Sunset Riders

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Sunset Riders
Japanese Arcade Flyer.
Desenvolvedora(s) Konami
Publicadora(s) Konami
Designer(s) Hideyuki Tsujimoto (diretor)
Compositor(es) Naohisa Morota
Motoaki Furukawa
Plataforma(s)
Data(s) de lançamento (Arcade)
4 de setembro de 1991
(Mega Drive/Genesis)
3 de março de 1993
(SNES)
6 de agosto de 1993
Gênero(s) Ação
Modos de jogo Single player, multiplayer
Hardware
Gabinete Upright
CPU Motorola 68000 (@ 16 MHz)
Som Z80 (@ 4 MHz)
YM2151 (@ 3.579545 MHz)
K053260 (@ 3.579545 MHz)
Vídeo Raster
288 x 224 pixels (Horizontal)
2048 colors

Sunset Riders (サンセットライダーズ Sansetto Raidāzu?) é um jogo de faroeste, no estilo plataforma 2D, desenvolvido pela Konami em 1991 para arcade. Posteriormente em 1992 e 1993 foi portado para os consoles Mega Drive e Super Nintendo, respectivamente. Nas versões de fliperama é possível encontrar maquinas que usem apenas dois jogadores, e outras capazes de usar todos os quatro personagens simultaneamente, sendo que os ports para os consoles a ultima opção não é permitida nem mesmo com uso de Multitap.

A famosa trilha-sonora do game foi composta por Motoaki Furukawa.

Foi considerado o 88o melhor game do Snes pela IGN.[1]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Sunset Riders é um jogo de faroeste em que quatro caçadores de recompensas percorrem o Velho Oeste dos Estados Unidos em busca dos mais terríveis foras-da-lei. No começo de cada fase, é mostrado ao jogador um cartaz com o nome do bandido a ser eliminado, o valor da recompensa e a famosa frase: "Procurado vivo ou morto"( "Wanted dead or alive" em inglês). O jogo possui oito fases. Conforme o jogador vai avançando, as fases vão se tornando mais difíceis e as recompensas maiores. Cada fase representa uma parte dos Estados Unidos, da primeira fase na costa oeste, indo a ultima na costa leste.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Os 4 personagens são:

Steve: Steve é loiro e de olhos azuis. Usa chapéu e botinas rosas, bandana rosa-choque, camisa amarelo-pálida, colete preto e calça amarela com suspensórios rosas. Nas fases em que o player joga montado em um cavalo (fases 2 e 7), ele monta um cavalo de cor branca.

Billy: Billy é loiro, de olhos azuis e nariz pontudo, usa roupas azuis. Nas fases em que o player joga montado em um cavalo (fases 2 e 7), ele monta na verdade um Corcel de cor preta.

Bob: Bob possui longos cabelos loiros, olhos azuis, colete amarronzado, camisa verde clara e calças verdes. Ele usa um chapéu vermelho que cai atrás das costas. Nas fases em que o player joga montado em um cavalo (fases 2 e 7), ele monta um cavalo cor de pêssego

Cormano: Cormano é de origem mexicana. Possui olhos de tom violeta, cabelos e barba castanho-escuros, chapéu rosa-choque, capa rosada com detalhes em vermelho, calça vermelha e botinas azuis. Seu principal rival é o inimigo mexicano El Greco (por isso, quando o player o derrota, Cormano pega o seu sombrero e passa a usá-lo até o final do jogo). Nas fases em que o player joga montado em um cavalo (fases 2 e 7), ele monta um cavalo de cor vermelha.

Steve e Billy usam Revólvers (tiro mais rapido e concentrado), enquanto que Bob e Cormano usam espingardas (tiro mais lento, porém cobrindo uma área maior). A espingarda de Cormano possui um cano mas mais curto e mais cromado que a de Bob. A versão para Mega Drive disponibiliza apenas dois personagens: Billy e Cormano.

