Supernatural (quinta temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Supernatural (5ª temporada))
Ir para: navegação, pesquisa
5ª Temporada de Supernatural
Capa do Blu-ray da temporada.
Informação geral
Série Supernatural
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos The CW
N.º de episódios 22
Transmissão original 10 de setembro de 200913 de maio de 2010
Lançamento em DVD
Região 1 7 de setembro de 2010
Região 2 18 de outubro de 2010
Região 4 18 de novembro de 2010
Cronologia
4ª temporada
(2008–2009)
6ª temporada
(2010–2011)

A quinta temporada de Supernatural, uma série de televisão americana de fantasia e terror criada por Eric Kripke, estreou no dia 10 de setembro de 2009 na The CW e terminou em 13 de maio de 2010, sendo composta por 22 episódios. A temporada gira em torno dos irmãos Sam (Jared Padalecki) e Dean Winchester (Jensen Ackles) na luta para deter Lúcifer e salvar o mundo do Apocalipse. Ao longo da temporada, enquanto Castiel (Misha Collins) procura Deus, os Winchester combatem tanto anjos quanto demônios enquanto lutam seus destinos de se tornarem os receptáculos de Lúcifer e Miguel, respectivamente. Após a conclusão desta temporada, Kripke deixou o cargo de showrunner da série. [1] A temporada foi lançada em DVD e Blu-ray na região 1 em 7 de setembro de 2010,[2] na região 2 em 18 de outubro de 2010,[3] e na região 4 em 10 de novembro de 2010.[4]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Recorrente[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Com a quinta temporada, os roteiristas acharam mais difícil equilibrar os episódios fechados com o Apocalipse ocorrendo. O criador da série Eric Kripke disse, "... é difícil lidar com o fim do mundo, e na próxima semana o problema é que há uma casa assombrada." Para lidar com isso, eles decidiram seguir a fórmula usada no episódio "The Monster at the End of This Book" da quarta temporada, tendo um episódio fechado que no final se conecta de alguma forma com a mitologia principal da série.[5] Devido ao orçamento da série, a roteirista e co-produtora Sera Gamble brincou que o Apocalipse representado seria como a "versão do K-Mart" e não a "versão de US$ 100 milhões do Senhor dos Anéis". Além disso, a maioria da população geral não está ciente dos eventos, conforme "É uma espécie de zumbido de baixo nível que o indivíduo médio sentado no ônibus ao lado de você não está ciente, mas todos os sinais estão lá: pandemias, catástrofes naturais, genocídio".[6] Sobre os novos aspectos da série, Gamble comentou:

Misha Collins, que tinha sido recorrente na temporada anterior como Castiel, foi promovido a regular.[7] Houve rumores de que esta temporada seria a última de Supernatural, porque Kripke tinha dito que ele planejou a série para durar apenas cinco temporadas. No entanto, Kripke disse que estava vendo a quinta temporada como o último capítulo de uma história particular, mas que isso não significava que não poderia haver uma nova história. "Você pode acabar um capítulo de uma grande mitologia e depois começar um novo", disse ele.[8][9] Desde que os atores principais Jared Padalecki e Jensen Ackles foram contratados para outra temporada,[10] e também devido à boa audiência da série, The CW renovou a série para uma sexta temporada em 16 de fevereiro de 2010.[11] Gamble substituiu Kripke como showrunner.[12]

Episódios[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
em geral na temporada Título Diretor(es) Escritor(es) Exibição Audiência
83 1 "Sympathy for the Devil"
"(Simpatia Para O Diabo)"
Robert Singer Eric Kripke 10 de setembro de 2009 (2009-09-10) 3.40[13]
