Skillet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Skillet
Informação geral
Origem Memphis, Tennessee
País  Estados Unidos
Gênero(s) rock alternativo
metal progressivo
metal sinfônico
metal alternativo
rock cristão
Período em atividade 1996 - Atualmente
Gravadora(s) Ardent Records
ForeFront Records
Atlantic Records
Afiliação(ões) Seraph

Ledger

Fight The Fury

Integrantes John Cooper
Korey Cooper
Jen Ledger
Seth Morrison
Ex-integrantes Ken Steorts
Trey McClurkin
Daniel Stiefe
Kevin Haaland
Lori Peters
Ben Kasica
Jonathan Salas

Jen ledger

Página oficial Site Oficial

Skillet é uma banda cristã de rock alternativo de Memphis, Tennesse, formada em 1996. A banda é composta por John Cooper (Vocalista principal, baixista, e líder da banda), Korey Cooper (guitarrista, teclista e backing vocal, e que é casada com o John Cooper), Seth Morrison (guitarrista) [1] e Jen Ledger (Baterista). Skillet gravou oito álbuns em estúdio e recentemente, foi indicado ao Grammy Awards com dois deles, Collide (2003) e Comatose (2006).[2] De lá pra cá, a banda tem expandido em muitos gêneros diferentes, incluindo metal alternativo, metal progressivo e metal sinfônico.

História[editar | editar código-fonte]

A banda surgiu em 1996 com apenas John Cooper e Ken Steorts. Com pouco tempo,Trey McClurkin se juntou como baterista temporário. A banda assinou com a ForeFront Records e logo lançaram o álbum Skillet que foi bem aceito pelo público e logo iniciaram uma pequena turnê.

Em 1998, a banda lançou seu segundo álbum, Hey You, I Love Your Soul. A diferença entre este e o primeiro álbum está na dependência dos teclados.

Pouco antes da gravação do terceiro álbum, Invincible - lançado em 2000, Ken Steorts deixa a banda e Kevin Haaland assume o posto de guitarrista. Após o lançamento de Invincible, Trey McClurkin também deixa a banda e Lori Peters assume a bateria. No mesmo ano, a banda lança seu primeiro CD, Ardent Worship.

Logotipo do "Skillet".

Mais uma vez, agora em 2001, o posto de guitarrista é mudado, assim, Ben Kasica assume o lugar de Kevin Haaland. Esse ano também é marcado pelo lançamento de Alien Youth, que foi muito bem aceito pelo público, levando o Skillet a sua primeira grande turnê pelos Estados Unidos.

Em 2003, pelo selo Ardent Records, a banda lança Collide, que chamou a atenção de Andy Krap, presidente da A&R da Lava Records e, em 2004, os direitos de Collide foram comprados pela Lava Records, uma divisão da Atlantic Records. Em maio de 2004, Collide foi relançado sob o selo da Lava Records, com uma faixa bônus: "Open Wounds". Citando Linkin Park e P.O.D. como algumas das influências musicais de Collide, John Cooper disse: "Bem, eu sou um compositor e ouço de tudo, mas filtro o que eu gosto e o que eu não gosto. Todas essas coisas tem tido uma influência sobre mim".

O álbum Collide trouxe a Skillet a sua primeira indicação do Grammy Awards de 2005 como "Melhor Álbum de Rock do Ano". Ele se tornou o álbum mais vendido até a data da premiação, com mais de 200.000 cópias, enquanto a banda fazia cerca de 200 apresentações em um ano - incluindo turnês com as bandas seculares Saliva, Shinedown, Finger Eleven, Three Days Grace, Breaking Benjamin e Seether.

O próximo álbum lançado foi Comatose, em 2006, com arranjos específicos e levando a banda a sua segunda indicação ao Grammy Awards de 2007 como "Melhor Álbum de Rock ou Rap do Ano" e à vitória na indicação ao GMA Dove Awards de 2008 na categoria de "Melhor Música de Rock do Ano" com a canção "Comatose".

Em 2007, Skillet lançou o Comatose (Deluxe Edition) e o The Onder I Get EP.

