Sistemática do grupo Acarina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Carraça (Argasidae).
Varroa destructor (ácaro da ordem Mesostigmata) sobre o dorso de uma abelha.

A sistemática do grupo Acarina organiza as espécies que integram a subclasse Acarina (ácaros, carraças e carrapatos) em estruturas taxonómicas com base nas suas características morfológicos e anatómicas e nos conhecimentos disponíveis sobres a sua filogenia e filogeografia, genética e ecologia. A estrutura sistemática utilizada foi a desenvolvida por G. W. Krantz e D. E. Walter na sua obra A Manual of Acarology,[1] na edição de 2009 (3.ª edição).

A terceira edição da obra inclui as múltiplas mudanças taxonómicas aceites nos mais de 30 anos decorridos desde a segunda edição, publicada em 1978, então também compilada por Gerald W. Krantz.[2] Muitos grupos de ácaros têm características que diferem marcadamenre das encontradas em outras famílias, pelo que tiveram de ser atribuídas a taxa mais elevados. Essa diferenciação implicou criação de novas ordens e subordens, mesmo quando compreendem apenas alguns géneros e espécies. O número indicado de géneros e espécies incluídos em cada família foi recolhido do monumental catálogo de aracnídeos compilado por Joel Hallans (publicado em 2005).[3]

Superordem Parasitiformes[editar | editar código-fonte]

A superordem Parasitiformes é constituída por quatro ordens, das quais três incluem apenas um pequeno número de famílias. Os membros deste táxon distinguem-se dos incluídos na superordem Acariformes pela presença de coxas capazes se movimentarem livremente e por exibirem estigmas visíveia por detrás do segundo par de coxas. A superordem Parasitiformes engloba cerca de 9 200 espécies distribuídas por mais de 920 géneros.

Ordem Opilioacarida[editar | editar código-fonte]

A ordem Opilioacarida inclui apenas uma superfamília monotípica.

Ordem Holothyrida[editar | editar código-fonte]

A ordem Holothyrida inclui uma superfamília com três famílias.

Ordem Ixodida[editar | editar código-fonte]

A ordem Ixodida agrupa as espécies conhecidas pelos nomes comuns de carraças e carrapatos, um grupo bem conhecido de ectoparasitas dos mamíferos e aves. Reconhecem-se três famílias agrupadas numa única superfamília. Apesar da sua notoriedade como importantes parasitas dos mamíferos, os carrapatos e carraças são uma pequena ordem, com cerca de 870 espécies agrupadas em 18 géneros.

Ordem Mesostigmata[editar | editar código-fonte]

A ordem Mesostigmata é de longe o grupo mais numeroso e diverso incluído na superordem dos Parasitiformes. Por isso, este táxon tem sido repetidamente subdividido em subordens e superfamílias e mais recentemente, recorrendo à cladística, em grupos, coortes e subcoortes. Esses termos foram inseridos aqui por derivaçã da sistemática dos vertebrados, onde "coorte" e "subcoorte" são rotineiramente inseridos entre as categorias taxonómicas "classe" e "ordem". Os Mesostigmata estão categorizados em 23 superfamílias com 80 famílias, nas quais estão descritas mais de 8 300 espécies agrupadas em cerca de 890 géneros.

Superordem Acariformes[editar | editar código-fonte]

A superordem Acariformes foi anteriormente subdividida em três ordens: Actinedida, Astigmata e Oribatida. Na actual estruturação sistemática são apenas consideradas duas ordens de Acariformes: Trombidiformes e Sarcoptiformes. O grupo anteriormente incluído na ordem Actinedida foi incluído nos Prostigmata, uma das duas subordens da ordem Trombidiformes. O agrupamento Oribatida é actualmente considerada como uma das duas subordens dos Sarcoptiformes, sendo os Astigmata considerados um subgrupo dos Oribatida.

Ordem Trombidiformes[editar | editar código-fonte]

A ordem Trombidiformes é subdividida em duas subordens, englobando 30 superfamílias com 85 famílias. No seu conjunto o táxon inclui mais de 2 150 géneros e cerca de 19 600 espécies.

Ordem Sarcoptiformes[editar | editar código-fonte]

Subordem Endeostigmata[editar | editar código-fonte]

A subordem Endeostigmata era anteriormente considerada um grupo no contexto dos Prostigmata (Actinedida). Como partilha algumas características com os Oribatida foi em conjunto com eles incluída na ordem Sarcoptiformes.

Subordem Oribatida[editar | editar código-fonte]

Supercoorte Palaeosomatides[editar | editar código-fonte]
Supercoorte Enarthronotides[editar | editar código-fonte]
Supercoorte Parhyposomatides[editar | editar código-fonte]
Supercoorte Mixonomatides[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. G. W. Krantz und D. E. Walter (Hrsg.): A Manual of Acarology. Third edition, Texas Tech University Press, 2009
  2. G. W. Krantz: A manual of Acarology. Second edition, Oregon State University Book Stores, 1978
  3. Joel Hallan: Synopsis of the Described Arachnida of the World Arquivado em 23 de outubro de 2009, no Wayback Machine. Texas A&M University, Department of Entomology (Stand: 2005)

Referências[editar | editar código-fonte]

  • G. W. Krantz und D. E. Walter (Hrsg.): A Manual of Acarology. Third edition, Texas Tech University Press, 2009, ISBN 978-089672-620-8

Ligações externas[editar | editar código-fonte]