Jogos Olímpicos de Inverno de 2018

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sports icon.png
Este artigo ou seção contém informações sobre um evento desportivo que ainda não ocorreu.
É provável que contenha informações de natureza especulativa, e seu conteúdo pode mudar drasticamente à medida que novas informações estiverem disponíveis.
XXIII Jogos Olímpicos de Inverno
PyeongChang 2018
PyeongChang 2018 Winter Olympics.svg
Dados
Slogan Passion.Connected.
(pt: Paixão.Conectada.)[1]
País anfitrião  Coreia do Sul
Cerimônia de abertura 9 de fevereiro
Cerimônia de encerramento 25 de fevereiro
Estádio principal Estádio Olímpico de Pyeongchang
◄◄ Sóchi 2014 Rússia {{{evento}}} República Popular da China Pequim 2022 ►►

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, ou oficialmente XXIII Jogos Olímpicos de Inverno, serão um evento multiesportivo organizado pelo Comitê Olímpico Internacional no primeiro semestre daquele ano. O processo de candidatura se iniciou em 2009 e as cidades de Annecy (França), Munique (Alemanha) e o condado de Pyeongchang (Coreia do Sul) apresentaram candidaturas[2]

Durante a 123ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional, realizada em Durban, na África do Sul, em 6 de julho de 2011, Pyeongchang foi eleita a cidade-sede[3] .

Pyeongchang ganhou o processo em sua terceira tentativa, perdendo anteriormente para Vancouver, no Canadá, e Sóchi, na Rússia. Será a primeira vez que os Jogos Olímpicos de Inverno e a segunda vez em que os Jogos Olímpicos serão na Coreia do Sul; os Jogos Olímpicos de Verão de 1988 foram realizados em Seul. Pyeongchang será a terceira cidade asiática a sediar o evento após Sapporo e Nagano, ambas no Japão.

Processo de candidatura[editar | editar código-fonte]

Pyeongchang, na Coreia do Sul, foi escolhida como sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018 pelo Comitê Olímpico Internacional por meio de votação e recebeu um total de 63 votos, contra 25 de Munique e 7 de Annecy.[3]

123ª Sessão
Comitê Olímpico Internacional
6 de julho de 2011, em Durban, África do Sul.
Cidade Nação 1ª Rodada
Pyeongchang  Coreia do Sul 63
Munique  Alemanha 25
Annecy  França 7

Eventos[editar | editar código-fonte]

15 disciplinas em 7 esportes estarão presentes nos Jogos, entretanto o número de provas ainda não está confirmado podendo haver expansão em algumas disciplinas, a diminuição ou ainda troca de provas em outras. Há três disciplinas de patinação: artística, velocidade e velocidade em pista curta. No esqui existem seis disciplinas: alpino, cross-country, estilo livre, combinado nórdico, salto de esqui e snowboard. Existem duas disciplinas de trenó: bobsleigh e skeleton. Os outros quatro esportes são biatlo, curling, hóquei no gelo e luge.[4]

Locais de competição[editar | editar código-fonte]

Os jogos serão realizados em dois clusters; um na área costeira de Gangneung, onde os eventos de gelo serão realizados, e outro no PyeonChang Alpensia Cluster, onde serão os eventos de neve.[5]

PyeonChang Alpensia Cluster (Cluster da Montanha)[editar | editar código-fonte]

O PyeonChang Alpensia Cluster será expandido para os Jogos:[5]

Gangneum Coastal Cluster (Cluster do Litoral)[editar | editar código-fonte]

O Gangneum Coastal Cluster se localizará na cidade de Gangneum:[5]

Outros locais[editar | editar código-fonte]


Referências

  1. Comitê Olímpico Internacional (16 de maio de 2015). PyeongChang 2018 celebrates 1,000 days to go with new slogan (em inglês).
  2. Comitê Olímpico Internacional (16 de outubro de 2009). Three Applicant Cities for the 2018 Olympic Winter Games (em inglês).
  3. a b UOL Esporte (2011). Cidade sul-coreana sediará os Jogos Olímpicos de Inverno em 2018 (em português) UOL. Visitado em 6 de julho de 2011.
  4. http://www.pyeongchang2018.org/.+Events (em inglês).
  5. a b c d e http://www.pyeongchang2018.org/.+Venues (em inglês) PyeonChang 2018.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]