Sensi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sensi
Sensi
Sensi no Vodafone Mexefest
Informação geral
Nome completo Vasco Monteiro Pinto Ferreira
Nascimento 28 de fevereiro de 1985 (39 anos)
Origem Lisboa, Portugal
País Portugal Portugal
Gênero(s) Funk/ R&B/ Soul/ Hip-Hop
Ocupação(ões) Músico, Produtor
Período em atividade 2003-presente

Sensi, nome artístico de Vasco Monteiro Pinto Ferreira (Lisboa, 28 de Fevereiro de 1985) é um músico e produtor português. Actualmente tem dois álbuns editados. "Pequenos Crimes entre Amigos" é o seu trabalho mais recente, lançado no fim de 2013 pela editora Sony Music Portugal. Este álbum conta com quatorze temas originais e mais de 40 convidados.[1] É filho de Kalú, mítico baterista dos Xutos e Pontapés.[2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Sensi nasceu no meio da música. Desde cedo teve o privilégio de conviver tanto com artistas e produtores de música, como com todo o tipo de instrumentos e máquinas de produção.

Em 2003 estreou-se em palco com os Yellow W Van, pelas mãos de Ruas e Manzk, que o convidaram para cantar o single “O Que Eu Penso é o Que Falo”. Foi esse o momento em que despertou a vontade de fazer música.

Entre 2005 e 2006 integrou os NoJoke Sound System, constituido pelos DJs: Ben, Godinho, Kiko e Richie Campbell. Em 2008, assina o álbum “e.sensi.a”, o seu primeiro disco com beats originais. O trabalho foi produzido pelo próprio, em parceria com o produtor Marco Nunes e contou com nomes como Zé Pedro e Richie Campbell como convidados.

Com a música a correr-lhe no sangue, foi a sonoridade do Hip Hop, do Soul, do R&B e do Funk que mais o seduziram, as mesmas que Sensi traz com o seu novo trabalho a solo, “Pequenos Crimes entre Amigos”. O álbum conta com 14 temas originais e muitos convidados.[3]

“Pequenos Crimes entre Amigos” é um nome inspirado num filme e pretende descrever os dias de gravação do álbum em estúdio. 14 “crimes” gravados num ambiente de amigos. Todas as participações aconteceram de uma forma muito natural, com Sensi a convidar os artistas que considerava ser os que melhor reflectiam cada tema. O tiro foi certeiro. Mesmo convidados que inicialmente não podiam participar no álbum, renderam-se ao ouvir os temas que Sensi havia escolhido para eles. Este disco foi produzido na íntegra pelo próprio Sensi em parceria com Marco Nunes.

O álbum demorou 3 anos até estar finalizado. “Eu Quero...” é o primeiro single e conta com a participação de Tamin nas vozes. O tema pretende chamar a atenção para uma sociedade cada vez mais empobrecida, também intelectualmente, e que precisa de se levantar e ir à luta pelos seus sonhos.

“Não Dá para Fugir” foi o segundo single e vídeo a ser extraído do álbum. O tema, que conta com Rui Veloso na guitarra, tem estado em airplay na Antena 3 desde que foi editado em novembro e o vídeo soma actualmente mais de 140 000 visualizações. O tema foi nº 2 várias semanas no Top Antena 3.[4]

Foram muitas as acções de promoção que tiveram lugar até ao final do ano, de entre as quais o concerto esgotado no Vodafone Mexefest, cujo concerto teve lugar no Palácio da Independência.[5] O concerto criou grande expectativa nos media e foi muito bem recebido pelo público.

No final do mês de Janeiro foi editado o 3º single “Introspecção”. A ideia deste tema partiu de um instrumental de DJ Amp que foi posteriormente produzido por Sensi em estúdio. O sampler fala de como hoje em dia é difícil ou mesmo impossível encontrarmos rostos felizes, e inspirou o produtor português a escrever uma letra que abordasse a temática da influência da crise no comportamento das pessoas e na sociedade em geral. A letra é interpretada por Manuela Azevedo e por Sensi.[6]

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • 2008 — e.sensi.a
  • 2013 — Pequenos Crimes entre Amigos

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]