Gravity Falls (2.ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gravity Falls
(2.ª temporada)
Gravity Falls (2.ª temporada)
Arte promocional da 2.ª temporada.
Informações
País de origem Estados Unidos
N.º de episódios 20
Transmissão
Emissora
original
Disney XD
Exibição
original
1 de agosto de 2014 – 15 de fevereiro de 2016
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
1.ª temporada
Lista de episódios de Gravity Falls

A segunda e última temporada de Gravity Falls, uma série animada americana criada por Alex Hirsch, estreou no Disney XD em 1 de agosto de 2014 com o episódio "Scary-oke".[1][2] A temporada teve 20 episódios e foi concluída com "Weirdmageddon 3: Take Back The Falls" em 15 de fevereiro de 2016. Foi exibido no Brasil a partir de 5 de agosto de 2014 e em Portugal a partir de 3 de janeiro de 2015.

Conceito[editar | editar código-fonte]

A segunda temporada continua onde a primeira temporada terminou. Os primeiros 12 episódios se concentram principalmente em Dipper, Mabel, Soos e Wendy trabalhando na descoberta da identidade do autor dos Diários, enquanto Stan continua trabalhando em operar o misterioso portal sob a Cabana do Mistérios. Os últimos 8 episódios focalizam principalmente na turma tentando parar Bill Cipher, um demônio dos sonhos com poder infinito que quer dominar o mundo com sua estranheza.

Produção[editar | editar código-fonte]

Em 29 de Julho de 2013, a série foi renovada para a segunda temporada.[3] Em 16 de fevereiro de 2014, foi anunciado que Gravity Falls iria passar da Disney Channel para Disney XD na Primavera de 2014, e que a segunda temporada seria mostrado nesse canal.[4] Em 4 de março de 2014, Alex Hirsch anunciou em sua conta no Twitter que a segunda temporada seria estreia no verão de 2014. Em 14 de junho de 2014, foi confirmado que a segunda temporada seria estreia em 1 de agosto de 2014 na Disney Channel e em 4 de agosto, 2014 na Disney XD. No mesmo dia foi anunciado que a 2ª temporada seria transmitida tanto na Disney XD quanto na Disney Channel. No entanto, a maioria dos novos episódios estreia na Disney XD antes da Disney Channel. Foi anunciado que a segunda temporada será composta de 20 a 22 episódios.[5]

Em 20 de novembro de 2015, o criador da série Alex Hirsch anunciou que a segunda temporada seria a última e que era sua decisão de terminar o programa, não do canal (Disney Channel).[6]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Os personagens principais, dublados por Jason Ritter como Dipper, e Kristen Schaal como Mabel, com o criador da série Alex Hirsch dublando "Tivô Stan" e Soos, e Wendy Corduroy dublada por Linda Cardellini, irão retornar aos seus papéis. Bill Cipher retorna no quarto episódio da temporada 2. Os adolescentes terão mais tempo de tela e desenvolvimento. Dos personagens retornando temos as vozes de Dee Bradley Baker como o porco do animal de estimação de Mabel Pines, Waddles, e Alex Hirsch também que dubla o Velho McGucket, o "maluco local " da cidade. Kevin Michael Richardson dubla Xerife Blubs, com o Oficial Durland sendo dublado por Keith Ferguson. Pacifica Noroeste é dublada por Jackie Buscarino. TJ. Miller dubla Robbie Valentino. Frank Welker dubla Gompers, um bode que vive na floresta de Gravity Falls. O veterano de atuação de voz John DiMaggio interpreta Manly Dan, um lenhador forte e pai de Wendy. Niki Yang e Carl Faruolo interpretam Candy Chiu e Grenda, as duas melhores amigas de Mabel, respectivamente. Toby Determinado, um jornalista do Fofocas de Gravity Falls, é interpretado por Gregg Turkington e Will Forte interpreta Tyler Cutebiker. J. K. Simmons junta-se ao elenco no episódio "Um Conto de Dois Stans", e interpreta o irmão gêmeo de Stan, Stanford Fillbrick "Ford" Pines.

