Seleção Curdistanesa de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Curdistão Iraquiano
Alcunhas?  Curdistão
Associação Associação de Futebol do Curdistão Iraquiano
Confederação ConIFA
Material desportivo?  Estados Unidos Nike
Treinador Abdullah Mahmud
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

A Seleção Curdistanesa de Futebol (em árabe: فريق كردستان العراق لكرة القدم) é o time representante da região do Curdistão. É administrada pela Associação de Futebol do Curdistão.

O time participa de eventos esportivos desde 2006. A maioria jogadores provêm dos times curdos Erbil SC e Dohuk FC, que participam da Premier League iraquiana[2].

Filiação[editar | editar código-fonte]

Eles não são afiliados à FIFA ou à Confederação Asiática de Futebol e, portanto, não podem concorrer para a Copa do Mundo ou a Copa da Ásia,[3] porém, são filiados a CONIFA. No entanto, diversos jogadores curdos que fazem parte da seleção regional também jogam pela Seleção Iraquiana de Futebol[4]. A Associação do Curdistão tem pressionado a FIFA para poder jogar amistosos internacionais, reanimada pelo recente sucesso da Federação do Kosovo[2].

Competições e títulos[editar | editar código-fonte]

O Curdistão foi o campeão da Copa do Mundo VIVA de 2012, após a vitória por 2 a 1 na final contra o Chipre do Norte, no Estádio Franso Hariri em Arbil. Em 2014 e 2016, a equipe foi eliminada nas quartas-de-final da competição, chamada agora Copa do Mundo CONIFA. Em 2018, o time não participou.

Em 20 de abril de 2019, a seleção do Curdistão Iraquiano realizou seu primeiro amistoso contra a seleção do Iraque, em Arbil. A partida terminou empatada em 2 a 2, marcando o estreitamento dos laços entre as duas equipes[5].

Em janeiro de 2020, a equipe foi confirmada para a disputada da Copa do Mundo CONIFA de 2020, disputada na Macedônia do Norte.

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. World Football (em inglês) Elo Ratings. Pesquisa em 16/06/21
  2. a b Soccer in Iraq on hold as events unfold (em inglês) Al Jazeera. Pesquisa em 26/01/16
  3. Vice.com Acesso em 17/11/15
  4. BBC News (em inglês) Pesquisa em 18/11/15
  5. Football brings Arabs and Kurds together (em inglês) Rudaw. Pesquisa em 22/04/19