Stand News

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Stand News
Tipo de sítio Notícias
Proprietário(s) Best Pencil (Hong Kong) Ltd. → Stand Media Ltd.
Idioma(s) Chinês Tradicional
Sede Hong KongLiberland
Endereço eletrônico standnews.co.uk
Estado atual Extinto

Stand News (chinês: 立場 新聞) foi um site de notícias gratuito e sem fins lucrativos com sede em Hong Kong, de 2014 a 2021. Fundado em dezembro de 2014, foi o sucessor do House News. Concentrou-se principalmente em questões sociais e políticas em Hong Kong e, em geral, assumiu uma posição editorial pró-democracia.

A Stand News foi classificada com a maior credibilidade entre a mídia de notícias online em Hong Kong em duas pesquisas de opinião pública conduzidas pela Universidade Chinesa de Hong Kong em 2016 e 2019.[1][2]

Em 29 de dezembro de 2021, em meio a uma crescente repressão governamental à mídia após a promulgação da lei de segurança nacional de Hong Kong em 2020, a Stand News foi invadida pela Força Policial de Hong Kong, que prendeu altos funcionários e congelou os ativos da empresa. Como resultado, como o Apple Daily no mesmo ano, a Stand News foi forçada a demitir sua equipe e encerrar as operações.[3]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

A Stand News foi fundada após o fechamento da House News em julho de 2014. Em vez de administrar o site como uma empresa limitada como a House News, a empresa proprietária do site, Best Pencil (Hong Kong) Limited, é legalmente administrada por uma empresa fiduciária, enquanto proíbe qualquer transferência de ações.[4]

Após o fechamento forçado do Apple Daily em 24 de junho de 2021, a organização anunciou medidas cautelares, citando "preocupações de segurança". Embora tenha prometido continuar publicando, disse que retiraria preventivamente todos os itens não noticiosos, como comentários e op-eds. Afirmando que doar suas finanças atuais permitiria que as operações continuassem por 9 a 12 meses, eles deixariam de aceitar patrocínios ou assinaturas para evitar que o dinheiro "fosse desperdiçado". Seis dos oito membros do conselho renunciaram.[5][6]

A organização também participou dos vazamentos do Pandora Papers em outubro de 2021.[7]

Incidentes[editar | editar código-fonte]

Disputa legal com o ex-chefe do executivo Leung Chun-ying[editar | editar código-fonte]

momento em que Gwyneth Ho, uma jornalista do Stand News, foi atacada em Yuen Long.

Em 24 de agosto de 2018, o ex-presidente-executivo Leung Chun-ying entrou com um processo por difamação contra o professor universitário Chung Kim-wah e Stand News no Tribunal Superior, alegando que um artigo no site associava falsamente Leung às tríades.[8][9] O artigo relatava um jantar entre os assessores de Leung e supostos membros da tríade. Chung Kim-wah recusou-se a retratar o artigo, enquanto o editor-chefe do Stand News, Chung Pui-kuen, afirmou que não acreditava que o artigo difamava Leung, e estendeu a Leung o direito de resposta.[10]

Incidentes durante os protestos de 2019 em Hong Kong[editar | editar código-fonte]

Durante o ataque de Yuen Long em 21 de julho de 2019, a repórter do Stand News, Gwyneth Ho, foi atacada por membros da tríade durante a transmissão ao vivo do ataque. Quando os agressores estavam atacando os passageiros na estação de trem, alguns deles se voltaram para Ho, que foi derrubada e atingida por paus e bastões de madeira enquanto continuava as filmagens. Ho foi levada para o hospital, onde recebeu tratamento para seus ferimentos e recebeu pontos.

Em 20 de dezembro de 2019, enquanto relatava um tiroteio no Jade Plaza em Tai Po, as mãos e o celular de um repórter do Stand News foram agredidos repetidamente por um policial; outros repórteres foram pulverizados com pimenta. A Associação de Jornalistas de Hong Kong condenou o ataque e a provocação intencional da Polícia de Hong Kong.[11] O jornalista sênior Yau Ching-Yuen alegou que a polícia poderia saber que a vítima trabalhava para o Stand News e, portanto, alvejou intencionalmente o repórter.

Em 24 de dezembro de 2019, um repórter do Stand News foi atacado pela polícia usando gás pimenta. O repórter, armado com equipamento de gravação, estava cobrindo um conflito entre a polícia e civis em Mong Kok na época.

Supressão e fechamento[editar | editar código-fonte]

Ronson Chan transmitindo ao vivo a batida policial em sua casa na página do Stand News no Facebook.

