Saltar para o conteúdo

Suco pancreático: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Bot: Adicionando: fr:Suc pancréatique
Linha 11: Linha 11:


O suco pancreático é rico em íons bicarbonato. Estes íons têm como função diminuir a acidez do [[quimo]], que vem do [[estômago]], tornando-o [[alcalino]] (pH 8.0). Os íons fazem que o pH passe de 2.0 (ácido) para 8.0 (alcalino).
O suco pancreático é rico em íons bicarbonato. Estes íons têm como função diminuir a acidez do [[quimo]], que vem do [[estômago]], tornando-o [[alcalino]] (pH 8.0). Os íons fazem que o pH passe de 2.0 (ácido) para 8.0 (alcalino).
O suco pancreático é encontrado nas cavidades do estômago perto da localização do [[ânus]]

{{esboço-bioquímica}}
{{esboço-bioquímica}}
[[Categoria:Bioquímica]]
[[Categoria:Bioquímica]]

Revisão das 13h23min de 16 de junho de 2010

O suco pancreático é uma secreção produzida pelo pâncreas que atua no processo digestivo e, através do ducto pancreático (ou canal de Wirsung), é lançado na cavidade do duodeno.

Contém água, enzimas (amilase pancreática, lipase pancreática, tripsinogênio, quimiotripsinogênio e nucleases) e grandes quantidades de íons bicarbonatos. O pH do suco pancreático oscila entre 8 e 8,3. Sua secreção digestiva é responsável pela hidrólise da maioria das moléculas de alimento, como carboidratos, proteínas, gorduras e ácidos nucléicos.

A amilase pancreática fragmenta o amido em moléculas de maltose; a lipase pancreática hidrolisa as moléculas de um tipo de gordura – os triacilgliceróis, originando glicerol e álcool; as nucleases atuam sobre os ácidos nucléicos, separando seus nucleotídeos.

O suco pancreático contém ainda o tripsinogênio e o quimotripsinogênio, formas inativas em que são secretadas as enzimas proteolíticas tripsina e quimotripsina. Sendo produzidas na forma inativa, as proteases não digerem suas células secretoras. Na luz do duodeno, o tripsinogênio entra em contato com a enteroquinase, enzima secretada pelas células da mucosa intestinal, convertendo-se em tripsina, que por sua vez contribui para a conversão do precursor inativo quimotripsinogênio em quimotripsina, enzima ativa.

O suco pancreático é liberado através das ações das hormonas secretina e colecistocinina a sua libertação é feita pela papila maior que está situada na porção descendente do duodeno (D2).

O suco pancreático é rico em íons bicarbonato. Estes íons têm como função diminuir a acidez do quimo, que vem do estômago, tornando-o alcalino (pH 8.0). Os íons fazem que o pH passe de 2.0 (ácido) para 8.0 (alcalino). O suco pancreático é encontrado nas cavidades do estômago perto da localização do ânus

Ícone de esboço Este artigo sobre Bioquímica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.