Seleção Catari de Futebol
| Alcunhas? | العنابي (A Marrom) | ||||||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Associação | Associação de Futebol do Catar | ||||||||||||||||
| Confederação | AFC (Ásia) | ||||||||||||||||
| Material | |||||||||||||||||
| Treinador | |||||||||||||||||
| Capitão | Hassan Al-Haydos | ||||||||||||||||
| Mais participações | Hassan Al-Haydos (187) | ||||||||||||||||
| Melhor marcador? | Almoez Ali (60) | ||||||||||||||||
|
| |||||||||||||||||
Elo
| |||||||||||||||||
Jogos
| |||||||||||||||||
Medalhas
| |||||||||||||||||

A Seleção Catari de Futebol representa o Catar nas competições de futebol da FIFA.
Em 2019, a seleção Catari chegou ao auge da sua história ao conquistar o título da Copa da Ásia, vencendo o Japão, por 3–1. A final foi disputada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Em 2024, conquistou o bicampeonato da competição ao bater a seleção da Jordânia, por também 3–1. Torneio esse que ocorreu no Catar, e que inicialmente iria acontecer em 2023, mas foi adiado devido às altas temperaturas do verão no Golfo Pérsico.
O Catar sediou a Copa do Mundo FIFA de 2022 e, portanto, classificou-se automaticamente para aquela que foi sua primeira participação no evento. Em meio a controvérsias, esta foi a primeira vez que um país árabe sediou a competição. Em 25 de novembro de 2022, o Catar tornou-se a primeira seleção anfitriã a ser eliminada de uma Copa do Mundo e, posteriormente, registrou a pior campanha de uma equipe-sede na história do torneio da FIFA, ao perder todas as partidas disputadas. Em 14 de outubro de 2025, o Catar garantiu classificação direta para a Copa do Mundo FIFA de 2026 após vencer os Emirados Árabes Unidos por 2 a 1.
O Catar mantém rivalidades futebolísticas com as seleções do Bahrein, dos Emirados Árabes Unidos e da Arábia Saudita.
Brasileiros Naturalizados
[editar | editar código]A utilização de jogadores naturalizados pela seleção do Catar gerou debates e controvérsias ao longo dos anos, especialmente em relação aos atletas brasileiros. Em 2004, a intenção dos brasileiros Aílton, Dedé e Leandro de defender a seleção do Catar chamou a atenção da FIFA e foi um dos fatores que levaram a entidade a endurecer as regras de elegibilidade para seleções nacionais, passando a exigir vínculos mais concretos entre os jogadores e os países que representam.
Apesar das restrições impostas, diversos brasileiros acabaram se naturalizando e defendendo a seleção catariana. Entre eles, destaca-se Emerson Sheik, que disputou três partidas pela seleção do Catar. Outro nome de grande relevância foi Fábio César Montezine, revelado pelo São Paulo, que atuou em 28 partidas e chegou a ser capitão da equipe nacional. Também defenderam a seleção catariana os brasileiros Rodrigo Tabata, Araújo e Renan Oliveira. Ao todo, cinco jogadores brasileiros vestiram oficialmente a camisa da seleção do Catar.[3]
A presença desses atletas foi importante para o desenvolvimento do futebol catariano e refletiu a política de naturalização adotada pelo país durante parte de sua história recente. Contudo, essa estratégia também gerou críticas de dirigentes, torcedores e da imprensa esportiva, que questionavam a forte dependência de jogadores nascidos no exterior.
Com o passar dos anos, a dependência de atletas naturalizados foi reduzida gradualmente, acompanhando o fortalecimento das categorias de base e dos programas de formação de talentos locais. Na Copa do Mundo FIFA de 2022, embora a seleção catariana ainda contasse com diversos jogadores nascidos fora do país, a maioria do elenco havia sido formada dentro do próprio sistema esportivo do Catar, evidenciando uma transição gradual da naturalização de atletas estrangeiros para o desenvolvimento de jogadores formados no país.
História
[editar | editar código]Pré-1970
[editar | editar código]O futebol foi levado ao Catar durante um período que coincidiu com a descoberta inicial de reservas de petróleo em Dukhan, em 1940. Em 1948, trabalhadores petroleiros expatriados fizeram o primeiro jogo oficial de futebol no Catar. A Associação de Futebol do Catar foi formada em 1960 e ingressou na FIFA em 1970. Simultaneamente, durante este período, a Associação de Futebol do Bahrein estava elaborando planos para o estabelecimento de uma competição regional de futebol dentro do GCC e funcionários do Catar estavam envolvidos na comprovação desta proposta. Os planos deram frutos e em março de 1970 a Arabian Gulf Cup foi inaugurada.
1970-1980
[editar | editar código]A Seleção Qatariana de Futebol jogou sua primeira partida oficial em 27 de março de 1970, perdendo por 2 a 1 pro Bahrein, com Mubarak Faraj fazendo o gol qatariano. A recém-criada Seleção Catariana não fez muito feio em sua primeira Gulf Cup, sendo o melhor momento um empate em 1 a 1 com os sauditas na última partida.
