Seleção Afegã de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Afeganistão
Alcunhas?  Os Leões de Khorasan

(شیران خراسان)

Associação Federação Afegã de Futebol (FAF)
Confederação AFC
SAFFC
Material desportivo?  Alemanha Jako
Treinador Afeganistão Anoush Dastgir
Capitão Faisal Shayesteh
Mais participações Zohib Islam Amiri (43)
Melhor marcador?  Balal Arezou (9)
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

A Seleção Afegã de Futebol (em persa: تیم ملی فوتبال افغانستان), conhecidos como Os Leões de Khorasan[2][3][4][5] é a equipe nacional do Afeganistão e é controlada pela Federação Afegã de Futebol. A equipe nacional foi fundada em 1922 juntando-se a FIFA em 1948 e a AFC em 1954. O Afeganistão foi um dos membros fundadores da AFC. A seleção nacional do Afeganistão faz seus jogos no Ghazi National Olympic Stadium, em Cabul.

O melhor desempenho do Afeganistão em competições internacionais foi nos Jogos Asiáticos de 1951 quando ficou em 4° lugar. O Afeganistão não fez jogos internacionais entre 1984 e 2003, ano em que a equipe fez seu melhor desempenho no Ranking da FIFA alcançando a 164° posição. O jogo não foi incentivado durante o regime talibã (1996-2001). Atualmente o Afeganistão tem baixa participação no futebol devido a falta de verbas e problemas de segurança dentro do país. Mas, apesar disso, o selecionado foi vice campeão do Copa da SAFF de 2011, onde foram derrotados apenas pelo anfitrião e maior vencedor da competição, a Índia, em uma partida que foi marcada por um pênalti contra o Afeganistão e posterior expulsão do goleiro. Na fase de grupos o Afeganistão empatou com a Índia, e derrotou o Sri Lanka e Butão e saiu vencedor na semifinal contra o Nepal.

História[editar | editar código-fonte]

"Era antiga"[editar | editar código-fonte]

O futebol é um dos principais esportes no Afeganistão. Formada em 1922, e filiada a FIFA em 1948, a Federação Afegã de Futebol foi um dos membros fundadores da Confederação Asiática de Futebol em 1954.[6] O primeiro clube de futebol fundado foi o Mahmoudiyeh, fundado em 1934. Três anos depois a equipe viajou para a Índia onde fez 18 jogos dos quais venceu 8, perdeu 9 e empatou 1. O segundo clube fundado foi o Ariana Kabul FC fundado em 1941. Esta equipe á convite, viajou ao Irã e fez 3 jogos, com 2 derrotas e 1 vitória.

O primeiro jogo internacional da seleção foi disputado contra o Irã[7] em 25 de Agosto de 1941 com um resultado de 0-0 no Ghazi Stadium em Kabul. A única vez que o Afeganistão disputou o futebol pelos jogos olímpicos foi nos Jogos Olímpicos de Verão de 1948 quando eles jogaram contra Luxemburgo em 31 de Julho de 1948 perdendo por 6-0. O Afeganistão fez sua última partida nessa era internacional nas Eliminatórias para a Copa da Ásia de 1984. O Afeganistão não jogou nenhum jogo internacional entre 1984 e 2001 devido a Invasão Russa, Guerra Civil no Afeganistão e o Regime Talibã. A condição do país, sob décadas de guerra tornou impossível manter o futebol em nivel nacional ou internacional no país. O melhor desempenho do Afeganistão em copas internacionais foi nos Jogos Asiáticos de 1951 quando terminou em 4° lugar.

2000, o retorno do Afeganistão ao cenário internacional[editar | editar código-fonte]

Um jogo de futebol entre a Força de Segurança Internacional e as Forças Armadas Afegãs, em 2009.

