramado, reforço estrutural nas arquibancadas, reforma dos vestiários e troca do alambrado - com o objetivo de permitir seu uso pelo Ypiranga ao longo da Série A2.[14][15] Apesar de sua capacidade constar como pouco mais de 5.000 espectadores, a FPF ocasionalmente registra um público maior, como 7.045 presentes na partida Porto 0 x 1 Salgueiro, em março de 2014. Esses números são objeto de denúncias de desvio público de recursos financeiros do Estado.[16]

Símbolos[editar | editar código-fonte]

Escudo[editar | editar código-fonte]

Desde os primeiros jogos disputados, o Ypiranga jogou com suas cores azul e branco e com seu escudo no peito, com a sua mascote que representa o município de Santa Cruz do Capibaribe.

O município, é conhecido por ser uma das principais representantes do polo têxtil de Pernambuco. Para se ter uma ideia da importância da indústria têxtil para a cidade, atualmente o município abriga cerca de 12 mil fábricas de pequeno e grande porte. Cerca de 85% das empresas do estado, que empregam aproximadamente 110 mil pessoas, número que supera a quantidade de habitantes, que, segundo dados do IBGE, é de 105.761 mil habitantes. Por conta disso, a cada dia os representantes da equipe percebiam a necessidade de aproximar a equipe com a realidade da cidade, transformando o clube numa verdadeira bandeira da cidade, tendo uma maquina de costura em seu escudo que releva a importância têxtil do município.

Mascotes[editar | editar código-fonte]

Mascote que representa a importância têxtil de Santa Cruz do Capibaribe

A máquina de costura é um aparelho utilizado para unir ou prender partes de tecidos ou outros materiais flexíveis, por exemplo na fabricação de peças de vestuário ou de calçado. Basicamente, a máquina consiste num mecanismo que faz mover uma agulha na ponta da qual está enfiada em uma linha que é em cada movimento de passagem pelo tecido enrolada noutra linha colocada numa bobina separada. O movimento pode ser feito manualmente, por meio de um pedal ou por um motor eléctrico.

E Santa Cruz do Capibaribe, é uma das principais representantes do polo têxtil do estado de Pernambuco e a 2º maior produtora de confecções do Brasil, ficando atrás apenas da capital paulista e possui o maior parque de confecções da América Latina em sua categoria, o Moda Center Santa Cruz.[17] É também conhecida como a Capital da Sulanca, dai que veio um dos apelidos do Ypiranga. Por apelo popular, a direção da Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube, quis aproximar mais a população santacruzense, tornando o clube numa extensão representativa da cidade, tornando o aparelho de costura uma mascote e relevando a importância têxtil no mercado nacional. Hoje em seu novo e reformulado escudo, está presente desde sua criação em 1938.

Títulos[editar | editar código-fonte]

ESTADUAIS
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Pernambucano - Série A2 1 2004
Campeonato Pernambucano - Série A3 1 2023
Copa Pernambuco 1 1994
Copa dos Clubes Profissionais do Interior 1 1994
Campeonato Pernambucano do Interior 2 2006, 2013

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube
Torneio Campeão Vice-campeão Terceiro colocado Quarto colocado
Brasil Campeonato Brasileiro - Série C 0 (não possui) 0 (não possui) 0 (não possui) 0 (não possui)
Brasil Campeonato Brasileiro - Série D 0 (não possui) 0 (não possui) 0 (não possui) 0 (não possui)
Pernambuco Campeonato Pernambucano - Série A1 0 (não possui) 0 (não possui) 1 (2006) 1 (2013)
Pernambuco Campeonato Pernambucano - Série A2 1 (2004) 0 (não possui) 0 (não possui) 0 (não possui)
Pernambuco Copa Pernambuco 1 (1994) 0 (não possui) 0 (não possui) 0 (não possui)
Pernambuco Campeonato do Interior 2 (2006 e 2013) 2 (1995 e 2010) 2 (2008 e 2012) 3 (2005,2007 e 2009)
Pernambuco Copa dos Clubes Profissionais do Interior 1 (1994) 0 (não possui) 0 (não possui) 0 (não possui)

Participações[editar | editar código-fonte]

Participações em 2023
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P Aumento R Baixa
Pernambuco Campeonato Pernambucano 15 3º colocado (2006) 1994 2015 2
Série A2 10 Campeão (2004) 1998 2022 2 1
Série A3 1 Campeão (2023) 2023 1
Copa Pernambuco 3 Campeão (1994) 1994 2019
Brasil Série C 2 64º colocado (2006) 1995 2006
Série D 2 23º colocado (2013) 2012 2013

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Última atualização: 26 de setembro de 2023.