Bandidos e fases[editar | editar código-fonte]

Ao final de cada fase, deve-se enfrentar o bandido que aparece no cartaz do início. São 8 bandidos ao todo.

Simon Greedwell: Na primeira fase você vai em busca de Simon Greedwell, um fazendeiro e banqueiro corrupto que usa um rifle e comanda vários capangas. É paga a recompensa de $ 10.000 pela sua captura. Durante a sua chegada, ele profere a frase "It's Time To Pay" (É hora de pagar!) e quando é derrotado diz: "Bury Me With My Money" (Me enterre com o meu dinheiro).

Hawkeye Hank Hatfield: Um pistoleiro rápido no gatilho e muito ágil. É paga a quantia de $ 20.000 por sua captura. Sua frase de abertura é "Draw Pilgrim!" (Saque forasteiro!), e a frase de derrota é "You Got Me!" (Você me pegou!).

Dark Horse: Um homem forte, armado com revólver que monta em um cavalo preto blindado. Frase inicial - "You In Heap Big Trouble!" (Você se meteu numa grande enrascada). Frase final - "Me In Heap Big Trouble!" (Eu me meti numa grande enrascada).

The Smith Bros: Dois irmãos gêmeos que estão tocando o terror em um Saloon. Eles jogam bombas, dinamites e lanternas de querosene. Paga-se $ 40.000 pela captura. Quando o último dos irmãos morre, ele diz: "That was a bang!"

El Greco: Um mexicano, rival de Cormano, que se defende com um escudo e ataca com um chicote. Suas frases inicial e final são as mesmas: "Adios, Amigo!"

Chief Scalpem (Wigwam): Um Xamã índio que arremessa, se defende e ataca com facas. Fala inicial: "Ready for a Pow Wow?". Não possui fala final. Porém, ao ser derrotado, enquanto espera pelo tiro de misericórdia, sua irmã aparece e diz: "please, please, don't shoot my brother his only folowing orders" (ou seja, implora ao jogador que não atire nele porque ele estava apenas executando ordens). O personagem então responde: "alright ma'm we won't ..." (Ok, senhorita, nós não atiraremos...)

Paco Loco: Um guerrilheiro que utiliza um metralhadora, acima do portão de um forte militar. É obeso e calvo. Ele luta do topo de forte (a base de Richard Rose). Sua frase inicial é: "I say, bit of bad luck!" (algo como: você está com um baita azar). Uma vez derrotado, suas últimas palavras são "Hasta la bye bye".

Sir Richard Rose: O último chefe, um inglês que atira atrás de um palácio e usa uma armadura à prova de balas.

Diferenças das Versões Consoles em comparação à Versão Arcade[editar | editar código-fonte]

Mega Drive SNes
  • Só tem 4 fases, sendo que foram retiradas as duas fases em que você monta um cavalo. Porém, as fases bônus do Mega Drive são à cavalo e inclusive o inicio delas é idêntico a versão original do Arcade.
  • As fases foram inteiramente redesenhadas, e apenas lembram as do original.
  • Só tem 2 personagens selecionáveis: Billy e Cormano.
  • Na fase do trem o inimigo original é o El Greco, que é rival de Cormano, porém na versão da Sega esse inimigo não existe e é substituído por Paco Loco.
  • Graficamente bem inferior às outras versões.
  • Não tem vozes durante o jogo, e a qualidade das músicas é inferior.
  • Gráficos e trilha sonora em um nível próximo ao original.
  • Todas as fases e chefes, apesar de algumas trocas de nomes.
  • Todos os 4 personagens disponíveis, apesar de só ser possível jogar de 2 players.
  • Algumas imagens censuradas, como as “garotas explosivas” que foram substituídas por homens, as dançarinas do bar vestem roupas bem mais comportadas que as do arcade e não há qualquer menção à bebidas alcoólicas.

Referências

  1. ign.com/ Top 100 Snes games of all time

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.