Em janeiro de 2008, a baterista Lori Peters deixa banda para "escrever um novo capítulo em sua vida, agora longe da estrada" e a bateria é assumida por Jen Ledger. Em outubro de 2008, Skillet lançou Comatose Comes Alive, que foi gravado em um show no Tennessee (EUA) em abril de 2008.

Em agosto de 2009 é lançado o álbum Awake, que após 20 semanas já contabilizou 300.000 cópias vendidas. É um álbum com o estilo bem semelhante ao anterior, o Comatose. Suas duas faixas mais conhecidas, Hero e Monster foram lançadas anteriormente como singles, tendo alcançado altos índices de audiências nas rádios locais e foram colocadas no WWE SmackDown vs. Raw 2010.

Entre 2009 e 2010, a baterista e back vocalista Jen Ledger, recebe fama por maior baterista da América.

Em defesa aqueles que dizem que os integrantes do Skillet não segue princípios cristãos: "Posso ter piercing, brinco e parecer um emo como dizem, mas nunca deixei de ser cristão por dentro, isso não interfere em nada, o importante é o que você tem por dentro, isso o torna um verdadeiro cristão ou não", disse John Cooper em entrevista à Artisan News.

Em 2011, a música Awake and Alive é escolhida para fazer parte da trilha sonora do filme Transformers 3: O Lado Oculto da Lua.[3]

Em 2013, enquanto a banda estava preparando seu próximo álbum, o álbum Awake foi certificado com Disco de Platina, por vender mais de 1 milhão de cópias somente nos EUA, a primeira da banda.

Em 2013 Skillet lança seu 8° álbum, o "Rise"

Em 2016, Skillet lança o seu 9° álbum, o "Unleashed".

Em 2019, Skillet se prepara para lançar seu 10° álbum, o "Victorious"

Turnês[editar | editar código-fonte]

Desde o início da banda, o Skillet sempre fez turnês ao lado de outras bandas, com o objetivo de contemplar um publico maior a cada show. Apenas em 2001, após o lançamento do álbum Alien Youth, a banda conseguiu fazer a sua primeira grande turnê como banda principal, a turnê levou o nome do próprio álbum.

Após o lançamento do álbum Collide, a banda conseguiu atingir ainda mais fãs e se consolidou como uma banda com grande potencial para turnês próprias, assim, a turnê do álbum Collide aconteceu tranquilamente para a banda e rendeu, inclusive, um show único na Austrália, promovido pela parceria da banda com uma igreja local.

A banda realizou uma turnê no outono de 2007 com bandas já conhecidas do público, como Breaking Benjamin, Three Days Grace e Seether.[4] Além dessas bandas, abriram alguns shows de Flyleaf na turnê Justice & Mercy (2007) que foi cancelada devido alguns problemas vocais de Lacey Mosley, vocalista do Flyleaf.

A banda também se juntou a Ron Luce & Teen Mania Ministries para uma turnê, Acquire Fire Tour pelos Estados Unidos e Canadá.

Uma das turnês da banda ocorreu entre março e maio de 2008, com Thousand Foot Krutch abrindo os shows, na intitulada Comatose Tour. A banda participou de vários festivais, entre eles o SoulFest - evento com vários artistas, o Winter Jam Tour 2008 e California Mid State Fair 2008.

No outono de 2009, Skillet iniciou uma turnê com Hawk Nelson, Decyfer Down, e The Letter Black, para promover o álbum Awake. A turnê se chamava "Awake & Alive Tour" e eles se apresentaram em 52 cidades. A turnê durou de outubro até janeiro.

Em 2010, a turnê do álbum Awake continuou até o lançamento de uma turnê com a banda Creed, que foi bem curta. Após o fim dessa turnê, a banda continuou fazendo shows solo para a divulgação do álbum Awake.