No Brasil, Thiago Keplmair, Bianca Alencar, Samira Fernandes, Marcelo Pissardini e César Marchetti voltam para dublar seus personagens (Dipper, Mabel, Wendy, Tivô Stan e Soos, respectivamente). Irão voltar para seus papéis Glauco Marques dublando Bill Cipher, Carlos Silveira dublando o "maluco local" Velho McGucket. Zeca Rodrigues e Sérgio Rufino estão de volta para dublar respectivamente o Xerife Blubs e Oficial Durland. Pacífica Northwest é dublada por Flora Paulita. Márcio Marconato volta para dublar o "punk rock" Robbie Valentino. Guilherme Lopes dublando o forte lenhador, Manly Dan. Tatiane Keplmair e Gabriel Noya voltam para dublar Candy e Grenda, as duas melhores amigas de Mabel, porém, em alguns episódios Candy foi dublada por Andressa Andreatto e Fernanda Bullara, pois sua dubladora estava grávida na época das gravações e não pôde comparecer em alguns dias. Paulo Porto entra no elenco dublando o entusiasta local Tyler Cutebiker e Gileno Santoro retorna para dublar o jornalista "Toby Determinado" do jornal de fofocas de Gravity Falls. Walter Cruz volta para dublar o fazendeiro Sprott e Fábio Moura dublando o viajante do tempo, Blendin Blandin. Faduli Costa entra para o elenco a partir do episódio "Um Conto de Dois Stans", interpretando o irmão gêmeo de Stan, Stanford Fillbrick "Ford" Pines.

Episódios[editar | editar código-fonte]