Com a libertação acidental do arcanjo caído Lúcifer no clímax do final da temporada anterior por Sam Winchester, o Apocalipse começou. Uma força desconhecida leva Sam e seu irmão Dean do lugar que Lúcifer começou sua ascensão destrutiva, e os transporta com segurança para um avião que passa por cima. Eles buscam informações do profeta Chuck Shurley, sabendo que seu aliado angelical Castiel foi morto por ajudá-los, mas ele é incapaz de dizer-lhes muito mais porque está sendo vigiado por anjos, que estão trabalhando contra os Winchester. Chuck mais tarde envia uma mensagem através de um fã de seu trabalho chamada Becky Rosen que os anjos perderam a espada do arcanjo Miguel—uma arma capaz de derrotar Lúcifer—e dá-lhes uma pista críptica quanto à sua localização. Quando Sam e Dean descodificam a pista, eles são atacados por demônios que trabalham para Lúcifer, incluindo sua antiga inimiga Meg Masters e seu agora possuído amigo Bobby Singer. Bobby consegue superar o demônio o tempo suficiente para se esfaquear com uma faca matadora de demônios, se ferindo gravemente no processo. Os Winchester derrotam os outros demônios, mas Meg foge antes que eles possam matá-la. Os irmãos levam Bobby para o hospital, em seguida, partiu para tomar a espada de Michael antes que os demônios. Eles acham o anjo Zacarias no lugar que a espada deveria estr, visto que Zacarias tinha propositadamente plantado a informação que os levou lá em uma das visões proféticas de Chuck. Zacarias explica que Dean é, de fato, a "espada" de Miguel como o hospedeiro humano destinado a Miguel. No entanto, Dean se recusa a fornecer a permissão necessária para Miguel possuí-lo, mesmo quando Zacarias ameaça matar Sam e Bobby e tortura os irmãos. Castiel logo aparece e força um Zacarias assustado a sair com a sugestão que ele foi miraculosamente revivido (e Sam e Dean colocados no avião) pelo próprio Deus. Ele então esconde Sam e Dean de detecção angelical e desaparece. De volta ao hospital, Bobby é revelado ter sido permanentemente paralisado abaixo da cintura por lesões medulares de ter esfaqueado a si mesmo. Dean tenta reforçar a confiança de seu amigo dando um discurso agitado sobre bater os anjos e os demônios, mas admite a Sam em privado que acredita que estão todos condenados. Ele também admite que, enquanto ele perdoa Sam, ele não pode mais confiar nele. Enquanto isso, um homem chamado Nick cuja família foi abatida por um assassino começa a ter pesadelos em que Lúcifer aparece-lhe na forma de sua esposa e tenta convencê-lo a deixá-lo assumir seu corpo para que ele possa enfrentar a Deus e procurar justiça. O homem eventualmente concorda. 
84 2 "Good God, Y'All!"
"(Fiquem Com Deus)"
Phil Sgriccia Sera Gamble 17 de setembro de 2009 (2009-09-17) 2.80[14]
Castiel pega o amuleto de Dean para que ele possa localizar Deus. Bobby envia Sam e Dean para responder a uma chamada frenética de seu amigo Rufus Turner, que está em River Pass, Colorado, uma cidade cheia de demônios. Eles encontram sua velha amiga Ellen Harvelle, cuja filha Jo também desapareceu. Quando os três encontram Jo e Rufus, eles parecem estar possuídos por demônios—e estranhamente, eles parecem pensar que Sam, Dean e Ellen também estão possuídos. Mais tarde, revelou-se que não há demônios reais presentes, apenas ilusões trazidas pela Guerra, um dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse, que enganou o povo a pensar que todos estão possuídos, levando-os a atacar uns aos outros. Depois, Sam e Dean concordam em separar-se porque nenhum deles confia em Sam no trabalho no momento. 
85 3 "Free to Be You and Me"
"(Livres Para Voar)"
J. Miller Tobin Jeremy Carver 24 de setembro de 2009 (2009-09-24) 2.66[15]
Sam recebe uma visita de Jessica; ele tenta ter uma vida normal se estabelecendo em uma cidade e trabalhando em um restaurante. Enquanto isso, Dean se junta a Castiel para rastrear o arcanjo Rafael, visto que Castiel acredita que Rafael conhece a localização de Deus. Eles conseguem atraí-lo para fora, no entanto, Rafael afirma que Deus está morto e suspeita que Lúcifer levantou Castiel dos mortos. Um grupo de caçadores encontra Sam e quer que ele se junte a uma caça, mas Sam recusa. Os caçadores retornam derrotados e prendem o colega de trabalho do restaurante de Sam como refém, forçando Sam a dizer a verdade sobre seu envolvimento no Apocalipse. Mais tarde, Jessica visita novamente, só que desta vez é realmente Lúcifer, que informa a Sam que ele quer usá-lo como seu receptáculo. 
