Sofia de Brandemburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sofia
Princesa Eleitora de Brandemburgo
Sofia de Brandemburgo
Retrato pintado entre 1589 a 1591 por Andreas Riehl, o Jovem, parte da coleção do Museu Histócio de Dresden (ou Arsenal de Dresden), localizado no Castelo de Dresden.
Eleitora Consorte da Saxônia
Reinado 11 de fevereiro de 158625 de setembro de 1591
Antecessor(a) Inês Edviges de Anhalt
Sucessor(a) Edviges da Dinamarca
 
Nascimento 6 de junho de 1568
  Castelo de Zechlin, Rheinsberg, Eleitorado de Brandemburgo, Sacro Império Romano-Germânico (atualmente na Alemanha)
Morte 7 de dezembro de 1622 (54 anos)
  Castelo de Colditz, Eleitorado da Saxônia, Sacro Império Romano-Germânico (atualmente na Alemanha)
Sepultado em 28 de janeiro de 1623, Catedral de Freiberga
Cônjuge Cristiano I, Eleitor da Saxônia
Casa Hohenzollern
Wettin (por casamento)
Pai João Jorge, Eleitor de Brandemburgo
Mãe Sabina de Brandemburgo-Ansbach
Religião Luterana Ortodoxa

Sofia de Brandemburgo (em alemão: Sophie; Castelo de Zechlin, 6 de junho de 1568Castelo de Colditz, 7 de dezembro de 1622)[1][2]foi eleitora da Saxônia como esposa de Cristiano I, Eleitor da Saxônia. Ela foi regente da Saxônia de 1591 a 1601 em nome do filho, Cristiano II.

Família[editar | editar código-fonte]

Sofia foi a oitava filha, décima primeira e última criança nascida de João Jorge, Eleitor de Brandemburgo e de sua segunda esposa, Sabina de Brandemburgo-Ansbach.

Os seus avós paternos foram Joaquim II Heitor, Eleitor de Brandemburgo e Madalena da Saxónia. Os seus avós maternos foram Jorge, Marquês de Brandemburgo-Ansbach e Edviges de Münsterberg-Oels.

Quase todos os seus irmãos mais velhos morreram quando criança, só duas irmãs sobreviveram à idade adulta: Edmunda, esposa de João Frederico, Duque da Pomerânia e Ana Maria, esposa de Barnim X, Duque da Pomerânia, irmão de João Frederico.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Pintura de Sofia e Cristiano de autoria desconhecida, parte da coleção do Museu Nacional de Belas-Artes da Suécia, atualmente localizada no Castelo de Gripsholm, na Suécia.

Em Dresden, no dia 25 de abril de 1582, aos 13 anos, a princesa Sofia se casou com o futuro eleitor Cristiano I da Saxônia, de 21 anos, filho de Augusto I, Eleitor da Saxónia e da princesa Ana da Dinamarca. Juntos, tiveram sete filhos.

Após a morte de Cristiano em 1591, Sofia passou a governar como regente ao lado de Frederico Guilherme I, Duque de Saxe-Weimar.

A eleitora era uma luterana ortodoxa, e lutou contra o Crypto-calvinismo. Após a morte do marido, ela ordenou a prisão de Nikolaus Crell, um oponente da religião luterana ortodoxa, na Fortaleza de Königstein, e, em 1601, ele foi executado na praça de Neumarkt, em Dresden.[3] Em alusão à piedosa viúva Judite, os luteranos ortodoxos, a partir daí, passaram a celebra-lá como a "Judite da Saxônia".

Como viúva, residiu no Castelo de Colditz. Ela cunhava suas próprias moedas de ouro, os ducados de Sofia, (Sophiendukaten), e Sofia também preparou novamente a antiga igreja franciscana em Dresden para o serviço divino, que passou a se chamar Igreja de Santa Sofia (Sophienkirche), em sua homenagem. O Jardim da Duquesa em Dresden também leva o seu nome.

Uma caixa de joias representativa que é considerada um dos exemplos mais importantes da ourivesaria alemã de do final da Renascença, e está em exibição no Museu Grünes Gewölbe em Dresden, foi um presente de Natal do marido que Sofia ganhou em 1588.

Sofia faleceu em 7 de dezembro de 1622, aos 54 anos, e foi sepultada na Catedral de Freiberga, na Saxônia,[4] no dia 28 de janeiro de 1623.[2]

Descendência[editar | editar código-fonte]

Ascendência[editar | editar código-fonte]

Galeria[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Sofia de Brandemburgo

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Kurfürstin Anna Sophie von Sachsen: eine evangelische Bekennerin, Franz Blanckmeister, Barmen, 1891
  • Galerie der Sächsischen Fürstinnen; Biogr. Skizzen sämmtl. Ahnfrauen d. Königl. Hauses Sachsen. Quellengemäß dargest, Franz Otto Stichart, Leipzig, 1857
  • Fürstinnen am kursächsischen Hof, Ute Essegern, Leipziger Universitätsverlag, 2007
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Sophie of Brandemburg».