Elenco atual da Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube[18]
Pos. Nome Pos. Nome Pos. Nome
LD Brasil Vitor Carlos M Brasil Luis Guilherme
LE Brasil Jonilson V Brasil Mateus
A Brasil Grafite LD Brasil Garcia
M Brasil Edson Z Brasil Naves
A Brasil Rodrigo V Brasil Fabinho
Z Brasil Ermeson
LE Brasil Tiago Alexandre
Z Brasil Logan
M Brasil Garça
G Brasil Luiz Ricardo

Técnico: Brasil Steve Almeida

Outras modalidades desportivas[editar | editar código-fonte]

Futebol de base[editar | editar código-fonte]

Campanhas de destaque
  • Campeonato Brasileirinho de Futebol Júnior - Sub-20: 2008
  • Vice-Campeão do Campeonato Brasileirinho de Futebol Júnior - Sub-18: 2008
  • Vice-Campeão do Campeonato Pernambucano de Juniores: 2008

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «CNEF Cadastro Nacional de Estádios de Futebol» (PDF). CBF. 18 de janeiro de 2016. Consultado em 14 de dezembro de 2016 
  2. «Ypiranga anuncia Steve Almeida como treinador para a Série A3». Por Redação do ge. 12 de setembro de 2023. Consultado em 26 de setembro de 2023 
  3. a b «Pelo terceiro ano consecutivo, Flamengo é o líder do Ranking Nacional de Clubes da CBF». CBF. 19 de novembro de 2022. Consultado em 19 de novembro de 2022 
  4. «Sociedade Esportiva Ypiranga Futebol Clube comemora 85 anos». Polo+. Consultado em 3 de julho de 2023 
  5. Confederação Brasileira de Futebol (4 de dezembro de 2017). «RNC - Ranking Nacional dos Clubes 2018» (PDF). Confederação Brasileira de Futebol. Consultado em 5 de dezembro de 2017. Cópia arquivada (PDF) em 4 de dezembro de 2017 
  6. a b «Brasil Afora: Ypiranga quer 'costurar' os adversários em Pernambuco». Globoesporte. Consultado em 18 de março de 2018 
  7. «Ypiranga é eliminado da Série A2 por escalação irregular de zagueiro; Porto pega vaga». ge.globo.com. 19 de outubro de 2022. Consultado em 19 de outubro de 2022 
  8. Por Redação do ge (6 de setembro de 2023). «Ypiranga confirma que vai jogar nova Série A3 do Pernambucano». ge.globo.com. Consultado em 26 de setembro de 2023 
  9. «CNEF - Cadastro Nacional de Estádios de Futebol» (PDF). CBF. 18 de janeiro de 2016. Consultado em 20 de junho de 2023 
  10. Aragão, Lenivaldo (9 de outubro de 2022). «Fundação do Ypiranga». Blog do Lenivaldo Aragão. Consultado em 20 de junho de 2023 
  11. Zirpoli, Cassio (10 de janeiro de 2011). «Passarela do futebol». Diário de Pernambuco - Esportes. Consultado em 20 de junho de 2023 
  12. Vasconcelos, Leonardo (28 de agosto de 2017). «O Ypiranga pede socorro». Jornal do Commercio. Consultado em 20 de junho de 2023 
  13. D'ávila, Stephanie (27 de julho de 2018). «Ypiranga realizará jogos do Campeonato Pernambucano no estádio Lacerdão». Rádio Cultura do Nordeste. Consultado em 20 de junho de 2023 
  14. «Presidente da FPF-PE, Evandro Carvalho, avalia condições do Limeirão em Santa Cruz do Capibaribe». Giro dos Esportes. 27 de julho de 2022. Consultado em 20 de junho de 2023 
  15. Santos, Janielson (19 de agosto de 2022). «Estádio Otávio Limeira Alves passa por melhorias estruturais, para receber jogos do Ypiranga na Série A2». Polo+. Consultado em 20 de junho de 2023 
  16. Zirpoli, Cassio (31 de março de 2014). «O maior público da história de Santa Cruz do Capibaribe, superlotado de fantasmas». Diário de Pernambuco - Esportes. Consultado em 20 de junho de 2023 
  17. «Moda Center Santa Cruz». www.modacentersantacruz.com.br. Consultado em 23 de novembro de 2016 
  18. «Ypiranga anuncia retorno do lateral-esquerdo Jonilson». Por Redação do ge. 20 de setembro de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]