Em 2021, a mídia noticiosa não pró-governamental de Hong Kong foi sujeita a uma repressão crescente do governo, como o fechamento forçado do Apple Daily em junho e o processo contra seus funcionários. Como resultado, o Stand News escreveu que "crimes de fala" chegaram a Hong Kong e removeu comentários de seu site. Ele também parou de aceitar doações mensais de leitores para evitar o desperdício de fundos dos doadores no caso de o Stand News ser suprimido de maneira semelhante ao Apple Daily.[12][13][14]

Stand News foi alvejado mais tarde naquele ano. Em 3 de dezembro de 2021, o secretário de Segurança Chris Tang acusou a saída de preconceito e de difamar a iniciativa de "prisão inteligente" de Hong Kong. Na manhã de 29 de dezembro, o Stand News foi invadido por mais de 200 oficiais da Força Policial de Hong Kong. Três homens e três mulheres foram presos e acusados ​​de conspiração para publicar material sedicioso. Ronson Chan, editor do Stand News e presidente da Associação de Jornalistas de Hong Kong, também foi detido para interrogatório por oficiais de segurança nacional, e sua casa foi invadida;[13] dois ex-membros do conselho - a ex-legisladora Margaret Ng e a ícone pop Denise Ho estava entre os presos.

Mais tarde, no mesmo dia, o Stand News anunciou nas redes sociais que encerraria a publicação e demitiria seus funcionários, pois os ativos da empresa foram congelados pela polícia.[15] Seu site foi prontamente substituído por uma curta carta de despedida. As páginas da empresa no Facebook e no Twitter foram excluídas, e todo o conteúdo de sua conta no YouTube foi removido. O escritório do Stand News no Reino Unido anunciou que também fecharia, com a renúncia do chefe do escritório, Yeung Tin-shui.[16]

Ao final de sua vida útil, sua página de fãs no Facebook tinha mais de 1,7 milhão de curtidas.[17]

Editores-chefes[editar | editar código-fonte]

  1. Chung Pui-kuen[18]
  2. Yu Ka-fai[18]
  3. Patrick Lam; interim[19]

Referências

  1. «蘇鑰機:香港傳媒公信力:低處未必最低 - 20191128 - 觀點». 明報新聞網 - 每日明報 daily news (em chinês). Consultado em 1 de janeiro de 2022 
  2. http://www.com.cuhk.edu.hk/ccpos/en/research/Credibility_Survey%20Results_2019_ENG.pdf
  3. «Stand News closes, content deleted following arrests and police raid; Chief Sec. slams 'evil elements'». Hong Kong Free Press HKFP (em inglês). 29 de dezembro de 2021. Consultado em 1 de janeiro de 2022 
  4. «House News founder Tony Tsoi forms new company Best Pencil». www.marketing-interactive.com (em inglês). Consultado em 1 de janeiro de 2022 
  5. «《立場新聞》公告 | 立場新聞 | 立場新聞». web.archive.org. 27 de junho de 2021. Consultado em 1 de janeiro de 2022 
  6. «Hong Kong police arrest senior Apple Daily journalist at airport». the Guardian (em inglês). 28 de junho de 2021. Consultado em 1 de janeiro de 2022 
  7. «About the Pandora Papers - ICIJ» (em inglês). Consultado em 1 de janeiro de 2022 
  8. Chan, Holmes (24 de agosto de 2018). «Ex-leader CY Leung sues Stand News and university professor for defamation». Hong Kong Free Press HKFP (em inglês). Consultado em 1 de janeiro de 2022 
  9. Cheng, Kris (16 de agosto de 2018). «Ex-chief exec. CY Leung sends legal letters demanding Stand News and scholar retract article». Hong Kong Free Press HKFP (em inglês). Consultado em 1 de janeiro de 2022 
  10. «CY Leung files libel suit against professor and online news portal». South China Morning Post (em inglês). 24 de agosto de 2018. Consultado em 1 de janeiro de 2022 
  11. «記協批警方敲打《立場》記者手部及手機 予以強烈譴責». hk.news.yahoo.com (em chinês). Consultado em 1 de janeiro de 2022 
  12. «Stand News articles removed, directors resign - RTHK». news.rthk.hk (em inglês). Consultado em 1 de janeiro de 2022 
  13. a b Press, Hong Kong Free (29 de dezembro de 2021). «Over 200 Hong Kong national security police raid Stand News newsroom, 6 arrested inc. acting editor». Hong Kong Free Press HKFP (em inglês). Consultado em 1 de janeiro de 2022 
  14. «Hong Kong media outlet Stand News to shut down after arrests of executives, as press landscape darkens». Washington Post (em inglês). ISSN 0190-8286. Consultado em 1 de janeiro de 2022 
  15. «One of Hong Kong's last pro-democracy news sites, Stand News, closes after police raid and arrests». www.cbsnews.com (em inglês). Consultado em 1 de janeiro de 2022 
  16. Press, Hong Kong Free (30 de dezembro de 2021). «Hong Kong's Stand News deletes website and wipes social media; ex-staff to appear in court as watchdogs decry raid». Hong Kong Free Press HKFP (em inglês). Consultado em 1 de janeiro de 2022 
  17. «【立場新聞】《蘋果》倒下後最大自由聲音 屢受高官炮轟 《立場》高壓下大作連連». Radio Free Asia (em inglês). Consultado em 1 de janeiro de 2022 
  18. a b Post, Chris Lau, South China Morning (30 de dezembro de 2021). «The rise and fall of Hong Kong's Stand News». ABS-CBN News (em inglês). Consultado em 1 de janeiro de 2022 
  19. «Two former Stand News editors charged with sedition in Hong Kong». ABC News (em inglês). 30 de dezembro de 2021. Consultado em 1 de janeiro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Stand News