Secret Level

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Secret Level, em português chamado de Fase Secreta, é, na terminologia dos jogos eletrônicos, uma fase escondida que normalmente é acessada realizando ações que um jogador usualmente não realizaria, exceto por coincidência ou conhecimento prévio (como saltar em um bloco sete vezes e depois perfurar o ar) ou ainda através de macetes/trapaças. Por conta disso, os games podem ser perfeitamente terminados sem precisar acessar uma fase secreta. Desta forma, algumas fases secretas costumam permanecer obscuras por anos antes de serem descobertas.[1] Muitas vezes os segredos por trás das Secret Levels são revelados em revistas especializadas em jogos.

Exemplos de Fases Secretas[editar | editar código-fonte]

  • Super Mario 3 - Quando a Nintendo finalizou a produção de Super Mario Bros. 3, várias fases foram excluídas da versão final do jogo. Apesar disso, a empresa lançou o game com todos estes níveis “escondidos” dentro do cartucho. Desta forma, somente era possível acessar essas fases com um Game Shark.[2]
  • Super Smash Bros. - Nos jogos desta franquia, as fases secretas são acessadas quando o player termina o jogo com uma pontuação grande.
  • Call of Duty 4 - A fase secreta é acessada após o player ver interiamente os créditos finais do jogo.

Ranking[editar | editar código-fonte]

Em 2016, a revista IGN elaborou um Top 10 das fases secretas preferidas de seus editores.[3] O ranking ficou assim:

Ranking Jogo Fase Secreta
10. Call of Duty: Modern Warfare Mile High Club
9. Wolfenstein: The New Order Nightmare
8. Red Alert Giant Ant Level
7. GoldenEye 007 Aztec Temple
6. Rogue Squadron II: Rogue Leader Triumph of the Empire
5. Diablo 2 Cow Level
4. Cave Story Hell
3. Dark Souls The Painted World of Ariamis
2. Super Mario World Star/Special World
1. Castlevania: Symphony of the Night Inverted Castle

Fase Bonus x Fase Secreta[editar | editar código-fonte]

As Bonus Stages (ou Fase Bonus, em português) costumam ser confundidas com as chamadas Secret Levels; no entanto, trata-se de coisas distintas. As principais diferenças são as seguintes:

  • As Bonus Stages são freqüentemente mencionadas no manual ou durante as dicas do jogo. Já as Secret Levels, como o próprio nome sugere, ficam escondidas e apenas são mencionadas vagamente no manual ou durante a jogabilidade.
  • As Secret Levels apresentam inimigos, armadilhas de morte e vários riscos, inclusive introduzindo perigos especiais ou novos ou inimigos que não estão presentes em nenhum outro lugar dentro do jogo, e por vezes são mais difíceis que as fases comuns. Já as Bonus Stages por vezes não tem inimigos, e quando tem, são apenas para aumentar a pontuação do player.
  • Muitas Bonus Stages têm um limite de tempo. Portanto, muitas delas também não tem nenhuma saída, o relógio deve puxar o jogador para fora do nível eventualmente. A maioria das Secret Levels não tem limite de tempo e sua saída deve estar localizada para avançar ainda mais no jogo, assim como qualquer outro nível regular.

Predefinição:Eferências

Links Externos[editar | editar código-fonte]

  • gamingbolt.com/ 15 Secret Levels In Video Games You Don’t Know Exist
  • tecmundo.com.br/ 22 curiosidades do Super Mario que você não sabia
  • ign.com/ TOP 10 SECRET LEVELS IN VIDEO GAMES