Sibila Isabel de Württemberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sibila Isabel
Princesa de Württemberg
Sibila Isabel de Württemberg
Retrato por Pieter Isaacsz, c. 1605/06.
Duquesa Consorte da Saxônia
Reinado 16 de setembro de 160420 de janeiro de 1606
Sucessor(a) Madalena Sibila da Prússia
 
Nascimento 10 de abril de 1584
  Montbéliard, Condado de Montbéliard, Württemberg, Sacro Império Romano-Germânico (atualmente em Borgonha-Franco-Condado, França)
Morte 20 de janeiro de 1606 (21 anos)
  Dresden, Eleitorado da Saxônia, Sacro Império Romano-Germânico (atualmente na Saxônia, Alemanha)
Sepultado em Catedral de Freiberga
Cônjuge João Jorge I, Duque da Saxônia
Casa Württemberg
Wettin (por casamento)
Pai Frederico I, Duque de Württemberg
Mãe Sibila de Anhalt

Sibila Isabel de Württemberg (em alemão: Sibylla Elisabeth; Montbéliard, 10 de abril de 1584Dresden, 20 de janeiro de 1606)[1][2] foi uma princesa de Württemberg por nascimento, e duquesa da Saxônia como a primeira esposa de João Jorge I.

Família[editar | editar código-fonte]

Família do duque Frederico I e Sibila de Anhalt. Pintura feita por Pieter Isaacsz, c. 1605/06, que hoje faz parte da coleção do Museu do Estado de Württemberg.

Sibila Isabel foi a filha primogênita e terceira criança nascida de Frederico I, Duque de Württemberg e de Sibila de Anhalt.

Os seus avós paternos eram Jorge I de Württemberg-Mömpelgard e Bárbara de Hesse. Os seus avós maternos eram Joaquim Ernesto, Príncipe de Anhalt e Inês de Barby-Mühlingen, sua primeira esposa.

Pela linhagem materna, ela era uma descendente do rei João da Dinamarca e de sua consorte, Cristina da Saxônia, através de sua filha, a princesa Isabel da Dinarmaca.

Sibila teve dois irmãos mais velhos, mas apenas um chegou à idade adulta: João Frederico, Duque de Württemberg, marido de Bárbara Sofia de Brandemburgo. Também teve doze irmãos mais novos, entre eles: Luís Frederico, Duque de Württemberg-Montbéliard, que foi casado primeiro com Isabel Madalena de Hesse-Darmestádio e depois com Ana Leonor de Nassau-Saarbrücken; Júlio Frederico, fundador do ramo Württemberg-Weiltingen, e casado com Ana Sabina de Eslésvico-Holsácia-Sondenburgo; Inês, esposa de Francisco Júlio de Saxe-Lauemburgo, etc.

Biografia[editar | editar código-fonte]

O duque Frederico I desejava uma conexão com a casa governante da Saxônia, e assim, procurou uma união para a filha mais velha entre os príncipes protestantes que eram aliados do Império Alemão, e que apoiavam a missão dele em se tornar independente da Casa de Habsburgo. Inicialmente, foi planejada uma união com o irmão mais velho do duque João Jorge, Cristiano II, Eleitor da Saxônia, mas, em 1602, ele se casou com a princesa Edviges da Dinamarca. Um projeto de casamento simultâneo entre seu irmão João Frederico, Duque de Württemberg e a irmã de João Jorge, Sofia, não foi levado adiante pelo lado saxão.

Portanto, Sibila Isabel e o então duque João Jorge da Saxônia se casaram em 16 de setembro de 1604, em Dresden. A noiva tinha 20 anos, e o noivo, 19. O duque era filho de Cristiano I, Eleitor da Saxônia e de Sofia de Brandemburgo. Como parte de seu Vidualitium, a princesa recebeu o castelo, a cidade e a jurisdição de Weissensee, hoje parte da Turíngia.

O casal ganhou uma pequena corte, que era financiada, em sua maior parte, pela renda advinda da diocese de Merseburg, no atual estado da Saxônia-Anhalt.

A duquesa era conhecida por doar remédios para pessoas carentes.

Sibila Isabel morreu no parto de seu único filho, que nasceu natimorto, em 6 de janeiro de 1606, quando tinha apenas 21 anos de idade. A duquesa foi enterrada na Catedral de Freiberga.[3]

Após a morte da primeira esposa, João Jorge, que se tornou eleitor da Saxônia em 1611, se casou com Madalena Sibila da Prússia, em 1607, e teve nove filhos.

Ascendência[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Sibila Isabel de Württemberg

Referências