Após o fim do regime talibã no Afeganistão, eles participaram da Copa Ouro da SAFF de 2003, onde perdeu as 3 partidas da fase de grupos para a Índia, Paquistão e Sri Lanka. No mesmo ano, o Afeganistão participou das Eliminatórias para a Copa da Ásia de 2004, onde venceu o Quirguistão, mas perdeu para o Nepal, sendo eliminado da competição. A seleção afegã fez sua primeira partida pelas eliminatórias da Copa do Mundo, em 2003, contra o Turcomenistão pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2006, perdendo os 2 jogos com um placar agregado de 13-0. Foi a primeira vez que o Afeganistão disputara as Eliminatórias para a Copa do Mundo, mesmo estando a equipe filiada a FIFA desde 1948. O Afeganistão perdeu um amistoso para o Tadjiquistão em novembro de 2005, indo logo depois foi para o Paquistão pela Copa Ouro da Federação de Futebol do Sul da Ásia. A seleção afegã perdeu para Paquistão e Ilhas Maldivas, mas ganhou contra o Sri Lanka. O Afeganistão também participo da primeira edição da AFC Challenge Cup em 2006 empatando 2 jogos contra Taipei e Filipinas. O Afeganistão em sua segunda campanha pelas Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2010 sendo eliminada pela Síria. Pela Copa da SAFF de 2008 o Afeganistão perdeu apenas para o Butão e empatou com Sri Lanka e Bangladesh. O Afeganistão entrou na segunda edição da AFC Challenge Cup de 2008 ao vencer o grupo C das eliminatórias, empatando com Bangladesh e vencendo o Quirguistão. Na Challenge Cup 2008 o Afeganistão perdeu todos os jogos contra Índia, Tadjiquistão e Turcomenistão.

Na Copa da SAFF de 2009 o Afeganistão perdeu todos o seus jogos para Maldivas, Índia e Nepal. Até 2010 o Afeganistão teve poucas chances contra seus adversários.

2011-presente, Era do Sucesso[editar | editar código-fonte]

Jogadores celebrando após vencer a semifinal da Copa da SAFF de 2011. Também marcou a primeira vitória do Afeganistão sobre o Nepal.

O Afeganistão chegou com grande expectativa em 2011, quando venceu o Butão em 2 oportunidades, 3-0, com grande desempenho de Sidiq Walizada, que marcou os 3 gols e 2-0 pelas eliminatórias para a AFC Challenge Cup de 2012. Na segunda fase das eliminatórias o Afeganistão caiu no Grupo D, ao lado de Coreia do Norte, Nepal e Sri Lanka. A seleção perdeu os jogos contra Nepal por 1-0 e para a Coreia do Norte por 2-0, ganhando do Sri Lanka por 1-0, sendo eliminada da competição.

O Afeganistão jogou pela terceira vez as eliminatórias para a Copa do Mundo, enfrentando a Palestina na primeira rodada das eliminatórias da Ásia, fazendo seu jogo no Tadjiquistão por razões de segurança, perdendo o jogo por 2-0. O segundo jogo na Palestina, empatou com gol de Balal Arezou. Afeganistão mais uma vez foi eliminado. A nova geração de jogadores afegãos tem experiência internacional, com alguns jogando na Alemanha, Chipre, Noruega, Estados Unidos e outros campeonatos europeus e americanos.

O defensor afegão Djelaludin Sharityar e o atacante indiano Sunil Chhetri, durante a final do SAFF Championship 2011.

No Copa da SAFF de 2011, o Afeganistão empatou seu primeiro jogo contra a Índia, com gol de Balal Arezou. O Afeganistão, agora com a moral alta venceu o Sri Lanka por 3-1 com 2 gols de Sandjar Ahmadi e um de Ata Yamrali. Dois dias depois o Afeganistão fazia sua vitória com maior diferença na história, 8-1 sobre o Butão com 4 gols de Balal Arezou. Pela primeira vez o Afeganistão chegou a semifinal da competição, e enfrentou logo o Nepal, seleção contra a qual nunca havia conseguido uma vitória. Isso mudaria neste dia, com vitória na prorrogação por 1-0 com gol de Balal Arezou. Na final, o Afeganistão enfrentaria novamente a Índia, atual campeã e anfitriã do torneio, perdendo por 4-0 depois de uma controversa expulsão do goleiro Hameedullah Yousufzari.

Com o excelente desempenho na SAFF Championship de 2011, eles foram convidados para jogar a Nehru Cup de 2012.

