Seleção Islandesa de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Islândia
Alcunhas?  Strákarnir okkar (Nossos Garotos)
Víkingar (Vikings)
Associação Knattspyrnusamband Íslands
Confederação UEFA (Europa)
Material desportivo?  Alemanha Puma
Treinador Noruega Åge Hareide
Capitão Aron Gunnarsson
Mais participações Rúnar Kristinsson (104)
Melhor marcador?  Eidur Gudjohnsen & Kolbeinn Sigthórsson (26)
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

A Seleção Islandesa de Futebol (em islandês: Íslenska karlalandsliðið í knattspyrnu) representa a Islândia nas competições de futebol da UEFA e da FIFA. Seu principal jogador foi Eiður Guðjohnsen, com passagens por PSV Eindhoven, Chelsea e Barcelona e atualmente no futebol da China. Embora tenha declarado que se aposentaria da seleção em 2013, aceitou ser convocado para ajudar a seleção islandesa a buscar a inédita vaga para Eurocopa nas eliminatórias de 2015. Depois de tudo isso os jogos mais lembrados dos "Strákarnir okkar" ocorreu em 24 de abril de 1996, contra a Estónia, quando Arnór Guðjohnsen, então com 35 anos e que jogava na Suécia, deixou o campo para que seu filho Eiður, à época com apenas 17 anos, entrasse em seu lugar. Este jogo tornou-se o primeiro em que pai e filho atuaram por uma seleção.

Outra partida notável da Islândia aconteceu em 2004, quando a equipe recebeu a Itália em amistoso e superou a Squadra Azzurra por 2–0 no estádio de Laugardalsvöllur. 20.204 torcedores acompanharam o jogo (recorde de público no país).

No dia 6 de setembro de 2015, a Seleção Islandesa conseguiu um importante feito ao obter a classificação para a Eurocopa pela primeira vez. A vaga foi conquistada após empate com o Cazaquistão. A equipe fez campanha surpreendente, com direito a vitória em cima dos Países Baixos, em partida disputada em Amsterdã. Com isso, a Islândia se tornou o menor país da história a se classificar para um torneio de futebol de grande porte. Também é o primeiro (e por enquanto único) com população inferior a 1 milhão de habitantes a conseguir o feito.[3] E em 9 de outubro de 2017, embalada pela sua ascensão no futebol europeu consegue pela 1ª vez em sua história se classificar para uma Copa do Mundo, após bater o Kosovo. Antes disso, a ocasião em que esteve mais perto de se classificar em sua história foi nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, onde perdeu a vaga no play-off para a Croácia, empatando no jogo de ida por 0–0 em casa, e perdendo no jogo de volta na Croácia por 2–0.

História[editar | editar código-fonte]

Entre 1990 a 1998, a seleção nacional tinha entre 55% e 73% dos seus jogadores atuando no país. Em 2016, todos os seus jogadores atuavam no exterior.[4]

A evolução do futebol na Islândia começou no início da década de 1990 com uma série de investimentos feitos no país em melhorias das condições de treinamento, campos aquecidos, e na formação de treinadores com currículos da UEFA. Depois disso e com profissionais qualificados, começou a formação de jogadores qualificados, que, por sua vez, passaram a despertar o interesse de clubes do exterior e de ligas mais fortes.[4]

A partir de 2002, a federação começou a mudar o currículo dos treinadores, promover mais seminários e os colocar no sistema de avaliação da UEFA. Os clubes também abraçaram a ideia e entraram numa comoietição particular para terem profissionais cada vez mais qualificados. Paralelo a esse investimento, a federação criou um sistema de licenças para os clubes do país poderem jogar os campeonatos. Auditorias financeiras passaram a ser constantes, assim como a cobrança por transparência, a partir de 2003.[5]

A classificação para o Campeonato Europeu sub-21 de 2011 pode ser considerado o primeiro grande feito desta seleção. Aquela foi a primeira vez que a Islândia disputou uma competição da categoria. Seis jogadores dessa geração participaram da campanha na Eurocopa 2016.[5]

Participação na Eurocopa de 2016[editar | editar código-fonte]

Em sorteio realizado no dia 12 de Dezembro de 2015, a Seleção Islandesa conheceu seus adversários na primeira fase da EURO 2016. Os "Strákarnir okkar" (Nossos Garotos) caíram no grupo F, junto com Portugal, Hungria e Áustria.