86 4 "The End"
"(Fim)"
Steve Boyum Ben Edlund 1 de outubro de 2009 (2009-10-01) 2.62[16]
Sam chama Dean tarde da noite e quer se juntar novamente na batalha do Apocalipse, mas Dean rejeita. Dean desperta cinco anos no futuro, onde o vírus Croatoan devastou o mundo. Ele descobre por Zacarias que é o resultado da recusa de Dean de se tornar o receptáculo de Miguel. Dean descobre um grupo de sobreviventes liderados por seu futuro eu, que planeja confrontar Lúcifer em um confronto final. Também é revelado que, nesse futuro, Sam aceitou seu papel como receptáculo de Lúcifer. Depois de matar o Dean do Futuro, Lúcifer/Sam do Futuro diz a Dean que qualquer escolha que Dean faça, ele sempre acabará na mesma situação. Zacarias transporta Dean de volta ao seu presente e persuade Dean mais uma vez, mas Dean se recusa, e Castiel salva Dean da ira de Zacarias na hora certa. Dean contata Sam e eles se reúnem. 
87 5 "Fallen Idols"
"(Ídolos Caídos)"
James L. Conway Julie Siege 8 de outubro de 2009 (2009-10-08) 2.47[17]
Sam e Dean visitam Canton, Ohio e investigam uma sequência de assassinatos muito estranhos. Um homem que encontrou o carro de James Dean "Little Bastard" é encontrado morto como se ele estivesse envolvido em um grande acidente de carro. Outro homem é assassinado por alguém que se assemelha a Abraham Lincoln. Suspeitando que os assassinatos são trabalho de fantasmas famosos, os irmãos descobrem que o curador do museu de cera local tem coletado artefatos reais para ir junto com as estátuas de cera. Embora Sam e Dean se livram dos fantasmas, os incidentes continuam quando duas meninas relatam que seu amigo foi sequestrado por Paris Hilton. Eles verificam os corpos novamente e descobrem sementes estranhas que os levam a acreditar que é obra de Leshii, cuja floresta foi cortada na Europa Oriental. Sam e Dean retornam ao museu para confrontar Leshii. 
88 6 "I Believe the Children Are Our Future"
"(As Crianças São O Futuro)"
Charles Beeson Andrew Dabb & Daniel Loflin 15 de outubro de 2009 (2009-10-15) 2.59[18]
Em Alliance, Nebraska, Sam e Dean investigam uma série de casos estranhos que fazem lembrar contos de fada e crenças populares. Acontece que um menino de onze anos chamado Jesse é a razão para tudo isso, visto que tudo o que ele acredita que começou a se tornar realidade. Sam e Dean descobrem que Jesse foi adotado; sua mãe biológica revela que ela foi impregnada por um demônio, e que ela deu Jesse para adoção no nascimento. Castiel diz aos Winchester que Jesse é o Anticristo, um híbrido humano/demônio tendo poderes essencialmente ilimitados, e que eles deveriam matá-lo antes de Lúcifer usá-lo. Enquanto Sam e Dean tentam persuadir Jesse a ficar lado a lado com eles, a mãe biológica de Jesse, que desde então foi re-possuída pelo pai demônio, tenta persuadir Jesse a ficar com ela. Depois de ouvir o demônio, Jesse a deixa incapaz de falar para ouvir o que Sam tem a dizer. Sam diz Jesse que ele tem uma escolha e que ela vai assombrá-lo para sempre se ele faz o errado. Jesse então exorciza o demônio de sua mãe e concorda em sair com os Winchester. Fingindo que quer dizer adeus a seus pais adotivos, ele sobe e desaparece no ar, protegido por seus poderes, o que torna impossível os caçadores localizá-lo. 
89 7 "The Curious Case of Dean Winchester"
"(O Curioso Caso De Dean Winchester)"
Robert Singer História por: Sera Gamble & Jenny Klein
Roteiro por: Sera Gamble
29 de outubro de 2009 (2009-10-29) 2.90[19]
Sam e Dean seguem um rastro de mortes de pessoas que envelheceram misteriosamente. Eles descobrem que um bruxo errante chamado Patrick tem atraído as pessoas para jogar poker onde as apostas são anos de vida representada por fichas de poker, e que seu amigo Bobby jogou e perdeu 25 anos de idade. Dean joga com Patrick onde ele compra com 50 anos, resgatando 25 para desfazer o envelhecimento de Bobby, mas ele finalmente perde. Lembrando do ritual que Patrick lançou nas fichas de poker, Dean e Sam tentam roubar as fichas, mas falham. Mais tarde, o cúmplice de Patrick oferece-lhes um feitiço que cancelaria o efeito do envelhecimento, mas requer uma amostra do ADN de Patrick. Sam tenta desafiar Patrick, a fim de roubar o DNA de Patrick, mas falha já que Patrick está ciente do truque. Sam deve então jogar de verdade como a vida de Dean se esgota. 
