Futebol independente da FIFA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A FIFA é a entidade governamental internacional do futebol, encarregada por supervisionar este esporte em todo o mundo e realizar partidas representativas internacionais. No entanto, alguns torneios ocorrem fora da sua ratificação. Isso geralmente consiste em partidas envolvendo entidades subnacionais, como ilhas, colônias ou regiões autônomas. Também ocorrem partidas representativas envolvendo estados com reconhecimento internacional limitado que não podem se qualificar para se tornarem membros da FIFA. Há também um número limitado de estados cujas equipes representativas não estão afiliadas à FIFA. Historicamente, várias competições ocorreram fora dos seus auspícios.

Equipes nacionais[editar | editar código-fonte]

Em termos gerais, há seis categorias de equipes:

Associações regionais[editar | editar código-fonte]

A primeira e mais comum são as equipes que representam as associações regionais de nações estabelecidas de futebol. Estas associações supervisionam o futebol local em suas respectivas regiões, e são parte de uma rede de associações que contribuem com a associação nacional. Um bom exemplo disso seria Jersey, cujos membros também são membros da The Football Association. Essas associações regionais geralmente entram em equipes representativas em jogos internacionais fora da FIFA.

Regiões autônomas, dependências, departamentos ultramar e estados não reconhecidos[editar | editar código-fonte]

Uma segunda categoria abrange regiões de nações maiores com história de autonomia. Estas regiões podem ter alcançado já um grau de autonomia (por exemplo, as comunidades autônomas da Espanha, incluindo a Catalunha, a Galiza e o País Basco, que costumam jogar apenas um jogo por ano, tradicionalmente no Natal), ou estarem à sua procura. Porém, é necessário distinguir a seleção basca das outras, pois passou a representar não apenas a comunidade autônoma basca, mas também a região basca maior, incorporando também Navarra e o País Basco francês.

Alternativamente, alguns estados não reconhecidos podem ter equipes nacionais. Alguns membros estabelecidos da UEFA e da FIFA caíram nessa categoria, como Kosovo. O mesmo vale para territórios ultramarinos e/ou regiões autônomas, como Gibraltar e as Ilhas Féroe. Os pesos-pesados não atuais da FIFA como o Chipre do Norte são o melhor exemplo dessa categoria de time de futebol fora da FIFA.

Na CONCACAF, na AFC e na OFC também há membros plenos dessas confederações que são territórios ultramarinos e/ou regiões autônomas. Algumas também são membros da FIFA como Anguila, Ilhas Turcas e Caicos, Monserrate, Nova Calêdonia, entre outros. Ao passo que outras não são membros da FIFA, mas disputam competições regionais, como Bonaire, Guadalupe, Guiana Francesa, Ilhas Marianas Setentrionais, Martinica, São Martinho Francês, São Martinho Neerlandês, entre outros.

Estados[editar | editar código-fonte]

Nove estados soberanos (Estados Federados da Micronésia, Kiribati, Ilhas Marshall, Mônaco, Nauru, Niue, Palau, Tuvalu e Vaticano) não estão filiados à FIFA.

Kiribati e Tuvalu são membros associados da Confederação de Futebol da Oceania.

Os seguintes países possuem seleções que disputaram partidas fora da FIFA: Estados Federados da Micronésia, Mônaco, Nauru, Palau e Vaticano.

Atualmente, as Ilhas Marshall não possuem nenhuma equipe de futebol.

O Reino Unido é representado na FIFA por meio de suas quatro nações constituintes - Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales.

Povos sem nação[editar | editar código-fonte]

A terceira categoria de equipes apresenta lados representativos de grupos étnicos que ainda precisam obter um controle significativo sobre um estado de origem, ou extraídos de uma diáspora étnica. O povo lapão que habita a Lapônia vive em uma área distinta do norte da Escandinávia, mas está controlado por quatro estados e, sem problemas organizaram uma associação de futebol e sua equipe representativa. Da mesma forma, o povo cigano - que se dispersou pela Europa durante séculos - tem uma organização de futebol juvenil para representá-los em competições internacionais.