A seleção se classificou para a Eurocopa 2016 com uma rodada de antecedência. A vaga na Euro foi comemorada depois de uma campanha heroica em que os islandeses superaram seleções muito mais tradicionais. Venceram a República Tcheca e a Turquia em casa e derrotaram duas vezes os Países Baixos.[5]

A Seleção Islandesa estreou na competição, no dia 14 de junho, no estádio Geoffroy-Guichard em Saint-Étienne, contra a Seleção Portuguesa. Em jogo disputado, o placar terminou em 1 x 1. Foi um jogo histórico para os Islandeses, que marcaram ali seu primeiro gol na história da competição. O meia Birkir Bjarnason marcou aos 5 minutos da segunda etapa, entrando pra história do futebol islandês.

No segundo jogo enfrentou a Hungria, repetindo o placar do primeiro jogo, empatando em 1 x 1. O Gol Islandês foi feito por Gylfi Sigurdsson, aos 39 da primeira etapa.

Já no terceiro jogo, dessa vez, diante da Seleção Austríaca, os islandeses alcançaram sua primeira vitória na Euro 2016. Um feito histórico para os islandeses, que conquistavam ali sua primeira vitória na história da competição. Em um jogo emocionante, os nórdicos venceram por 2 x 1. Jogo realizado no estádio Vélodrome em Marseille. Com gols de Bödvarsson, aos 17 da primeira etapa e Traustason no último minuto de jogo, a seleção islandesa selava sua classificação inédita para as oitavas da Euro 2016.

Porém, já pelas oitavas da competição, em 27 de junho de 2016 o futebol islandês conquistou um feito ainda maior e, ainda, protagonizou uma verdadeira "zebra" na Eurocopa. A Islândia venceu a tradicional Inglaterra por 2 a 1, no Estádio Allianz Riviera, em Nice, na França.

A histórica vitória sobre os "inventores do futebol" foi de virada. Os gols foram marcados por Ragnar Sigurdsson, aos 5 minutos do primeiro tempo, e Sigthorsson, aos 18 da primeira etapa. Rooney marcou para os ingleses logo aos 3 minutos de jogo.

A Islândia, dos técnicos Heimir Hallgrimsson e Lars Lagerbäck, entrou em campo com Halldórsson, Saevarsson, R. Sigurdsson, Árnason e Skúlason; Gunnarsson, G. Sigurdsson, Gudmundsson e Bjarnason; Sigthórsson (Bjarnason) e Bödvarsson (Traustason).

Ao vencer a Inglaterra, credenciou-se para disputa das quartas-de-final contra os anfitriões do torneio, a França.

Após o jogo, o ex-atacante inglês Gary Lineker publicou em seu Twitter[6]:

Esta foi a pior derrota da nossa história. Inglaterra foi derrotada por um país com mais vulcões que jogadores profissionais de futebol. Bem jogado, Islândia.[6]
 

Após esse incrível feito, a incrível campanha islandesa parou diante da dona da casa, a França. Goleada por 5 a 2, os "nossos garotos" terminavam sua linda história na Euro 2016.

A equipe da Islândia, deu ao mundo do futebol o seu famoso "aplauso viking" que é hoje feito por diversas equipas de futebol ao redor do globo.

Classificação para sua 1ª Copa do Mundo[editar | editar código-fonte]

Após a incrível campanha na Eurocopa de 2016, a Islândia passou a almejar algo mais para sua história: classificar-se para uma Copa do Mundo. Disputando a vaga no Grupo I das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, ao lado de Croácia, Ucrânia, Turquia, Finlândia e Kosovo, a Seleção Islandesa mais uma vez brilhou e terminou a fase classificatória na liderança do grupo, alcançando assim, pela 1ª vez em sua história uma participação em Copas do Mundo.[7] A vaga foi conquistada em 9 de outubro de 2017, em jogo contra a seleção do Kosovo onde, jogando em casa, diante de sua torcida, os Vikings venceram por 2-0, com gols de Sigurðsson e Guðmundsson, garantindo assim a classificação para a Copa do Mundo de 2018 e tornando a Islândia o país menos populoso a disputar uma Copa do Mundo em toda a história.[8]

Participações no Campeonato Europeu de Futebol[editar | editar código-fonte]