Em Janeiro de 2011, o Skillet voltou à Austrália, e dessa vez fez shows em Melbourne, Sydnei e Brisbane. Entre abril e maio, a banda foi escalada para uma grande turnê chamada "Avalanche Tour", que contou com bandas como Stone Sour e Halestorm. A turnê passou por 34 cidades e praticamente todos os shows foram esgotados. Essa turnê gerou alguns comentários entre os fãs e a mídia cristã, que criticou o Skillet por estar, constantemente, em turnês com bandas que não eram cristãs. Após o fim da mesma, a banda repetiu o que havia feito em 2010 e voltou aos shows solo para divulgação do álbum Awake.

Já no segundo semestre desse mesmo ano, a banda realiza sua primeira turnê internacional, fazendo shows na Ásia e Europa. A turnê não recebeu um nome específico. A banda declarou, em seus podcasts disponibilizados na internet, que não esperava a grande quantidade de fãs que eles descobriram que têm nos países por onde a turnê passou, principalmente no Japão - onde a banda apelidou seus fãs de Japanheads - e na Rússia, onde os fãs fizeram um flashmob com corações de papel durante a música "Lucy", no show realizado em Kaliningrad.

Em outubro de 2013, a banda fez uma "mini turnê" na América do Sul, passando pelas capitais do Brasil (Recife e São Paulo) e na Colômbia (Bogotá) . Durante o show em Recife, no dia 03 de outubro, perto do encerramento do show, a banda anunciou ao público que foi o melhor show que já fizeram, desde o começo de suas carreiras.

Saída de Ben Kasica e Novo Guitarrista[editar | editar código-fonte]

No dia 14 de fevereiro de 2011, a banda postou uma nota no Facebook anunciando a saída do guitarrista Ben Kasica, após 10 anos com a banda. O guitarrista resolveu seguir um caminho longe dos palcos, sendo apenas produtor musical. Logo após a saída de Ben, a banda saiu em busca de um novo guitarrista e achou Seth Morrison, que por acaso era fã da banda. Segundo o próprio Seth, o produtor ligou pra ele no meio da madrugada perguntando se ele queria viajar na próxima tour do Skillet. A resposta de Morrison foi óbvia, assim como a aceitação dos fãs logo após seu ingresso na banda. Durante o ano de 2012, a banda não participou de outras turnês, fazendo apenas shows solo.

Álbuns "Rise" e "Unleashed" - Atualmente[editar | editar código-fonte]

Em abril de 2013, a banda anunciou o seu novo trabalho inédito, Rise, que foi lançado em 25 de junho. Antes do lançamento, dois singles do novo álbum, “Sick Of It” e “American Noise” respectivamente, foram liberados no iTunes.[5]

Em agosto de 2016, foi lançado o álbum Unleashed. Um ano depois, em novembro de 2017 foi lançada uma "Edição Especial", chamada Unleashed Beyond (Special Edition), trazendo 8 novas músicas, entre elas, 3 remixes "Feel Invincible (Y2K Remix), The Resistance (Soli Remix) e Stars (Film Version).

Este ano (2019), em 2 de agosto, será lançado o álbum "Victorious". Até o momento, três singles foram lançados, são eles: "Legendary", "Anchor" e "Save Me".

Integrantes[editar | editar código-fonte]

  • John Cooper - vocal, baixo e teclado (1996-presente), bateria (2008-presente)
  • Korey Cooper - guitarra base, teclado e backing vocals (1999-presente)
  • Jen Ledger - bateria e voz (2008-presente)
  • Seth Morrison - guitarra solo e backing vocals (ao vivo) (2011-presente)

Ex-Integrantes[editar | editar código-fonte]

  • Ken Steorts - guitarra solo e base (1996–1999)
  • Trey McClurkin - bateria (1996–2000)
  • Daniel Stiefel - guitarra solo (1999)
  • Kevin Haaland - guitarra solo (1999–2001)
  • Lori Peters - bateria (2000–2007)
  • Ben Kasica - guitarra solo (2001–2011)
  • Jonathan Salas - guitarra solo (2011)

Membros de turnê[editar | editar código-fonte]