90 7 "Changing Channels"
"(Trocando de Canal)"
Charles Beeson Jeremy Carver 5 de janeiro de 2009 (2009-01-05) 2.65[20]
Enquanto investigavam um homicídio em Wellington, Ohio, que aparentemente foi executado pelo Incrível Hulk, Sam e Dean suspeitam que isso é trabalho do velho inimigo Trickster (Brincalhão), mas quando eles vão a um local de armazém para tentar pará-lo, eles se encontram como personagens em um programas de televisão, e deve sobreviver a uma sequência de eventos em diferentes shows, incluindo um drama médico sexy, um game show japonês, uma sitcom e um polícia procedural, todos os quais tentam ter os dois aceitando seus papéis como receptáculos de Lúcifer e Miguel. Eles são capazes de estacar o Trickster, mas o cenário continua quando Sam é transformado em seu Impala e tem que agir como K.I.T.T. em Knight Rider. Dean e Sam atraem o Trickster para um círculo ardente de óleo sagrado, pois suspeitam que ele seja realmente um anjo. O Trickster revela que ele é o arcanjo Gabriel, que voluntariamente caiu da graça vários anos antes, como ele se cansou de ver seus irmãos lutarem uns aos outros, e queria Sam e Dean aceitando seus papéis como receptáculos para acabar com o Apocalipse. Dean ainda se recusa a se tornar um receptáculo, mas antes de sair, ele libera Gabriel de sua armadilha e o acusa de simplesmente estar com medo de se levantar contra sua própria família. 
91 9 "The Real Ghostbusters"
"(Os Verdadeiros Caça-Fantasmas)"
James L. Conway História por: Nancy Weiner
Roteiro por: Eric Kripke
12 de janeiro de 2009 (2009-01-12) 2.69[21]
Seguindo uma mensagem de texto de Chuck, Sam e Dean chegam a um hotel em Vermillion, Ohio, que é o local para uma convenção de fãs dos livros de Supernatural. Eles descobrem que foi sua entusiasmada fã Becky que enviou a mensagem, e tem que lidar com vários fantasiados de Sam e Dean em uma caça fantasma fictícia, já que uma das atrações do evento é um jogo de live-action. Depois que um participante da convenção é ferido seriamente, os irmãos de Winchester descobrem que o hotel abriga um fantasma real nomeado Leticia Gore, uma cuidadora do orfanato que supostamente matou quatro crianças esfolando eles. Juntamente com dois Winchester, eles encontram os ossos de Leticia e os queimam, mas eles não conseguem mais sair das instalações e outro participante é morto. Sam e Dean mandam Chuck manter os participantes na sala de convenções enquanto lidam com os três meninos fantasmas que mataram o filho de Leticia. Depois, Becky revela a Sam que Bela Talbot não deu o Colt a Lilith, mas em vez disso deu a seu subordinado, Crowley
92 10 "Abandon All Hope..."
"(Abandone A Esperança)"
Phil Sgriccia Ben Edlund 19 de janeiro de 2009 (2009-01-19) 2.51[22]
Castiel encontra Crowley, e com a ajuda de Jo Harvelle, Sam e Dean entram em sua casa que é protegida dos anjos pelos símbolos Enochianos. Para sua surpresa, Crowley atira em seus capangas, e dá Sam e Dean o Colt com a condição de que eles usem para matar Lúcifer, visto que ele acredita que eventualmente Lúcifer vai matar seus demônios depois que ele destruir a humanidade. Sam, Dean, Jo, Ellen e Castiel vão para Carthage, Missouri, que parece deserta, exceto que Castiel vê que está cheia de ceifeiros. Quando Castiel investiga, Lúcifer o captura e tenta persuadi-lo a se juntar ao seu lado. Enquanto isso, Meg Masters confronta os Winchesters e os Harvelles, enviando cãos do inferno para atacar. Jo fica mortalmente ferida, e eles recuam em uma loja de ferragens. Dean confessa com Bobby que os ceifeiros estão lá para esperar pelo seu grande chefe, Morte, um dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse. Enquanto Jo e Ellen se sacrificam para explodir os cães do inferno, Dean e Sam confrontam Lúcifer no local de batalha onde ele sacrificou os moradores restantes ao seu ritual para convocar a Morte. Embora Dean atira em Lúcifer com o Colt. No entanto, Lúcifer se recupera instantaneamente e revela que existem apenas cinco seres que o Colt não pode matar—e ele é um deles. Castiel engana Meg para sair da armadilha de Lúcifer, e leva os irmãos para Bobby. 