  • 1960: não participou
  • 1964: não se classificou
  • 1968: não participou
  • 1972: não participou
  • 1976 a 2012: não se classificou
  • 2016: quartas de final
  • 2020 a 2024: não se classificou

Participações em Copas do Mundo[editar | editar código-fonte]

  • 1930 a 1950: não participou
  • 1954: inscrição negada pela FIFA
  • 1958: não se classificou
  • 1962 a 1970: não participou
  • 1974 a 2010: não se classificou
  • 2014: eliminada na repescagem
  • 2018: eliminada na primeira fase
  • 2022: não se classificou
  • 2026: A definir

Títulos[editar | editar código-fonte]

Uniformes[editar | editar código-fonte]

1º Uniforme[editar | editar código-fonte]

Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2020–2021
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2018–2019
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2016–2017
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2014–2015
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2010–2011

2º Uniforme[editar | editar código-fonte]

Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2020–
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2018–2019
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2016–2017
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2014–2015
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2010–2011

Material esportivo[editar | editar código-fonte]

Período Fornecedor
1975 Inglaterra Umbro
1976–1992 Alemanha Adidas
1992–1996 Itália ABM
1996–2001 Alemanha Reusch
2002–2019 Itália Erreà
2020–presente Alemanha Puma

Estatísticas[editar | editar código-fonte]

Desempenho contra Outras Seleções[editar | editar código-fonte]

  • Atualizado em 20 Janeiro de 2020

Equipes da UEFA:

Adversário Partidas V E D GP GC Saldo % Vitória
Albânia Albânia 6 4 0 3 7 5 +2 60%
 Andorra 7 7 0 0 18 0 +14 100%
 Armênia 3 2 1 0 4 0 +4 67%
Áustria Áustria 4 1 2 1 4 4 0 25%
 Azerbaijão 1 0 1 0 1 1 0 0%
 Bielorrússia 1 0 0 1 0 2 −2 0%
Bulgária Bulgária 5 0 1 4 7 12 −5 0%
Croácia Croácia 5 1 1 3 1 9 −8 0%
 Chipre 7 3 3 1 6 3 +3 43%
Chéquia Tchéquia 5 2 0 3 7 10 −3 40%
 Checoslováquia 5 0 1 4 3 11 −8 0%
Dinamarca Dinamarca 9 0 0 9 3 23 −20 0%
El Salvador El Salvador 1 1 0 0 1 0 +1 100%
Alemanha Oriental Alemanha Oriental 14 2 1 11 7 31 −24 14%
Inglaterra Inglaterra 3 1 1 1 4 8 −4 33%
Estónia Estónia 5 3 3 1 9 3 +6 60%
 Ilhas Faroé 25 23 1 1 70 13 +57 92%
Finlândia Finlândia 13 5 2 6 11 17 −6 20%
Geórgia Geórgia 1 1 0 0 3 1 +2 100%
Alemanha Alemanha 4 0 1 3 1 11 −10 0%
Grécia Grécia 4 2 0 2 3 4 −1 33%
 Hungria 11 3 1 7 11 22 −11 27%
República da Irlanda Irlanda 8 0 3 5 7 14 −7 0%
Israel Israel 3 1 1 1 6 5 +1 33%
Itália Itália 2 1 1 0 2 0 +2 50%
 Cazaquistão 2 1 1 0 3 0 +3 50%
 Kosovo 2 2 0 0 4 1 +3 80%
Letónia Letónia 6 2 2 2 11 11 0 33%
 Liechtenstein 6 3 2 1 12 5 +7 50%
Lituânia Lituânia 4 2 1 1 6 2 +4 50%
 Luxemburgo 7 4 3 0 10 5 +5 57%
 Moldávia 2 2 0 0 5 1 +4 95%
Macau Macau 4 1 1 2 2 4 −2 25%
 Malta 14 10 1 3 31 10 +21 71%
 Mônaco 1 0 0 1 1 2 −1 0%
Países Baixos Países Baixos 14 2 2 10 9 36 −27 14%
Irlanda do Norte Irlanda do Norte 6 4 0 2 7 6 +1 67%
Noruega Noruega 33 7 6 20 32 62 −30 21%
 Polónia 6 0 1 5 5 13 −8 0%
Portugal Portugal 3 0 1 2 5 9 -4 0%
Roménia Romênia 2 1 0 2 2 9 −7 0%
Rússia Rússia 6 1 1 4 2 8 −6 17%
 Escócia 6 0 0 6 3 12 −9 0%
União Soviética União Soviética 8 0 3 5 4 15 −11 0%
Eslováquia Eslováquia 5 1 1 3 6 10 −4 20%
Eslovénia Eslovênia 4 1 0 3 7 15 −8 25%
Espanha Espanha 9 1 2 6 6 11 −5 11%
Suécia Suécia 16 2 2 12 15 36 −21 13%
Suíça Suíça 5 0 1 4 5 11 −6 0%
Turquia Turquia 13 8 3 2 20 12 +7 70%
Ucrânia Ucrânia 4 1 2 1 3 3 0 0%
País de Gales País de Gales 7 1 1 5 5 13 -8 14%