Embora as equipes desta categoria tenham poucas esperanças em obter o reconhecimento da FIFA, podem tomar como exemplo o caso dos palestinos, que apesar de não terem um estado reconhecido, foram admitidos pela FIFA e pela AFC em 1998.

Minorias[editar | editar código-fonte]

A penúltima categoria é composta pelas minorias étnicas em um estado, como, por exemplo, Armênios na Argentina, Albaneses na Macedônia, Italianos na Suíça e similares.

Micronações[editar | editar código-fonte]

O último grupo é composto por micronações, que são entidades que representam nações independentes ou estados que não são reconhecidos por governos globais ou organizações internacionais maiores, geralmente representando países-modelos ou projetos de novos países. Estas nações normalmente só existem no papel, na Internet ou na mente de seus criadores. Micronações diferem de movimentos autonomistas por serem largamente vistos como tendo natureza excêntrica e efêmera, e por serem criadas e mantidas por uma pessoa ou um grupo familiar. Um exemplo é Sealand.

Organizações[editar | editar código-fonte]

  • COSANFF (Consejo Sudamericano de Nuevas Federaciones de Fútbol): Formada em 2007, é o órgão regional da América do Sul, representando as equipes sul-americanas que não pertencem à FIFA. Desde sua fundação até 2013, era conectada com a extinta NF-Board, e a partir de 2020 está conectada com a WUFA. O COSANFF está atualmente ativo.
  • CONIFA (Confederation of Independent Football Associations): Criada em 2013, é composta por equipes que representam nações não reconhecidas pela FIFA. Organiza a Copa do Mundo CONIFA, a Copa Europeia CONIFA, a Copa Africana CONIFA e a Copa América CONIFA.
  • IIGA (International Island Games Association): Formada em 1985, tem o único propósito de organizer os Jogos Insulares, uma competição multidesportiva, bienal, entre equipes de diversas ilhas, arquipélagos e outros pequenos territórios. Possui um torneio de futebol.
  • WUFA (World Unity Football Alliance): Da página inicial da aliança: A World Unity Football Alliance é um esforço colaborativo entre equipes alinhadas por valores com a missão de promover esperança, oportunidade e direitos humanos universais enquanto celebra a alegria de unir as pessoas através do mais belo dos jogos: o futebol. Nossos valores centrais unidos incluem empatia, compaixão, equidade, honestidade e respeito pelos direitos humanos universais. Trabalhamos juntos de forma equitativa em projetos, campanhas e eventos que elevam a missão e os valores da Aliança e os de cada uma de nossas equipes. A partir de 2021, a WUFA tem 19 associações membros.

Extintas[editar | editar código-fonte]

  • IFU (International Football Union): Uma associação de futebol extinta e de curta duração criada em 2009 e dissolvida em 2010. Era sediada em Guimarães, Portugal e composta por equipes que representam nações que não eram reconhecidas como estados soberanos e que, portanto, não são elegíveis para se tornarem membros da FIFA. Os membros desta organização eram Groenlândia e Zanzibar.
  • N.F.-Board (Nouvelle Fédération-Board): Uma extinta associação de futebol criada em 2003. Era composta por equipes que representam nações que não são reconhecidas como estados soberanos, e que portanto, não podem ser membros da FIFA. Organizou a Copa do Mundo VIVA e a Copa UNPO. A N.F.-Board está inativa desde 2013 e é considerada extinta.

Competições[editar | editar código-fonte]

Os torneios de futebol em acontecimentos multidesportivos internacionais, como os Jogos Olímpicos, os Jogos Pan-Americanos ou os Jogos Mediterrâneos não estão sobre a jurisdição da FIFA, mas estão organizadas com o conhecimento desta. Estes acontecimentos estabelecem normalmente restrições de idade dos competidores, para evitar a competição direta com a Copa do Mundo e os campeonatos regionais.

Internacionais[editar | editar código-fonte]

FIFI Wild Cup[editar | editar código-fonte]

A primeira edição da FIFI Wild Cup foi organizada pela Federation of International Football Independents (FIFI) e o clube alemão de futebol FC St. Pauli no verão de 2006, enquanto se disputava a Copa do Mundo de Futebol da FIFA de 2006 na Alemanha. Cinco nações participaram, além de uma equipe que representava o bairro de St. Pauli em Hamburgo. Chipre do Norte ganhou o troféu ao ganhar de Zanzibar na disputa de pênaltis.