N.º na
série
N.º na
temp.
Título original
(Título no Brasil)
(Título em Portugal)
Dirigido porEscrito porExibição originalCód. de
produção
Audiência nos EUA
(milhões)
212 "Scary-oke"
"Espanto-Oke" (BR)
"Atemori-oke" (PT)
Rob RenzettiJeff Rowe, Matt Chapman e Alex Hirsch1 de agosto de 2014 (2014-08-01)[a]2032,37[8]
Mabel, Dipper e tio avô Stan fazem uma festa para comemorar a conquista de volta da cabana do mistério das mãos de Gideãozinho. Stan liga o portal,e os agentes do governo detectam os sinais da máquina e logo chegam em Gravity Falls. Dipper tenta mostrar o diário para os agentes do governo, como eles não acreditam no que se tem escrito no diário ele invoca Zumbis, Soos também vira um Zumbi. Os Zumbis começam a Destruição da "Cabana do Mistério". 
222 "Into the Bunker"
"Entrando no Depósito" (BR)
"Para o Abrigo" (PT)
Joe PittMatt Chapman e Alex Hirsch4 de agosto de 2014 (2014-08-04)2010,94[9]
Dipper, Mabel, Wendy e Soos entram num depósito abandonado no meio da floresta. Mabel prende Dipper e Wendy em uma outra parte do depósito onde encontram um ser que se transforma em tudo o que vê, inclusive em Wendy quando ele tenta tomar o diário de Dipper. 
233 "The Golf War"
"A Guerra do Golf" (BR/PT)
Matt BralyJeff Rowe e Alex Hirsch11 de agosto de 2014 (2014-08-11)2021,27[10]
Mabel compete contra Pacifica Northwest em um torneio de minigolfe. 
244 "Sock Opera"
"Meia-Ópera" (BR)
"Meio-novela" (PT)
Matt Braly e Joe PittShion Takeuchi e Alex Hirsch8 de setembro de 2014 (2014-09-08)2050,87[11]
Dipper e Mabel tentam descobrir a senha do computador que eles acharam no episódio "Into the Bunker". Bill Cipher quebra o computador, possui o corpo de Dipper e tenta pegar o Diário de Dipper. Mabel faz uma ópera de meias para tentar conquistar Um garoto, mas tudo vai em vão quando ele tenta salvar o corpo De Dipper do Bill. 
255 "Soos and the Real Girl"
"Soos e o Verdadeiro Amor" (BR)
"Soos e a Rapariga Real" (PT)
Matt BralyMark Rizzo e Alex Hirsch22 de setembro de 2014 (2014-09-22)2040,84[12]
Soos se vê envergonhado por não ter uma namorada. Dipper e Mabel Tentam arrumar uma namorada virtual para Soos, mas não dá tão certo assim. 
266 "Little Gift Shop of Horrors"
"Pequena Lojinha de Presentes" (BR)
"A Pequena Loja dos Horrores" (PT)
Stephen SandovalShion Takeuchi, Matt Chapman e Alex Hirsch4 de outubro de 2014 (2014-10-04)[b]2062,31[14]
Stan conta histórias para um turista em um tour noturno pela Cabana do Mistério. 
277 "Society of the Blind Eye"
"A Sociedade do Olho Cego" (BR/PT)
Sunil HallMatt Chapman e Alex Hirsch27 de outubro de 2014 (2014-10-27)2071,07[15]
Lazy Susan vê um anão tentando roubar sua torta de cima da janela, ela tenta ligar para a policia, mas os membros da "Sociedade Do Olho Cego"a fazem refém. Dipper, Mabel, Soos, Wendy e McGucket tentam achar as memórias de McGucket. Eles descobrem que foi ele que inventou a maquina que apaga as memórias. Mabel tenta usar a maquina que apaga memórias para apagar suas memórias sobre namoros de verão. 
288 "Blendin's Game"
"O Jogo de Blendin" (BR/PT)
Matt BralyJeff Rowe e Alex Hirsch10 de novembro de 2014 (2014-11-10)2080,78[16]
Blendin volta para se vingar de Dipper e Mabel. É o aniversário de Soos e os gêmeos fazem uma surpresa para ele, porém ele detesta surpresas, pois ele sempre esperou seu pai e ele nunca voltou para o ver. Dipper e Mabel lutam e conseguem direito a um desejo e dão ao Soos. 
299 "The Love God"
"O Anjo do Amor" (BR)
"O Deus do Amor" (PT)
Sunil HallJosh Weinstei e Alex Hirsch26 de novembro de 2014 (2014-11-26)2090,82[17]
Robbie não supera o término de seu namoro com Wendy. Mabel tenta o ajuda-lo com um frasco que ela roubou do "Anjo do Amor". 
3010 "Northwest Mansion Mystery"
"O Mistério do Solar Northwest" (BR)
"O Mistério da Mansão Noroeste" (PT)
Matt BralyMark Rizzo, Jeff Rowe e Alex Hirsch16 de fevereiro de 2015 (2015-02-16)2111,17[18]