  • Billy Dawson - guitarra base e solo (2000)
  • Faith Stern - teclado e vocal (2002–2003)
  • Chris Marvin - guitarra base, solo e backing vocal (2002–2003, 2005–2006)
  • Andrea Winchell - teclado (2005–2006)
  • Scotty Rock - baixo (2009-2011)
  • Tate Olsen - violoncelo (2008-presente)
  • Jonathan Chu - violino (2008-2015)
  • Drew Griffin - violino (2017)

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Álbum Detalhes do Álbum Melhores posições Vendas Certificações
US EUA Christ. JAP NZL
Skillet
  • Estados Unidos: 35,000
Hey You, I Love Your Soul 25
  • Estados Unidos: 17,000
Invincible 13
  • Estados Unidos: 38,000
Alien Youth 141 4
  • Estados Unidos: 133,000
Collide 179 9
  • Estados Unidos: 320,000
Comatose 55 4
  • Estados Unidos: 1,000,000
Awake 2 1 68 9
  • Estados Unidos: 2,000,000
Rise 4 1 83
  • Estados Unidos: 500,000
Unleashed 3 1 106
  • Estados Unidos: 500,000

Álbuns ao vivo[editar | editar código-fonte]

EPs[editar | editar código-fonte]

Outros Projetos[editar | editar código-fonte]

  • Skillet Piano Tribute (2008 - 2013)
  • A String Tribute to Skillet (2010)
  • The Early Years (1996-2001) (2010)

Participações Especiais[editar | editar código-fonte]

  • Música "Last Day Of Summer" para o álbum "Surfonic Water Revival", em 1998
  • Música "Stand" para o álbum "Veggie Rocks", em 2004
  • Participação de John Cooper na faixa "Tonight", do artista "Toby Mac", em 2010
  • Participação de John Cooper na faixa "Zombie", da banda "We As Human", em 2013

Videografia[editar | editar código-fonte]

DVD's[editar | editar código-fonte]

  • Alien Youth: The Unplugged Invasion (2002)
  • Comatose Comes Alive (2008)
  • Awake & Live - Rise Deluxe (2013)

Clipes[editar | editar código-fonte]

  • I Can
  • Gasoline
  • Saturn
  • More Faithful
  • Best Kept Secret
  • Alien Youth
  • Savior
  • Rebirthing
  • Whispers In The Dark
  • The Older I Get
  • Looking For Angels
  • Monster
  • Hero
  • Awake and Alive
  • Sick Of It (Fan Lyric Video)
  • American Noise (Lyric Video)
  • Sick Of It
  • Rise (Lyric Video)
  • Not Gonna Die (Lyric Video)
  • American Noise (Lyric Video) - (Sem nenhum motivo aparente, esse vídeo esta duplicado no canal oficial da banda, no YouTube)
  • American Noise
  • Circus For a Psycho (Não lançado oficialmente, apenas aparecia nos telões dos shows)
  • Not Gonna Die
  • Feel Invincible
  • Stars
  • Stars (The Shack Version)
  • Back From The Dead
  • Lions (Lyric Video)
  • The Resistance (Lyric Video)
  • Breaking Free (Feat. Lacey Sturm)
  • Brave (Lyric Video)
  • Legendary (Lyric Video)
  • Anchor (Lyric Video)
  • Save Me (Lyric Video)
  • Legendary

Referências

  1. Redação Virtual Gospel. «Biografia Skillet». Portal Virtual Gospel. Consultado em 06 de abril de 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. CCMMagazine.com: Skillet Closes Out 2007 With Grammy Nomination - acessado em 13 de março de 2008
  3. Everson Barbosa. «SSkillet: música "Awake & Alive" está no album do filme Transformers 3». Portal Gospel Mais. Consultado em 16 de fevereiro de 2012 
  4. «IGN: Breaking Benjamin Fall Tour Schedule». Consultado em 17 de julho de 2009. Arquivado do original em 20 de novembro de 2012 
  5. Redação Supergospel. «Skillet lança novo álbum em junho - "Rise"». Portal Super Gospel. Consultado em 16 de fevereiro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Crystal Clear app kguitar.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.