# Ano Sede Final
Campeão Placar Vice 3º lugar Placar 4º lugar
1 2006
Detalhes

Hamburgo

Chipre do Norte
0 — 0

(4 — 1 g.p.)

Zanzibar

Gibraltar
2 - 1
St. Pauli

Copa do Mundo VIVA[editar | editar código-fonte]

A primeira Copa do Mundo VIVA, organizada pela NF-Board, foi disputada na Occitânia em novembro de 2006. Até 2008, era uma competição bianual, mas depois passou a ter freqüência anual.

Copa do Mundo CONIFA[editar | editar código-fonte]

A competição foi realizada pela primeira vez em 2014 em Östersund na região da Lapônia no território sueco foi o primeiro torneio organizado pela CONIFA, o primeiro campeão o Condado de Nice após ganhar nos pênaltis da Ilha de Man por 5 a 3.

Copa UNPO[editar | editar código-fonte]

A UNPO Cup foi organizada pela UNPO (Organização de Nações e Povos Não Representados) e a NF-Board, e foi disputada em Haia em junho de 2005. O torneio coincidiu com a 7ª Assembleia Geral da UNPO, e disputaram quatro equipes. Molucas do Sul ganhou a final contra a Chechênia.

# Ano Sede Final Semifinalistas
Campeão Placar Vice 3º lugar 4º lugar
1 2005
Detalhes

Haia

Molucas do Sul
3 - 1
Chechênia

Camarões Meridional

Papua Ocidental

Copa ELF[editar | editar código-fonte]

A Copa ELF foi organizada pela Federação de Futebol Turco-Cipriota, e foi disputada no Chipre do Norte em novembro de 2006. Oito equipes aceitaram os convites e os anfitriões ficaram com o título.

# Ano Sede Final Semifinalistas
Campeão Placar Vice 3º lugar Placar 4º lugar
1 2006
Detalhes

Chipre do Norte

Chipre do Norte
3 - 1
Tártaros da Crimeia

Quirguistão
2 - 2 (9 - 8 Pen.)
Zanzibar

Copa do 50º Aniversário da KTFF[editar | editar código-fonte]

A Copa do 50º Aniversário da KTFF foi celebrado sob tutela da NF-Board, em novembro de 2005, para celebrar os 50 anos da Federação de Futebol Turco-Cipriota (KTFF). Chipre do Norte ganhou de Kosovo e Lapônia.

# Ano Sede Final
Campeão Vice 3º lugar
1 2005
Detalhes

Chipre do Norte

Chipre do Norte

Kosovo

Lapônia

Tynwald Hill Tournament[editar | editar código-fonte]

Torneio Tynwald Hill foi realizado na Ilha de Man participaram do torneio cinco seleções e um equipe local. Occitânia, Tamil Eelam, Récia, Sealand, Alderney e St. John's United [1]

# Ano Sede Final Semifinalistas
Campeão Placar Vice 3º lugar Placar 4º lugar
1 2013
Detalhes

Ilha de Man

Occitânia
2 - 0
St. John's United

Tamil Eelam
5 - 0
Récia

Futebol nos Jogos Insulares[editar | editar código-fonte]

Os Jogos Insulares são celebrados a cada dois anos e contam com um torneio de futebol, que foi ganho nas duas primeiras ocasiões pelas Ilhas Faroe, atualmente membra da UEFA e da FIFA, uma por Bermuda afiliada a CONCACAF e FIFA e um título ganho pelo Gibraltar atualmente afiliado a UEFA, As maiores campeãs são Jersey e Guernsey com três títulos

Masculino[editar | editar código-fonte]

Ano Sede Final Disputa pelo bronze
Ouro Placar Prata Bronze Placar 4º lugar
1985
não oficial

Ilha de Man

Frøya
Fase de Grupos
Anglesey

Orkney
Fase de Grupos
Guernsey
1987
Guernsey
Sem torneio de futebol
1989 Ilhas Feroe
Ilhas Feroé
Ilhas Feroe
Ilhas Faroe
Fase de Grupos
Anglesey