Um lenhador amaldiçoa a familia Northwest, e eles chamam Dipper para ajudar a se livrarem de um fantasma que quase no fim do episódio transformam todos em madeira, incluindo Dipper e Mabel. Mabel, Grenda e Candy brigam por causa de um garoto. McGucket conserta o laptop e se liga em que algo de ruim vai acontecer. No fim do episódio aparece a imagem de Bill Cipher em um quadro. 
3111 "Not What He Seems"
"Nem Tudo é o Que Parece" (BR)
"Ele Não é o Que Parece" (PT)
Stephen SandovalShion Takeuchi, Josh Weinstein, Jeff Rowe, Matt Chapman e Alex Hirsch9 de março de 2015 (2015-03-09)2101,58[19]
Após os agentes do governo levarem Stan em custódia, os gêmeos Dipper e Mabel acham uma caixa com identidade falsas e se perguntam se conhecem mesmo seu tio-avô. 
3212 "A Tale of Two Stans"[c]
"Um Conto de Dois Stans" (BR)
"A História dos Dois Stans" (PT)
Sunil HallJosh Weinstein, Matt Chapman e Alex Hirsch13 de julho de 2015 (2015-07-13)2141,91[21]
O episódio mostra a juventude dos gêmeos Stan e como tudo começou. É descoberto que tio-avô Stan não se chama Stanford, e sim Stanley. Stanford na verdade é o gêmeo do tio-avô Stan. Os agentes do governo ainda continuam atrás da família Pines, mas Stanford usa o apagador de memórias neles. 
3313 "Dungeons, Dungeons & More Dungeons"
"Masmorras, Masmorras e Mais Masmorras" (BR)
"Masmorras, Masmorras e Masmorras" (PT)
Stephen SandovalMatt Chapman, Josh Weinstein e Alex Hirsch3 de agosto de 2015 (2015-08-03)2121,22[22]
Após Ford e Dipper ficarem presos em um jogo de tabuleiro, Mabel e Stan precisam contar com sua sorte e imaginação para salvar sua família. 
3414 "The Stanchurian Candidate"
"Stan para Prefeito" (BR)
"O Candidato da Meia-Verdade" (PT)
Matt BralyJeff Rowe, Josh Weinstein e Alex Hirsch24 de agosto de 2015 (2015-08-24)2131,16[23]
Stan se candidata para prefeito e compete contra Bud, que tem seu corpo possuído por Gideão. 
3515 "The Last Mabelcorn"
"Mabel e o Último Unicórnio" (BR)
"O Último Mabelcórnio" (PT)
Matt BralyAlex Hirsch7 de setembro de 2015 (2015-09-07)2170,84[24]
Mabel e suas amigas vão em busca de crina de unicórnio para proteger a Cabana Do Mistério dos truques mentais de Bill enquanto Dipper descobre sobre o passado obscuro de Ford. 
3616 "Roadside Attraction"
"Atrações de Estrada" (BR)
"Atrações em Viagem" (PT)
Sunil HallJeff Rowe, Josh Weinstein e Alex Hirsch21 de setembro de 2015 (2015-09-21)2150,91[25]
Em um tour pelo Oregon, tivô Stan é capturado por uma senhora metade humana metade aranha enquanto Candy confessa seus sentimentos por Dipper. 
3717 "Dipper and Mabel vs. the Future"
"Dipper e Mabel Vs. O Futuro" (BR)
"Dipper e Mabel Contra o Futuro" (PT)
Stephen SandovalMatt Chapman, Josh Weinstein e Alex Hirsch12 de outubro de 2015 (2015-10-12)2160,94[26]
Mabel começa os preparativos para sua festa de 13 anos enquanto Dipper e Ford saem em uma missão para conseguir uma cola alienígena e consertar a rachadura da fenda. No final Bill possui Blendin Blandin para enganar Mabel e assim ele quebra a fenda e abre um portal da 2ª Dimensão. 
3818 "Weirdmageddon Part 1"
"Estranhagedon Parte 1" (BR)
"Estranhagedão Parte 1" (PT)
Sunil HallJosh Weinstein e Alex Hirsch26 de outubro de 2015 (2015-10-26)2181,41[27]
Após adquirir forma física, Bill começa um apocalipse chamado Estranhagedon, transforma a população de Gravity Falls em pedra e prende Mabel em uma bolha gigante. Enquanto isso, Dipper conta com seus amigos para resgatar sua irmã e salvar o mundo. 
3919 "Weirdmageddon 2: Escape from Reality"
"Estranhagedon 2: Fuga da Realidade" (BR)
"Estranhagedão 2: Fuga da Realidade" (PT)
Matt BralyJeff Rowe e Alex Hirsch23 de novembro de 2015 (2015-11-23)2191,67[28]
Dipper, Wendy e Soos tentam resgatar Mabel de seu tentador mundo fantasioso criado por Bill. 
4020 "Weirdmageddon 3: Take Back The Falls"[d][e]
"Estranhagedon 3: Recuperando Gravity Falls" (BR)
"Estranhagedão 3: Resgatar Gravity Falls" (PT)
Stephen SandovalShion Takeuchi, Mark Rizzo, Jeff Rowe, Josh Weinstein e Alex Hirsch15 de fevereiro de 2016 (2016-02-15)2202,47[31]
Dipper e Mabel se unem aos sobreviventes do Estranhagedon para resgatar o povo de Gravity Falls e Ford, descobrirem a fraqueza secreta de Bill e salvar Gravity Falls. 