93 11 "Sam, Interrupted"
"(Sam, Interrompido)"
James L. Conway Andrew Dabb & Daniel Loflin 21 de janeiro de 2010 (2010-01-21) 2.79[23]
Um ex-caçador chamado Martin, que foi internado em um hospital psiquiátrico em Ketchum], Oklahoma, chama Sam e Dean para ajudar com a investigação de um caso. Os irmãos investigam a criatura misteriosa que tem atacado pacientes e fazer suas mortes parecerem suicídio. Eles descobrem que eles estão lidando com um fantasma, uma criatura que se alimenta de cérebros humanos e se disfarça como um humano. A única maneira de identificar um fantasma é através de um espelho, que revela sua verdadeira forma. À medida que os dias passam, os Winchester se encontram alucinados. Depois de uma tentativa de matar o chefe de medicina do hospital, que eles suspeitam ser o monstro, Sam é preso e sedado com uma dose pesada de tranquilizantes. Apesar de sua mente estar paralisada pelos truques que o fantsma joga, Dean descobre que o fantasma é a enfermeira que administrou seus testes no começo e mata-lo com um abridor de cartas de prata antes de ser capaz de sugar o cérebro de Sam seco. Os dois então fogem da instituição mental e Sam admite que tem problemas de raiva de tudo o que aconteceu. 
94 12 "Swap Meat"
"(Troca De Corpos)"
Robert Singer Andrew Dabb & Daniel Loflin 28 de janeiro de 2010 (2010-01-28) 2.65[24]
Gary, um nerd adolescente que reside em Housatonic, Massachusetts, conjura um feitiço de troca de corpos, trocando com Sam. Excitado com seu novo corpo bonito e em forma, Gary aproveita a vantagem dando em cima de mulheres e se embebedando. Ele se encontra com Dean, que no início não percebe ele não é o Sam verdadeiro. Os dois começam a trabalhar em um caso e matar um fantasma juntos. Enquanto isso, Sam está preso no corpo de Gary e tem que lidar com seus pais rigorosos e ensino médio. Ele descobre que Gary possui um livro com símbolos satânicos. Depois que ele recuperou o livro, ele é baleado pelo amigo de Gary, Trevor, com uma arma tranquilizante. Ele e outro amiga de Gary, Nora, levam Sam a um porão e revelam que fizeram um pacto com um demônio, que lhes ofereceu tudo o que queriam em troca de Sam e Dean. Trevor invoca o demônio, que possui Nora e mata Trevor, cujas demandas irritam o demônio. O demônio (ainda na forma de Nora) vai atrás de Gary e tenta persuadi-lo a se encontrar com Lúcifer e "responder a uma pequena pergunta" com sim, o que deixaria o Diabo entrar em seu verdadeiro receptáculo. Gary se recusa e depois que Dean não consegue matar o demônio, ele e Gary conseguem exorcizá-lo juntos. No final, Gary inverte o feitiço e os irmãos o levam para casa. Dean diz a Gary para parar o satanismo, ou eles o matarão, e Sam diz que a vida dele não é tão ruim (ele mente). 
95 13 "The Song Remains the Same"
"(Sempre a Mesma Canção)"
Steve Boyum Sera Gamble & Nancy Weiner 4 de fevereiro de 2010 (2010-02-04) 2.28[25]
O anjo caído Anna Milton escapou de sua prisão no Céu e está planejando matar Sam, a fim de evitar o Apocalipse. Ela chama Sam e Dean e pede-lhes para encontra-la, mas em vez disso os irmãos encontram Castiel, que não acredita que ela escapou, mas suspeita que há algo que ela não está dizendo a eles. Anna explica que ela acredita que matar Sam vai impedir o Apocalipse já que sem seu verdadeiro receptáculo, Lúcifer não será capaz de trazer o fim do mundo. No entanto, Castiel se recusa a deixá-la perto do Winchester e ela desaparece. Mais tarde, Castiel se encontra com os Winchester e diz a eles que Anna viajou de volta no tempo de 1978 para matr Mary e John Winchester, impedindo o nascimento de Sam. Os três também viajam para o passado, o que enfraquece consideravelmente Castiel. Ao bater à porta de seus pais, Mary reconhece Dean de sua visita anterior e diz para sair imediatamente, suspeitando que algo ruim vai acontecer. John, entretanto, é excitado para encontrar "parentes" do lado de Mary da família e os convida. Anna se posiciona como empregda de John e o chama em casa, dizendo lhe para vir à garagem que trabalha. Depois de chegar lá, ele é atacado por Anna. Os irmãos e Mary vêm para resgatá-lo, e Sam é capaz de expulsar Anna do prédio usando um sigilo mágico. Eles fogem para um abrigo, onde Dean tem uma conversa com Mary, em que ele revela que ele e Sam são seus filhos e que ela tem que deixar John para impedir seus filhos de nascer. No entanto, ela revela que ela já está grávida. De repente, Anna e um Uriel mais jovem correm para a casa, atacando os Winchester que permite a Anna matar Sam. Assim como Anna está prestes a matar Mary, o arcanjo Miguel, tendo possuído o corpo de John, entra no quarto e queima Anna até a morte. Ele revela que Caim e Abel são os antepassados ​​dos irmãos e que seus destinos como os verdadeiros receptáculos de Miguel e Lúcifer foi estabelecido desde aqueles tempos antigos. Enquanto ele ama Lúcifer, tendo praticamente levantado ele como Dean fez com Sam, ele sente que ele tem que matar seu irmão porque ele é um "bom filho" e que não existe tal coisa como livre arbítrio, que tudo é predestinado. Ele então revive Sam, apaga a memória de Mary e John, e envia os irmãos de volta ao seu tempo. Apesar das palavras de Miguel, Dean ainda está determinado a ganhar o seu caminho. 
