SkyEurope Airlines

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
SkyEurope Airlines
IATA NE
ICAO ESK
Indicativo de chamada Relax
Fundada em 2001
Principais centros
de operações
Bratislava
Praga
Viena
Outros centros
de operações
Budapeste
Varsóvia
Aliança comercial ELFAA
Frota 4
Destinos 30
Sede Bratislava, Eslováquia
Pessoas importantes Jason Bitter (CEO)
Nick Manoudakis (CFO)
Sítio oficial www.skyeurope.com


A SkyEurope Airlines foi uma empresa aérea multinacional europeia de baixo custo com sede em Bratislava, Eslováquia e efectuava a maioria dos seus voos regulares a partir das suas principais bases em Bratislava, Praga (República Checa) e Viena (Áustria).


História e Frota[editar | editar código-fonte]

A empresa foi estabelecida em Novembro de 2001 e iniciou os primeiros voos regulares em Fevreiro de 2002 com voos entre Bratislava e Kosice, na Eslováquia, com um Embraer 120 ER Brasília. Rapidamente a empresa cresceu, abriu novas rotas e adquiriu aviões a jacto Boeing 737.

O serviço a bordo dos voos da SkyEurope está baseado no serviço habitual das companhias aéreas de baixo custo (refeições e bebidas pagas pelo passageiro), porém, a empresa especializou-se em servir a bordo produtos de alta qualidade, como por exemplo o café Nespresso. Também organiza frequentemente eventos a bordo nos seus voos regulares, como passagens de modelos, concertos e encontros entre solteiros (Speed dating).

Até recentemente a empresa empregava cerca de 700 pessoas e operava uma frota de 4 aviões Boeing 737 – 700[1], com uma frota que foi a mais jovem da Europa, com uma idade média dos seus aviões de 0.8 anos.

A 1 de Setembro de 2009 a SkyEurope suspende as suas vendas e voos e declara-o no seu site oficial.

Presença em Portugal[editar | editar código-fonte]

Actualmente, a companhia oferece vários voos semanais a partir da sua base de Viena, Áustria, para Lisboa (Aeroporto da Portela).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. Victoria Moores, SkyEurope scrabbles to replace repossessed 737 fleet, Flightglobal, 28.1.2009 [1]

Página oficial [2]


Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.