Ilhas Aland
Fase de Grupos
Groenlândia
1991
Ilhas Aland
Ilhas Feroe
Ilhas Faroe
2 - 0
Anglesey

Jersey
2 - 0
Ilhas Aland
1993
Ilha de Wight

Jersey
5 - 1
Ilha de Man

Ilhas Aland
2 - 1
Groenlândia
1995 Gibraltar
Gibraltar

Ilha de Wight
1 - 0 Gibraltar
Gibraltar

Jersey
6 - 3
Groenlândia
1997
Jersey

Jersey
1 - 0
Anglesey

Ilha de Wight
3 - 1
Guernsey
1999
Gotland

Anglesey
1 - 0
Ilha de Man

Ilha de Wight
2 - 0
Jersey
2001
Ilha de Man

Guernsey
0 - 0
(3 - 1 pen)

Anglesey

Jersey
2 - 0
Ilha de Wight
2003
Guernsey

Guernsey
3 - 1
Ilha de Man

Jersey
3 - 0
Ilha de Wight
2005
Shetland

Shetland
2 - 0
Guernsey

Hébridas Exteriores
4 - 0
Ilha de Man
2007 Grécia
Rodes
Gibraltar
Gibraltar
4 - 0 Grécia
Rodes

Hébridas Exteriores
1 - 0 Bermudas
Bermuda
2009
Ilhas Aland

Jersey
2 - 1
Ilhas Aland

Guernsey
5 - 0
Ilha de Man
2011
Ilha de Wight

Ilha de Wight
4 - 2
Guernsey

Jersey
5 - 1
Ilhas Aland
2013 Bermudas
Bermudas
Bermudas
Bermuda
1 - 0
Groenlândia

Ilhas Falkland
6 - 0
Frøya
2015
Jersey

Guernsey
3 - 0
Ilha de Man

Minorca
1 - 0
Shetland
2017
Gotland

Ilha de Man
6 - 0
Groenlândia

Guernsey
1 - 0
Minorca
2019 Gibraltar
Gibraltar
Não será realizado
2021
Guernsey

Feminino[editar | editar código-fonte]

Ano Sede Final Disputa pelo bronze
Ouro Placar Prata Bronze Placar 4º lugar
2001
Ilha de Man
Ilhas Feroe
Ilhas Faroe
5 - 4
Ilhas Aland

Jersey
3 - 2
Ilha de Man
2003
Guernsey
Ilhas Feroe
Ilhas Faroe
5 - 2
Gotland

Jersey
3 - 2
Guernsey
2005
Shetland
Ilhas Feroe
Ilhas Faroe
Fase de grupos
Ilhas Aland
Bermudas
Bermuda
Fase de grupos
Ilha de Man
2007 Grécia
Rodes

Ilhas Aland
3 - 0
Ilha do Príncipe Eduardo
Bermudas
Bermuda
0 - 0
(4 - 3 pen)

Ilha de Man
2009
Ilhas Aland

Ilhas Aland
2 - 0
Gotland

Ilha de Man
3 - 1
Ilha de Wight
2011
Ilha de Wight

Ilhas Aland
5 - 1
Ilha de Man

Groenlândia
1 - 0
Hébridas Exteriores
2013 Bermudas
Bermudas
Bermudas
Bermuda
0 - 0
(5 - 4 pen)

Groenlândia

Hitra
perdeu na semifinal
2015
Jersey

Jersey
1 - 0
Ilhas Aland

Gotland
2 - 0
Ilha de Man
2017
Gotland

Gotland
2 - 1
Ilha de Man

Jersey
3 - 1
Ilha de Wight

Continentais[editar | editar código-fonte]

Taça das Regiões da UEFA[editar | editar código-fonte]

A Taça das Regiões da UEFA é uma competição de futebol organizada pela UEFA (portanto, vinculado à FIFA) a cada dois anos, em que participam seleções regionais da Europa integrada mas por jogadores não profissionais.

Europeiada[editar | editar código-fonte]

A Europeiada é um torneio de futebol para povos indígenas e minorias na Europa. Organizado pela União Federal de Nacionalidades Europeias. A primeira edição foi disputada em junho de 2008, em Survelva, Suíça, senda Tirol do Sul a campeã. Em 2012 o torneio foi realizado na Lusatia, Alemanha, novamente a equipe campeã foi o Tirol do Sul. A terceira edição foi realizada em 2016 no Tirol do Sul, Itália onde os donos da casa conquistaram novamente o titulo.