Avaliações[editar | editar código-fonte]

A temporada recebeu grande elogio dos críticos.

Avaliações
No. Título Exibição original The
A.V. Club

(A-F)
1 "Scary-oke" 1 de agosto de 2014 B+
2 "Into the Bunker" 4 de agosto de 2014 A
3 "The Golf War" 11 de agosto de 2014 B
4 "Sock Opera" 8 de setembro de 2014 A
5 "Soos and the Real Girl" 22 de setembro de 2014 B-
6 "Little Gift Shop of Horrors" 4 de outubro de 2014 A-
7 "Society of the Blind Eye" 27 de outubro de 2014 A-
8 "Blendin's Game" 10 de novembro de 2014 A-
9 "The Love God" 26 de novembro de 2014 B+
10 "Northwest Mansion Mystery"
"Northwest Mansion Noir"
16 de fevereiro de 2015 A-
11 "Not What He Seems" 9 de março de 2015 A
12 "A Tale of Two Stans" 13 de julho de 2015 A
13 "Dungeons, Dungeons, & More Dungeons" 3 de agosto de 2015 B+
14 "The Stanchurian Candidate" 24 de agosto de 2015 B
15 "The Last Mabelcorn" 7 de setembro de 2015 A-
16 "Roadside Attraction" 21 de setembro de 2015 A-
17 "Dipper and Mabel vs. the Future" 12 de outubro de 2015 A-
18 "Weirdmageddon Part 1" 26 de outubro de 2015 A
19 "Weirdmageddon 2: Escape from Reality" 23 de novembro de 2015 A-
20 "Weirdmageddon 3: Take Back The Falls" 15 de fevereiro de 2016 A

Notas

  1. O episódio estreou primeiramente no Disney Channel antes de ser exibido no Disney XD em 4 de agosto de 2014.[7]
  2. O episódio estreou primeiramente no Disney Channel antes de ser exibido no Disney XD em 6 de outubro de 2014.[13]
  3. Este episódio tem 30 minutos de duração.[20]
  4. Este episódio tem uma hora de duração.[29]
  5. A partir de 2 de março de 2016, o episódio às vezes foi dividido em duas partes separadas de 22 minutos. A primeira metade do episódio ainda é intitulada "Weirdmageddon 3: Take Back the Falls", enquanto a segunda é intitulada "Weirdmageddon 4: Somewhere in the Woods".[30]