96 14 "My Bloody Valentine"
"(Sempre a Mesma Canção)"
Mike Rohl Ben Edlund 11 de fevereiro de 2010 (2010-02-11) 2.51[26]
No Dia dos Namorados, as pessoas começam a se matar de maneiras estranhas, como um casal que comeu um ao outro até a morte, os irmãos investigam e encontram marcas angélicas nos corações das vítimas. Eles chamam Castiel, que suspeita que um cupido seja responsável pelas mortes. Castiel convoca o Cupido e pergunta a ele sobre os incidentes estranhos, mas o anjo do amor diz que ele só está agindo em ordens superiores, mas que os assassinatos não são seu trabalho. Depois de examinar o corpo de outra vítima, Sam segue um homem suspeito e o confronta. Sam luta com ele e bate com a faca de Ruby, o que revela que ele é um demônio. O demônio foge e deixa sua pasta para trás, e Sam começa a voltar seu vício por sangue de demônio. Em breve, as pessoas começam a morrer de compulsão alimentar ou intoxicação por álcool, e Castiel desenvolve um desejo estranho por carne vermelha, o que os leva a acreditar que um dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse, Fome, que faz as pessoas cederem aos seus desejos, está por trás das mortes. Eles abrem a pasta, que contém uma alma humana de uma pessoa. Castiel afirma que a Fome colhe as almas das pessoas que ele matou e consome. Mais tarde, Dean e Castiel partiram para enfrentar a fome e cortar o dedo em que ele usa o anel contendo seu poder. Eles trancam Sam, a fim de impedi-lo de dar em seus desejos e seguir os demônios que colheu uma alma para a Fome devorar. Enquanto isso, os demônios entram no quarto onde Sam está acorrentado. Sam se liberta, ataca os demônios e satisfaz sua sede. Quando Dean e Castiel chegam ao restaurante Biggerson's em que eles suspeitam que a Fome mora, Castiel entra no edifício, a fim de atacar a fome, mas é mantido por seu desejo de carne vermelha. Dean entra e é assaltado pelos demônios que protegem a Fome. Fome, em seguida, afirma que Dean não está respondendo a sua maldição porque ele está vazio por dentro e não há nada que possa satisfazer sua fome. Quando Sam aparece de repente, Fome oferece-lhe os demônios, mas Sam se recusa. Ele os exorciza, e a Fome devora suas essências. Sam tenta usar seus poderes no Cavaleiro, mas Fome afirma que as habilidades de Sam não vão funcionar nele. Em vez de matar o próprio Cavaleiro, Sam usa seus poderes para destruir os demônios que a fome tinha acabado de engolir, efetivamente matando Fome. No final, Dean e Castiel bloqueiam Sam no quarto do pânico de Bobby, a fim de desintoxicar o sangue de demônio de seu sistema. Quando Dean não pode mais suportar ouvir os gritos de Sam, ele sai para fora e chama a Deus por ajuda. 