Seleções de Outras Confederações

Adversário Partidas V E D GP GC Saldo % Vitória
 Bahrein 2 1 0 1 3 2 +1 50%
Bermudas Bermudas 4 3 0 1 12 7 +5 75%
Bolívia Bolívia 1 1 0 0 1 0 +1 100%
Brasil Brasil 2 0 0 2 1 9 −8 0%
Canadá Canadá 3 2 2 0 5 3 +2 33%
Chile Chile 2 0 1 1 1 3 −2 0%
Gronelândia Groenlândia 2 2 0 0 5 1 +4 100%
 Índia 1 1 0 0 3 0 +3 100%
Irã Irã 1 0 0 1 0 1 -1 0%
 Indonésia 2 2 0 0 10 1 +9 100%
Japão Japão 3 0 0 3 3 8 -5 0%
Kuwait Kuwait 7 2 4 1 4 3 +1 29%
México México 2 0 2 1 0 3 -3 0%
Níger Níger 1 1 0 0 3 0 +3 100%
Nigéria Nigéria 2 1 0 1 3 2 +1 50%
Arábia Saudita Arábia Saudita 5 1 2 2 3 5 −2 20%
Bandeira da África do Sul África do Sul 3 2 1 0 6 2 +4 67%
Trindade e Tobago Trindade e Tobago 1 0 0 1 0 2 −2 0%
Tunísia Tunísia 1 0 0 1 1 3 −2 0%
 Emirados Árabes Unidos 3 2 0 1 3 2 +1 67%
Estados Unidos Estados Unidos 7 2 2 3 9 12 -3 29%
Uruguai Uruguai 1 0 0 1 1 2 −1 0%
Argentina Argentina 1 0 1 0 1 1 0 0%
Gana Gana 1 0 1 0 2 2 0 0%
Catar Catar 2 0 2 0 3 3 0 0%

Jogadores[editar | editar código-fonte]

Mais Partidas[editar | editar código-fonte]

  • Atualizado em 9 de Setembro de 2018

Nota: Algumas partidas não-oficiais foram contabilizadas para jogadores pre-1990, que foi quando a associação de futebol do país foi criada.

# Nome Período na ativa Partidas Gols
1 Rúnar Kristinsson 1987–2004 104 3
2 Ragnar Sigurdsson 2007- 97 5
3 Birkir Már Sævarsson 2007– 91 1
4 Hermann Hreiðarsson 1996–2011 89 5
5 Eiður Guðjohnsen 1996–2016 88 26
6 Guðni Bergsson 1984–2003 80 1
7 Aron Gunnarsson 2008– 87 2
8 Brynjar Björn Gunnarsson 1997–2009 74 4
Birkir Kristinsson 1988–2004 74 0
9 Arnór Guðjohnsen 1979–1997 74 14
10 Ólafur Þórðarson 1984–1996 72 5
11 Arnar Grétarsson 1991–2004 71 2
Árni Gautur Arason 1998–2010 71 0
12 Atli Eðvaldsson 1976–1991 70 8
13 Sævar Jónsson 1980–1992 69 1
14 Marteinn Geirsson 1971–1982 67 8
15 Eyjólfur Sverrisson 1990–2001 66 10
Emil Hallfreðsson 2005- 70 1
16 Birkir Bjarnason 2010- 82 13
Jóhann Berg Guðmundsson 2008- 77 7
Sigurður Jónsson 1983–1999 65 3
Indriði Sigurðsson 2000–2014 65 2
17 Kári Árnason 2005- 79 6
18 Helgi Sigurðsson 1993–2008 62 10

Em negrito jogadores ainda na ativa.

