Shoko Asahara

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Shoko Asahara
Nome Chizuo Matsumoto
Data de Nascimento 2 de março de 1955
Local de Nascimento  Japão
Nacionalidade Japonês
Crime (s) Terrorismo
Pena Pena de morte
Situação Aguardando sentença

Shoko Asahara (麻原 彰晃 Asahara Shōkō), cujo nome de batismo é Chizuo Matsumoto (松本智津夫 Matsumoto Chizuo) em 2 de março de 1955) é o fundador do controvertido grupo religioso budista denominado Aum Shinrikyo (também conhecido como Aleph, ou ainda Verdade Suprema). Considerado pelas autoridades japonesas como o principal responsável pelo ataque terrorista em 20 de Março de 1995 com gás tóxico sarin ao metrô de Tóquio. Consequências: 12 mortes, 50 em estado debilitado (crítico) e 984 com problemas de visão. Em setembro de 2006 foi condenado à pena de morte. Shoko Asahara pode agora vir a ser executado a qualquer momento, tendo em conta que os condenados à morte no Japão nunca são avisados da data em que serão executados.[1][2]

Qualquer coisa que ele dissesse era tomada como verdade.[carece de fontes?] Seus seguidores não se decepcionavam nem quando ele aparecia com alguns rituais extremamente bizarros, como beber o sangue de Asahara, que lhes era informado ter propriedades mágicas.[carece de fontes?] Em outras épocas, os seguidores foram encorajados a comprar a água do banho de Asahara - que também constava ter propriedades mágicas.[carece de fontes?] Fragmentos da barba de Asahara eram vendidos com instruções para serem fervidos em água e depois ingerir a solução.[carece de fontes?]

Asahara foi laureado com o Prêmio IgNobel de matemática em 2011 por sua contribuição no campo das previsões erradas sobre o Apocalipse. De acordo com a organização do IgNobel, o profeta "ensinou ao mundo a ter cuidado ao elaborar hipóteses e fazer cálculos" [3].

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.