Jogos Olímpicos de Verão de 1956

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: "Jogos Olímpicos de 1956" redireciona a este artigo. Para os Jogos de Inverno sediados em Cortina d'Ampezzo, veja Jogos Olímpicos de Inverno de 1956.
Jogos da XVI Olimpíada
Melbourne 1956
1956-melbourne.jpg
Dados
Países participantes 72
Atletas 3 314
Eventos 145 em 17 esportes
Cerimônia de abertura 22 de novembro
Cerimônia de encerramento 8 de dezembro
Abertura oficial Filipe, Duque de Edimburgo
Juramento do atleta John Landy
Tocha Ron Clarke
Estádio principal Melbourne Cricket Ground
◄◄ Helsinque 1952 {{{evento}}} Roma 1960 ►►

Jogos Olímpicos de Verão de 1956 (em inglês: 1956 Summer Olympics), conhecidos oficialmente como os Jogos da XVI Olimpíada foram os primeiros Jogos Olímpicos a finalmente atravessarem a linha do Equador e instalarem-se no Hemisfério Sul, mais precisamente no Melbourne Cricket Ground, na cidade de Melbourne, capital do estado de Vitória, Austrália, que foi eleita cidade-sede por apenas um voto de diferença, entre os dias 22 de novembro a 8 de dezembro, com a participação de 72 nações, representadas por 3 314 atletas, sendo 376 mulheres.

Pela primeira vez uma das modalidades esportivas dos Jogos não foram realizadas nem na cidade nem no país anfitrião, com o hipismo sendo transferido para Estocolmo, Suécia, e disputado cinco meses antes de Melbourne, graças as severas leis australianas relativas à quarentena de animais que impediam a entrada de cavalos estrangeiros no país.

Pela primeira vez, a política internacional se tornou protagonista dos Jogos. A Guerra Fria, no seu início, foi responsável pelos primeiros boicotes e desistências dos Jogos Olímpicos. Posteriormente seus reflexos seriam sentidos em todas as edições até o final do século XX. A invasão da Hungria por tropas soviéticas naquele ano causou a desistência da Espanha, Países Baixos e Suíça. Os egípcios, os iraquianos e libaneses boicotaram o evento em protesto pela presença anglo-francesa, então intervindo com tropas na questão do Canal de Suez. Além disso, uma discussão incontornável entre China e Taiwan fez com que a primeira se recusasse a comparecer devido à presença da segunda, num conflito que demoraria 28 anos para ser resolvido. Apesar dos boicotes, algumas dessas nações participaram das competições equestres em Estocolmo.

Processo de candidatura[editar | editar código-fonte]

Melbourne foi escolhida como cidade-sede da XVI Olimpíada durante a 43ª sessão do Comitê Olímpico Internacional, realizada em 28 de abril de 1949 em Roma, Itália, superando as candidaturas de Buenos Aires, Cidade do México, e mais 6 candidaturas de cidades dos Estados Unidos: Los Angeles, Detroit, Chicago, Filadélfia, São Francisco e uma candidatura conjunta de St. Paul/Minneapolis.

Resultados da eleição da cidade-sede dos Jogos da XVI Olimpíada[1]
Cidade CON Rodada 1 Rodada 2 Rodada 3 Rodada 4
Melbourne  Austrália 14 18 19 21
Buenos Aires  Argentina 9 12 13 20
Los Angeles  United States 5 4 5 -
Detroit  United States 2 4 4 -
Cidade do México  Mexico 9 3 - -
Chicago  United States 1 - - -
Saint Paul-Minneapolis  United States 1 - - -
Filadélfia  United States 1 - - -
São Francisco  United States - - - -

Fatos e destaques[editar | editar código-fonte]

  • A rainha destes Jogos, para delírio dos anfitriões, foi a australiana Betty Cuthbert, de dezoito anos, apelidada “Golden Girl” e campeã olímpica nos 100, 200 e 4x100m no atletismo.
  • Os alemães ocidentais e orientais participaram juntos num time misto, assim como o fariam nos próximos dois eventos.
  • A nadadora Dawn Fraser brilhou nas piscinas liderando a equipe australiana na vitória do revezamento 4x100 e conquistando o ouro nos 100m nado livre.
  • A situação na Hungria, com a invasão soviética do país, causou uma das maiores batalhas campais da história dos Jogos, quando as equipes de pólo aquático dos dois países se enfrentaram na competição; após a pancadaria entre atletas e dirigentes dentro e fora da piscina os húngaros venceram o jogo e conquistaram mais tarde a medalha de ouro. Esta ocupação da Hungria fez com que os atletas húngaros fossem apoiados por muitos fãs na sua estadia na Austrália e muitos deles torceram por László Papp, que se tornou o primeiro boxeador tricampeão olímpico. Vários deles, entretanto, decidiram não voltar ao país natal depois dos Jogos e pediram asilo no Ocidente.
  • Em Melbourne, o Comitê Olímpico Internacional acolheu a sugestão de um jovem carpinteiro chinês vivendo no país, chamado John Wing, e estabeleceu que o desfile da festa de encerramento dali em diante deveria ser feito com todos os atletas misturados, simbolizando a união dos povos, ao invés da antiga parada feita ao fim da festa, igual à cerimônia de abertura.

Modalidades disputadas[editar | editar código-fonte]

Quadro de medalhas[editar | editar código-fonte]

 Ordem  País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze GoldSilverBronze medals.svg
1 União SoviéticaURS União Soviética 37 29 32 98
2 Estados UnidosUSA Estados Unidos 32 25 17 74
3 AustráliaAUS Austrália 13 8 14 35
4 HungriaHUN Hungria 9 10 7 26
5 ItáliaITA Itália 8 8 9 25
6 SuéciaSWE Suécia 8 5 6 19
7 Equipa Alemã UnidaEUA Equipa Alemã Unida 6 13 7 26
8 Grã-BretanhaGBR Grã-Bretanha 6 7 11 24
9 RomêniaROU Romênia 5 3 5 13
10 JapãoJPN Japão 4 10 5 19
24 BrasilBRA Brasil 1     1

Referências

  1. aldaver.com. «INTERNATIONAL OLYMPIC COMMITTEE VOTE HISTORY» (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2009 

Precedido por
Helsinque
Jogos Olímpicos
Melbourne

XVI Olimpíada (1956)
Sucedido por
Roma