Kit Esportivo[editar | editar código-fonte]

Em 2010 a Federação Afegã de Futebol assinou um contrato de 5 anos com a empresa dinamarquesa de materiais esportivos Hummel Internacional para patrocinar o kit masculino e feminino de futebol.

Estádio[editar | editar código-fonte]

Em 15 de dezembro, o Comitê Olímpico Afegão celebrou a reabertura do renovado Estádio Ghazi, em Cabul.

O Ghazi Stadium é o estádio usado pela seleção. Foi construído durante o reinado de Amānullāh Khān em 1923. O estádio tem capacidade para 25.000 pessoas. O primeiro jogo internacional disputado nele foi entre Irã e Afeganistão em 1941 com um resultado de 0-0. O Ghazi Stadium foi o mais usado para competições esportivos de todos os tipos durante o Regime Talibã e está sendo mantido e controlado pela Federação Afegã de Futebol. A Kabul Premier League e outras competições locais acontecem no estádio.

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Os 23 jogadores a seguir foram convocados para as eliminatórias da Copa do Mundo 2022 contra a Índia Índia, em 14 de novembro de 2019 e o Catar Qatar em 19 de novembro de 2019.

Atualizado até 01 de Abril de 2020

Nome Posição Clube
Azizi Goleiro Maldivas Maziya
Hamidi Goleiro Afeganistão Toofan Harirod
Hosseini Goleiro Alemanha Bayern Alzenau
Zohib Amiri Defesa Índia Gokulam Kerala
Amin Defesa Alemanha SV Meppen
Intezar Defesa Países Baixos Lienden
Zelfy Nazary Defesa Austrália Western Pride
Haidary Defesa Países Baixos Den Bosch
Ataie Defesa Afeganistão Toofan Harirod
Najem Defesa Estados Unidos New Mexico United
Mukhammad Defesa Chipre Karmiotissa
Najem Médio Polónia Wigry Suwałki
Alikhil Médio Alemanha Hessen Dreieich
Husin Médio Inglaterra Dartford
Noor Médio Chipre Nea Salamis
Shayesteh Médio Tailândia Air Force United
Popalzay Médio Bélgica Winkel Sport
Rahimi Médio Austrália Pascoe Vale
Norlla Amiri Médio Suécia Ariana FC
Zakarkhel Médio Afeganistão Toofan Harirod
Omran Haydary Avançado Polónia Lechia Gdańsk
Sharza Avançado Finlândia HIFK
Zubayr Amiri Avançado Alemanha Hessen Dreieich
Anoush Dastgir Treinador

Desempenho internacional[editar | editar código-fonte]

Copa do Mundo[editar | editar código-fonte]

Resultados das Eliminatórias Asia
Ano Rodada J V E D GF GS
1930 a 2002 Não disputou
2006 a 2014 Não se qualificou
Total 6 0 1 5 2 21

Jogos Olímpicos[editar | editar código-fonte]

• A única aparição do Afeganistão no torneio de futebol dos jogos olímpicos foi nos Jogos Olímpicos de Verão de 1948, quando perderam para Luxemburgo em 31 de Julho de 1948 por 6-0.

Resultados nos Jogos Olímpicos
Ano Rodada J V E D GF GS
1900 até 1940 Não disputou
1948 1° rodada 1 0 0 1 0 6
1952 a 1956 Não disputou
1960 Não se qualificou
1964 a 2004 Não disputou
2008 Não se qualificou
Total Melhor: 1° rodada 1 0 0 1 0 6

Copa da Ásia AFC[editar | editar código-fonte]

Copa da Ásia
Ano Rodada J V E D GF GS
De 1956 a 1972 Não disputou
De 1976 a 1984 Não se qualificou
De 1988 a 2000 Não disputou
2004 Não se qualificou
2007 Não disputou
2011 Não se qualificou
Total

Jogos Asiáticos[editar | editar código-fonte]

Ano Rodada
1951 4° lugar
1954 1° rodada
1958 a 1998 Não disputou
2002 1° rodada
2006 Não disputou

Federação de Futebol do Sul da Ásia[editar | editar código-fonte]