Artilheiros[editar | editar código-fonte]

  • Atualizado em 9 de Setembro de 2018

Nota: Algumas partidas não-oficiais foram contabilizadas para jogadores pre-1990, que foi quando a associação de futebol do país foi criada.

# Nome Período na ativa Gols Partidas Média
1 Eiður Guðjohnsen 1996–2016 26 88 0.30
2 Kolbeinn Sigþórsson 2010– 26 54 0.50
3 Gylfi Sigurðsson 2010– 25 70 0.33
3 Ríkharður Jónsson 1947–1965 17 33 0.52
4 Alfreð Finnbogason 2010- 16 58 0.29
5 Ríkharður Daðason 1991–2004 14 44 0.32
6 Arnór Guðjohnsen 1979–1997 14 73 0.19
7 Þórður Guðjónsson 1993–2004 13 58 0.22
8 Tryggvi Guðmundsson 1997–2008 12 42 0.29
Heiðar Helguson 1999–2011 12 55 0.22
10 Pétur Pétursson 1978–1990 11 41 0.27
Matthías Hallgrímsson 1968–1977 11 45 0.24
12 Helgi Sigurðsson 1993–2008 10 62 0.16
Eyjólfur Sverrisson 1990–2001 10 66 0.15
13

Birkir Bjarnason

2010- 13 82 0.14
14 Þórður Þ. Þórðarson 1951–1958 9 16 0.56
15 Teitur Þórðarson 1972–1985 9 41 0.22
17 Guðmundur Steinsson 1980–1988 8 19 0.42
Sigurður Grétarsson 1980–1992 8 46 0.17
Marteinn Geirsson 1971–1982 8 67 0.12
Atli Eðvaldsson 1976–1991 8 70 0.11

Em negrito jogadores ainda na ativa.

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Os seguintes jogadores foram convocados para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA 2022 contra a Romênia Romênia, Macedónia do Norte Macedônia do Norte e a Alemanha Alemanha em 02, 05 e 08 de setembro de 2021.

Atualizado até 06 de setembro de 2021

Nome Posição Clube
Halldórsson Goleiro Islândia Valur
Rúnarsson Goleiro Bélgica OH Leuven
Gunnarsson Goleiro Noruega Viking
Sævarsson Defesa Islândia Valur
Árnason Defesa Islândia Víkingur
Skúlason Defesa Suécia Norrköping
Hermannsson Defesa Itália Pisa
Fjóluson Defesa Suécia Hammarby
Þórarinsson Defesa Estados Unidos New York City
Brynjar Bjarnason Defesa Itália Lecce
Sampsted Defesa Noruega Bodø/Glimt
Birkir Bjarnason Médio Turquia Adana Demirspor
Gudmundsson Médio Inglaterra Burnley
Pálsson Médio Alemanha Schalke 04
Sigurðsson Médio Itália Venezia
Þorsteinsson Médio Dinamarca AGF
Anderson Médio Dinamarca AGF
Baldursson Médio Dinamarca FC Copenhague
Jóhannesson Médio Dinamarca FC Copenhague
Eyjólfsson Médio Islândia Breidablik
Helgason Médio Itália Lecce
Ellertsson Médio Itália SPAL
Kjartansson Avançado Noruega Vålerenga
Guðjohnsen Avançado Espanha Real Madrid Castilla
Guðmundsson Avançado Países Baixos AZ Alkmaar
Arnar Viðarsson Treinador

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c «Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola» (em inglês). FIFA.com. 25 de agosto de 2022. Consultado em 27 de setembro de 2022 
  2. pt.uefa.com. «Classificação UEFA Euro 2016». Consultado em 7 de outubro de 2017 
  3. esporte.band.uol.com.br/ Conheça curiosidades da Islândia, surpresa da Euro
  4. a b oglobo.globo.com/ O conto de fadas da Islândia na Eurocopa
  5. a b c oglobo.globo.com/ Islândia, a nova sensação do futebol europeu
  6. a b oglobo.globo.com/ Lineker detona Inglaterra após vexame: ‘Islândia tem mais vulcões que jogadores’
  7. Islândia faz história e está na Copa do Mundo; Sérvia também se classifica
  8. Islândia vence, se classifica e é o país com menor população a jogar uma Copa