Na próxima edição da Copa do Golfo em 1972, o Catar ficou novamente em último após 3 derrotas. O próximo torneio em 1974 mostrou um fim aos maus resultados com sua primeira vitória oficial ao vencer o Omã por 4 a 0. Os Qataris perderam pra Arábia Saudita nas semis mas conseguiram um terceiro lugar ao vencer os Emirados Árabes Unidos nos pênaltis.
A primeira vez que entrou nas fases eliminatórias pra Copa da Ásia foi em 1975. Não conseguiram um bom resultado, mas na Copa do Golfo de 1976 ficaram com a terceira posição, sediando no ano seguinte.
A primeira vez que participou nas eliminatórias pra Copa do Mundo foi em 1977. O Catar iria jogar contra os Emirados Árabes em 11 de março, mas um equívoco adiou a partida para dois dias depois, vencida em Doha pelos donos da casa por 2 a 0.
Desempenho em competições internacionais
[editar | editar código]Desempenho em Copas do Mundo
[editar | editar código]| Desempenho em Copas do Mundo FIFA | ||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Total: 0 títulos | ||||||||
| Ano | Rodada | Pos. | J | V | E | D | GP | GC |
| 1930–1958 | Protetorado do | |||||||
| Não é membro da FIFA | ||||||||
| 1966–1970 | Não entrou | |||||||
| Desistiu das eliminatórias | ||||||||
| 1978–2018 | Não se classificou | |||||||
| Primeira fase | 32° | 3 | 0 | 0 | 3 | 1 | 7 | |
| Primeira fase | 41° | 3 | 0 | 1 | 2 | 2 | 10 | |
| A definir | ||||||||
| Total: 2/16 | Fase de grupos | 32º | 6 | 0 | 1 | 5 | 3 | 17 |
Desempenho em Copas da Ásia
[editar | editar código]| Desempenho em Copas da Ásia | |||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Total: 2 título | |||||||
| Ano | Rodada | J | V | E | D | GP | GC |
| 1956–1972 | Protetorado do | ||||||
| Não se classificou | |||||||
| Primeira Fase | 4 | 1 | 1 | 2 | 3 | 8 | |
| 4 | 1 | 2 | 1 | 3 | 3 | ||
| 4 | 2 | 0 | 2 | 7 | 6 | ||
| 3 | 0 | 2 | 1 | 3 | 4 | ||
| Não se classificou | |||||||
| Quartas de Final | 4 | 0 | 3 | 1 | 3 | 5 | |
| Primeira Fase | 3 | 0 | 1 | 2 | 2 | 4 | |
| 3 | 0 | 2 | 1 | 3 | 4 | ||
| Quartas de Final | 4 | 2 | 0 | 2 | 7 | 5 | |
| Primeira Fase | 3 | 0 | 0 | 3 | 2 | 7 | |
| Campeão | 7 | 7 | 0 | 0 | 19 | 1 | |
| Campeão | 7 | 6 | 1 | 0 | 14 | 5 | |
| Classificado | |||||||
| Total | 12/17 | 46 | 19 | 12 | 15 | 66 | 52 |
Desempenho em Copas Américas
[editar | editar código]| Desempenho na Copa América | |||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Ano | Fase | J | V | E | D | GP | GC |
| Primeira Fase | 3 | 0 | 1 | 2 | 2 | 5 | |
| Total | (1/47) | 3 | 0 | 1 | 2 | 2 | 5 |
Desempenho em Copas Ouro da CONCACAF
[editar | editar código]| Desempenho na Copa Ouro da CONCACAF | |||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Ano | Fase | J | V | E | D | GP | GC |
| Semifinal | 5 | 3 | 1 | 1 | 12 | 6 | |
| Quartas de final | 4 | 1 | 1 | 2 | 3 | 7 | |
| Total | 2/28 | 9 | 4 | 2 | 3 | 15 | 13 |
Títulos
[editar | editar código]| CONTINENTAIS | |||
|---|---|---|---|
| Competições | Títulos | Temporadas | |
| Copa da Ásia | 2 | 2019 | |
Títulos não-oficiais
[editar | editar código]- Copa do Golfo: 1992, 2004, 2014
- Jogos Asiáticos: 2006
- Campeonato da Federação de Futebol do Oeste Asiático: 2014
- Campeonato Internacional da Amizade: 2018
Referências
- ↑ UOL. «Seleção do Catar anuncia Julen Lopetegui, ex-Real Madrid, como treinador até 2027». Consultado em 1 de maio de 2025
- 1 2 3 «Ranking Mundial da FIFA/Coca-Cola» (em inglês). FIFA.com. 25 de agosto de 2022. Consultado em 27 de setembro de 2022
- ↑ vavel.com/ Rodrigo Tabata é convocado para seleção do Catar