97 15 "Dead Men Don't Wear Plaid"
"(Os Mortos Pedem Vingança)"
John Showalter Jeremy Carver 25 de março de 2010 (2010-03-25) 2.95[27]
Sam e Dean investigam a cidade natal de Bobby de Sioux Falls, Dakota do Sul, onde os mortos estão subindo do túmulo, mas em vez de atacar os humanos eles estão felizmente se reunindo com suas famílias. Os irmãos se voltam para pedir ajuda a Bobby, mas ele lhes diz para não se preocuparem e deixar a cidade. Suspeito, Dean investiga mais e se depara com a esposa morta de Bobby, que parece não ter lembrança do que aconteceu com ela. Logo os zumbis começam a se tornar mal um por um, matando e comendo seus entes queridos. Os irmãos instam Bobby para matar sua "esposa" antes que ela faça o mesmo. Bobby se recusa porque quer passar algumas horas feliz com sua esposa ressuscitada e diz que assim que ela virar mal, ele cuidará disso. Pouco depois, sua esposa mostra sinais de se tornar um zumbi carnívoro. Enfraquecida pela doença, ela se deita para descansar e diz a Bobby que ela realmente se lembra de sua posse demoníaca e morte. Ela também entrega uma mensagem da Morte. Enquanto Dean e Bobby se preparam para sair para lutar contra os zumbis, o estaleiro de despesas de Bobby está cercado por eles e Dean e Bobby acabam presos. Eles são resgatados por Sam e a xerife local Jody Mills, que descobriu a verdade horrível depois que seu filho matou seu marido. No final, Bobby revela que a ascensão dos mortos ocorreu em sua cidade natal, porque a Morte queria quebrar seu espírito, já que ele fica no caminho dos planos de Lúcifer, ajudando os Winchester. 
98 16 "Dark Side of the Moon"
"(O Lado Escuro da Lua)"
Jeff Woolnough Andrew Dabb & Daniel Loflin 1 de abril de 2010 (2010-04-01) 2.40[28]
Emboscado por caçadores irritados, Sam e Dean são mortos e enviados para o Céu. Castiel, falando através de rádios e uma TV, explica aos irmãos que Zacarias está procurando por eles. A tarefa dos Winchester é encontrar o anjo Josué, que se diz que é capaz de falar com Deus, no Jardim no final da Estrada, ou Axis Mundi, através do Céu. Tentando escapar da perseguição de Zacarias, Sam e Dean revivem os momentos mais felizes de suas vidas. Em seu caminho eles encontram Ash, vivendo em um Roadhouse ilusório. Ele diz que as pessoas enviadas ao Céu são recompensadas por suas boas ações com uma réplica de sua memória mais feliz. Eles também encontram Pamela, que afirma que estar morta e no Céu não é tão ruim, afinal. Eventualmente, Zacarias encontra os irmãos e começa a torturar Dean, dizendo que ele está cansado de ser condenado por seus companheiros anjos, porque ele não pode lidar com "um pequeno humano". No entanto, ele é interrompido por Josué, que alega estar agindo sob ordens de Deus. Levando os Winchester ao Jardim, Josué diz a Dean que Deus não os ajudará. É revelado que ele é quem os colocou naquele avião em "Sympathy for the Devil", trouxe de volta Castiel e agora lhes concedeu a salvação no Céu. No entanto, ele não acha que o Apocalipse é seu problema e não fará mais nada para ajudar. Josué então os retorna à Terra com suas memórias, onde os irmãos encontram Castiel e dizem-lhe tudo. Castiel é devastado com a notícia da apatia de Deus, e entrega a Dean seu amuleto de volta, afirmando que é inútil agora. Enquanto Sam tenta oferecer esperança a Dean que eles ainda podem derrotar Lúcifer, Dean sai do quarto do motel—deixando cair o amuleto no cesto de lixo enquanto ele sai. 
