A Seleção Macedônia de Futebol tentou chegar em Copas do Mundo nas Eliminatórias europeias. Na sua mais recente tentativa, terminou em 5º lugar no Grupo 1, com 9 pontos, e apenas 2 vitórias em 12 jogos. Sua campanha terminou com uma nota positiva com uma surpresa ao obter um empate em 0-0 contra a temida Holanda, em plena Amesterdão, em 12 de outubro de 2005. Possuía chances reais de obter o acesso à Copa de 2010 no Grupo 9, em que seu principal adversário na disputa era a Escócia, mas o sonho macedônio em disputar seu primeiro torneio como país independente ainda não se realizou.
Com a segunda melhor campanha na Liga das Nações da UEFA D em 2018–19, ficando atrás apenas da Geórgia, os balcânicos enfrentaram a ex-república soviética em jogo único, válido pela repescagem das eliminatórias da Eurocopa de 2020. Goran Pandev foi o autor do gol da histórica classificação da Macedõnia do Norte pela primeira vez a um torneio de seleções como país independente, sendo a última das antigas repúblicas da Iugoslávia a conseguir tal feito (o Kosovo não é reconhecido oficialmente como um país independente pela Sérvia)[2].
Seleção nomeada para os play-offs de qualificação da Eurocopa 2020-21 contra a Geórgia e os jogos da Liga das Nações C de 2020–21 contra a Estônia e a Armênia nos dias 12, 15 e 18 de novembro de 2020