Referências

  1. «Gravity Falls». TVGuide.com 
  2. «The Mystery Shack» 
  3. «alexhirsch comments on I am Alex Hirsch, creator of Gravity Falls. Ask me anything!». Reddit.com. 15 de agosto de 2013. Consultado em 6 de agosto de 2014 
  4. Coming this Spring to Disney XD - Gravity Falls & Wander Over Yonder - Disney XD Official. YouTube. 16 de fevereiro de 2014 
  5. «'Falls' Inevitable Return». Animation Magazine. 19 de agosto de 2014. Consultado em 2 de dezembro de 2014 
  6. Hughes, William (20 de novembro de 2015). «Gravity Falls is ending». The A.V. Club. Consultado em 20 de novembro de 2015 
  7. @_AlexHirsch (14 de junho de 2014). «The Shack is Back! Gravity Falls Season 2 premieres Aug 1st 9:00 PM on the Disney Channel, fools!» (Tweet) – via Twitter 
  8. Bibel, Sara (4 de agosto de 2014). «Friday Cable Ratings: 'WWE Smackdown' Wins Night, 'Girl Meets World', 'Dog With A Blog', 'Gravity Falls' & More» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 4 de agosto de 2014 
  9. Bibel, Sara (5 de agosto de 2014). «'The 7D' Hits Series High & 'Gravity Falls' Hits Network High on Disney XD». TV by the Numbers (em inglês). Consultado em 2 de dezembro de 2014 
  10. Pucci, Douglas (13 de agosto de 2014). «Monday Cable Finals». TV Media Insights (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2015. Arquivado do original em 10 de outubro de 2014 
  11. Pucci, Douglas (11 de setembro de 2014). «Monday Broadcast & Cable Finals». TV Media Insights (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2015. Arquivado do original em 19 de setembro de 2014 
  12. Pucci, Douglas (23 de setembro de 2014). «Monday Broadcast & Cable Finals». TV Media Insights (em inglês). Consultado em 3 de janeiro de 2015. Arquivado do original em 11 de outubro de 2014 
  13. Wilkins, Alasdair (5 de outubro de 2014). «Gravity Falls: "Little Gift Shop Of Horrors"» (em inglês). The A.V. Club. Consultado em 9 de fevereiro de 2018 
  14. Kondolojy, Amanda (7 de outubro de 2014). «Saturday Cable Ratings: College Football Tops Day + MLB Baseball, 'Attack on Titan', 'Hell on Wheels', 'Halloween Wars' & More» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 30 de outubro de 2014. Arquivado do original em 8 de outubro de 2014 
  15. «Disney XD's "Star Wars Rebels" Posts Series High in Kids 6-11 and "Gravity Falls" Scores Ratings High in Boys 6-11» (em inglês). The Futon Critic. 28 de outubro de 2014. Consultado em 30 de outubro de 2014 
  16. Son of the Bronx (12 de novembro de 2014). «Monday Final Nationals: ABC, NBC Share Victory» (em inglês). TV Media Insights. Consultado em 13 de novembro de 2014 
  17. Pucci, Douglas (4 de dezembro de 2014). «Wednesday Final Nationals: CBS Wins Thanksgiving Eve, Respectable 'Planes, Trains and Automobiles' for CW». TV Media Insights (em inglês). Consultado em 4 de dezembro de 2014. Arquivado do original em 25 de dezembro de 2014 
  18. Pucci, Douglas (18 de fevereiro de 2015). «Monday Final Nationals: 'The Bachelor' Lifts ABC to Victory». TV Media Insights (em inglês). Consultado em 16 de março de 2015 
  19. Metcalf, Mitch (10 de março de 2015). «SHOWBUZZDAILY's Top 25 Monday Cable Originals: 3.9.2015». Showbuzz Daily (em inglês). Consultado em 16 de março de 2015 
  20. @_AlexHirsch (3 de julho de 2015). «The legends are true! "Tale of 2 Stans" will be super sized- 30 mins long & no commercial breaks!» (Tweet) – via Twitter 
  21. Bibel, Sara (14 de julho de 2015). «Monday Cable Ratings: Home Run Derby Wins Night, 'WWE Raw', 'Major Crimes', 'The Fosters', 'Teen Wolf' & More» (em inglês). TV by the Numbers. Consultado em 14 de julho de 2015 
  22. Metcalf, Mitch (4 de agosto de 2015). «SHOWBUZZDAILY's Top 100 Monday Cable Originals (& Network Update): 8.3.2015» (em inglês). Showbuzz Daily. Consultado em 4 de agosto de 2015 
  23. Metcalf, Mitch (25 de agosto de 2015). «SHOWBUZZDAILY's Top 100 Monday Cable Originals (& Network Update): 8.24.2015» (em inglês). Showbuzz Daily. Consultado em 25 de agosto de 2015 
  24. Metcalf, Mitch (9 de setembro de 2015). «Top 100 Monday Cable Originals: 9.7.2015». Showbuzz Daily. Consultado em 9 de setembro de 2015 
  25. Metcalf, Mitch (22 de setembro de 2015). «SHOWBUZZDAILY's Top 100 Monday Cable Originals (& Network Update): 9.21.2015» (em inglês). Showbuzz Daily. Consultado em 23 de setembro de 2015 
  26. Metcalf, Mitch (13 de outubro de 2015). «Top 100 Monday Cable Originals: 10.12.2015». Showbuzz Daily. Consultado em 13 de outubro de 2015 
  27. Porter, Rick (27 de outubro de 2015). «Monday cable ratings: 'Monday Night Football' leads the way, plus 'Real Housewives of OC,' 'Love & Hip Hop,' 'WWE Raw'». TV by the Numbers (em inglês). Consultado em 27 de outubro de 2015. Arquivado do original em 9 de julho de 2016 
  28. Porter, Rick (24 de novembro de 2015). «Monday cable ratings: 'Monday Night Football' rises, plus 'WWE Raw,' 'Love & Hip Hop'». TV by the Numbers. Consultado em 24 de novembro de 2015 
  29. Hill, Jim (15 de fevereiro de 2016). «Disney XD's Conspiracy-Crazed Gravity Falls Comes to a Close Tonight (or Does It?) With 'Weirdmageddon 3: Take Back the Falls'» (em inglês). HuffPost. Consultado em 9 de fevereiro de 2018 
  30. «Episode 21 Weirdmageddon 4: Somewhere in the Woods» (em inglês). TV Guide. Consultado em 9 de fevereiro de 2018 
  31. Metcalf, Mitch (17 de fevereiro de 2016). «SHOWBUZZDAILY's Top 150 Monday Cable Originals & Network Update 2.15.2016». Showbuzzdaily. Consultado em 17 de fevereiro de 2016