Sir Jinx

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sir Jinx
Informação geral
Nome completo Anthony Wheaton
Nascimento 1970 (54 anos)
Local de nascimento Los Angeles, Califórnia
Estados Unidos
Gênero(s) West Coast hip hop
Gangsta rap
G-funk
Ocupação(ões) Produtor musical
MC
Período em atividade 1984-presente
Afiliação(ões) C.I.A., N.W.A, WC and the Maad Circle, Eazy-E, Ice Cube, Dr. Dre, Xzibit, Too Short,Yo-Yo, Kurupt, Kool G Rap

Sir Jinx, nome artístico de Anthony Wheaton, é um produtor musical de hip hop e rapper de South Central, Los Angeles, Califórnia.[1]

Jinx é um dos primeiros gangsta rappers. Ao lado de Ice Cube, fundou o grupo de rap C.I.A. em 1984, quando ainda estavam no ensino médio, junto com um garoto um pouco mais velho, mas ele saiu logo após a formação, sendo substituído pelo rapper K-Dee, na época chamado de Kid Disaster. Eles cantavam em shows organizados pelo World Class Wrecking Cru', uma popular banda de South L.A., e acabaram assinando com a gravadora do líder da banda Alonzo Williams, ou Grandmaster Lonzo.

Após isso, com a ajuda do primo de Jinx membro do World Class Wrecking Cru' André Young, conhecido como Dr. Dre, o C.I.A. lançou seu primeiro (e único) single My Posse, gravado no final de 1986 e lançado no início de 1987. O single tinha três faixas: "My Posse", "Jus 4 The Cash $" e "Ill-legal". Todas as músicas foram escritas por Ice Cube, com uma pequena ajuda de K-Dee em "Ill-legal".

Após isso, o grupo foi desmanchado porque Cube foi estudar desenho arquitetônico no Instituto de Tecnologia de Phoenix, voltando para L.A. só em 1988.

Quando Cube saiu do N.W.A, Sir Jinx ficou do seu lado e o ajudou a produzir seus primeiros álbuns, que foram premiadíssimos e venderam mais de um milhão cada.

Ele também produziu algumas faixas para Xzibit e para Kool G Rap.

Sir Jinx também fez parte do grupo WC and the Maad Circle, junto com WC, DJ Crazy Toones e Coolio.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Sir Jinx». VIAF (em inglês). Consultado em 11 de agosto de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre hip hop, integrado ao Projeto Hip hop é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.