Solidaridad Obrera (periódico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde junho de 2015).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ícone de esboço Este artigo sobre meios de comunicação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ícone de esboço Este artigo sobre Anarquismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Antigo cabeçalho do Solidaridad obrera

Solidaridad Obrera é um periódico de expressão da Confederação Regional do Trabalho da Catalunha e Balears do sindicato anarquista espanhol CNT-AIT e porta-voz desse sindicato na Espanha.

O periódico tem o nome de Solidaridad Obrera em homenagem à organização que, em princípios do século XX, no ano de 1907, reorganizou o movimento operário na España baseando-se na estrutura anterior da Federação de Trabalhadores da Região Espanhola (FTRE). Este nome foi também utilizado por numerosos órgãos de expressão de movimentos anarquistas e sindicalistas revolucionários de vários países do mundo.

O periódico Solidaridad Obrera surgiu em 19 de Outubro de 1907 em Barcelona, Catalunha (Espanha) como órgão de expressão da Federação Solidaridad Obrera e foi mantido diante de diversas vicissitudes conforme os momentos históricos vividos na Espanha, até a atualidade onde se mantém com uma edição online juntamente com outra de papel com uma tiragem de 5.000 exemplares que são distribuídos gratuitamente (a gratuidade foi estabelecida no ano de 2005). Durante a Guerra Civil Espanhola o periódico Solidariedad Obrera foi o jornal de maior circulação da Espanha.


Veja também[editar | editar código-fonte]

Portal Portal da Anarquia