Em 2016 teve um torneio de futebol feminino onde o Tirol do Sul foi o campeão

  • Masculino
# Ano Sede Final Semifinalistas
Campeão Placar Vice 3º lugar Placar 4º lugar
1 2008
Detalhes

Distrito de Surselva

Tirol do Sul
1 - 0
Croatas na Sérvia

Ciganos na Hungria
9 - 0
Dinamarqueses na Alemanha
2 2012
Detalhes

Lusatia

Tirol do Sul
3 - 1
Ciganos na Hungria

Croatas na Sérvia
1 - 0
Eslovenos na Caríntia
3 2016
Detalhes

Tirol do Sul

Tirol do Sul
2 - 1 Occitânia
Occitânia

Eslovenos na Caríntia
n/p
Húngaros na Eslováquia
  • Feminino
# Ano Sede Final Semifinalistas
Campeão Placar Vice 3º lugar Placar 4º lugar
1 2016
Detalhes

Tirol do Sul

Tirol do Sul
3 - 2 Occitânia
Occitânia
Rússia Alemanha
Alemãs na Russia
0 - 0
(3 - 2 pen)
Ladinia
Ladinia

Copa Europeia ConIFA[editar | editar código-fonte]

A Copa Europeia foi realizada pela primeira vez em 2015, inicialmente era planejada para ser realizada em Douglas na Ilha de Man porem mudaram a sede para Debrecen na Hungria. O primeira campeão foi a Padânia ganhando do Condado de Nice por 4 a 1

Copa CSANF[editar | editar código-fonte]

A Copa CSANF é um torneio de futebol para as equipes da América do Sul não filiadas a FIFA, organizado pelo COSANFF (anteriormente chamada de CSANF). O primeiro campeão foi o Arquipélago Juan Fernández após vencer os Aimarás nós penaltis.

# Ano Sede Final
Campeão Placar Vice
2011
Detalhes
San Juan Bautista
(Juan Fernandez)

Arquipélago Juan Fernández
1 - 1 (5 - 4 pen.)
Aimarás
2017
Detalhes
Argentina Buenos Aires
(Argentina)
ArméniaArgentina
Comunidade Armênia na Argentina
10 - 0 [2]
Fernando de Noronha

Copa ANPO[editar | editar código-fonte]

O Campeonato Nacional de Povos Indígenas ou Copa ANPO é um torneio de futebol realizado no Chile e organizado pela Asociación Nacional de Pueblos Originarios (ANPO) atualmente conhecida como Federación y Asociación Nacional de Pueblos Originarios (FANPO) e a Corporación Nacional de Desarrollo Indígena (CONADI) A primeira edição foi realizada em 2012 e teve como ganhador o Povo Rapanui da Ilha da Páscoa, em 2013 a campeão foi o Huilliches e em 2015 o ganhador foi Mapuche

# Ano Sede Final Semifinalistas
Campeão Placar Vice 3º lugar Placar 4º lugar
1 2012
Detalhes

Santiago

Ilha da Páscoa
2 - 2 (4 - 2 pen.)
Mapuche

Pehuenche
1 - 0
Lican Antay
2 2013
Detalhes

Limache

Huilliche
3 - 0
Mapuche

Ilha da Páscoa
3 - 0
Quíchuas
3 2015
Detalhes
Villarrica
Galvarino

Mapuche
1 - 0
Aimarás

Ilha da Páscoa
4 - 1
Kawésqar-Yaghan

Outras Competições[editar | editar código-fonte]

Algumas seleções não FIFA disputam outros tipos de competições geralmente disputadas por equipes da FIFA, incluindo Copa Ouro da CONCACAF, Futebol nos Jogos do Oceano Índico, Copa CECAFA, Futebol nos Jogos do Pacifico, Copa do Caribe, Campeonato de Nações da CFU e Eurocopa

Competições de clubes[editar | editar código-fonte]

Internacionais[editar | editar código-fonte]

Nacionais[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências