Serra da Penanduba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Serra da Penanduba
—  acidente geográfico  —
Serra da Penanduba
Vista da da Penanduba a partir da rodovia CE-240.
Localização
Países  Brasil
Localização Noroeste Cearense
Características gerais
Tipo
Subsistemas Caatinga.

A Serra da Penanduba é uma serra localizada no noroeste cearense, nos municípios de Coreaú e Frecheirinha[1]. A maior parte da serra fica no município de Frecheirinha.

Tem formação geológica de maciço residual dispersos nas depressões sertanejas e geologicamente constitui uma extensão do Grupo Trapiá, em arenito[2]. Segundo estudo realizado na Universidade Estadual Vale do Acaraú, a serra apresenta um alinhamento longitudinal sudoeste-nordeste, com aproximadamente 42 quilômetros quadrados de área. Geologicamente, a serra é constituída de arenito grosso conglomerático, anquimetamórficos, com depósitos colúvio-eluviais. A Serra da Penanduba mantém expressiva cobertura vegetal de caatinga conservada, mas há áreas fortemente exploradas para a agricultura e extração mineral de calcário.

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. MEIRELES, A. J. A. ; As unidades morfo-estruturais do Ceará. In: SILVA, J. B.; CAVALCANTI, T. C.; DANTAS, E. W. C.; SOUZA, M. S.; Ceará: um novo olhar geográfico. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2005.
  2. COSTA, José Souza da. ANÁLISE GEOAMBIENTAL DA SERRA DA PENANDUBA (COREAÚ/FRECHEIRINHA-CE): bases geográficas voltadas à criação de Unidade de Conservação. (Dissertação de Mestrado). Sobral: Universidade Estadual Vale do Acaraú, 2015

[