99 17 "99 Problems"
"(99 Problemas)"
Charles Beeson Julie Siege 8 de abril de 2010 (2010-04-08) 2.78[29]
Sam e Dean são encurralados por demônios, mas salvos no último minuto por Rob e seus habitantes, que estão cientes do Apocalipse e têm treinado para lutar e matar demônios. A pequena cidade se tornou muito religiosa, e os irmãos conhecem o Pastor Gideon, que os apresenta a sua filha Leah. Ela está recebendo visões de anjos e guiando os habitantes da cidade para os demônios, que os habitantes da cidade sempre parecem derrotar e exorcizar. Eventualmente, Leah começa a dizer aos moradores que eles são "Escolhidos" para ganhar o Apocalipse e ver seus entes queridos mortos novamente em um Paraíso na Terra, mas para fazê-lo deve livrar-se de "pecadores" entre eles cujos nomes os anjos estão dando a ela. Os irmãos descbrem que Leah foi substituída pela Prostituta da Babilônia, uma criatura do Inferno que emerge durante o Apocalipse e tenta condenar o maior número possível de pessoas ao castigo eterno no Inferno, enganando-os a cometer Pecados Capitais. A Prostituta só estava enviando moradores locais em viagens de caça ao demônio para ganhar sua confiança, e os exorcismos são falsos. Sua verdadeira agenda é fazer com que as pessoas da cidade matassem o maior número de pessoas que puderem, e amaldiçoem suas almas para o Inferno. Ela só pode ser morta com uma estaca de madeira de cipreste de uma árvore na Babilônia e pela mão de um verdadeiro servo do Céu. O Pastor tem se preocupado com o comportamento cada vez mais cruel de Leah, e é confrontado por Castiel que o informa da verdade. Reunindo-se com Sam e Dean, o Pastor é informado de que Leah não é sua verdadeira filha, mas a criatura que a matou. A criatura demoníaca tem que ser morta e eles indicam que o Pastor é um verdadeiro servo do Céu. Eles pararam a Prostituta pouco antes dela queimar os "pecadores" vivos, incluindo crianças inocentes. O Pastor é nocauteado e a Prostituta da Babilônia começa a lutar contra Dean, mas ele consegue estacar ela, provando a um Sam surpreendido que ele é um verdadeiro servo do Céu. Sam pergunta se ele vai fazer algo estúpido como dizer "sim" ao anjo Miguel. No final, Dean vai visitar Lisa Braeden e diz a ela que, nos próximos dias, as coisas vão ficar ruins, mas ela não precisa se preocupar porque ele vai proteger ela e seu filho, Ben. Ele também confessa que quando ele sonha em ter uma família feliz é com ela e Ben. Lisa está apavorada e pede a Dean para ficar, tomar uma cerveja e falar por um tempo, mas Dean recusa e sai. 
100 18 "Point of No Return"
"(Caminho Sem Volta)"
Phil Sgriccia Jeremy Carver 15 de abril de 2010 (2010-04-15) 2.45[30]
Antes que Dean possa ir dizer sim a Miguel, Sam e Castiel capturam e trancam ele no quarto do pânico de Bobby. Ao mesmo tempo, os anjos decidem que não precisam mais dele. Em vez disso, Zacarias usa o meio-irmão de Sam e Dean, Adam, para servir como receptáculo de Miguel já que ele está relacionado com os Winchester por sangue. Castiel resgata Adam enquanto ele revive e o leva para ver seus irmãos e Bobby. Mas Adam não tem nenhum problema em ser o receptáculo de Miguel visto que os anjos prometeu reuni-lo com sua falecida mãe falecida e Sam tenta convencê-lo a ficar. Desde que Dean ainda tem a intenção de aceitar o arcanjo, Castiel e Sam o trancam em uma cela, mas Dean engana Castiel para libertá-lo e escapar. Adam é convencido por Zacarias para agir sua parte. Dean é perseguido por Castiel e enfurecido por sua traição e vontade de ceder tão facilmente, o anjo arrasta Dean em um beco antes de submetê-lo a uma brutal batida que deixa Dean com vários ferimentos. Quando Dean diz para ele fazer isso, Castiel o deixa inconsciente e o leva de volta à casa de Bobby. Ao ir com Zachariah, Adam descobre que os anjos o enganaram e que ele não é o receptáculo de Miguel, apenas uma isca para atrair Dean lá. Sam confia em Dean para não se entregar aos anjos e liberta ele para ajudar a resgatar Adam. Castiel entra no armazém e confronta um grupo de anjos, usando um sigilo em seu corpo para banir a si mesmo e os anjos enquanto Dean e Sam entram. Eles tentam leva Adao com eles, mas são confrontados por Zacarias. O anjo tortura Sam e Adam para forçar Dean a dizer sim. Dean cede e diz a Zacarias para convocar Miguel. No entanto, Dean revela que ele fez algumas condições para que Miguel o possua, com a primeira a ser Zacarias sendo morto por Miguel. Zacarias duvida que Miguel o machuque, mesmo para o sim de Dean, mas Dean mata o próprio Zachariah com uma lâmina de anjo pela cabeça. Enquanto Miguel desce, os três irmãos fogem, mas Adam fica preso quando a porta se fecha. Dean não consegue voltar para salvar Adam por causa do calor e da luz. De volta à estrada, Sam pergunta a Dean por que ele mudou de opinião sobre dizer sim. Dean explica que Sam tinha fé nele, e ele não podia deixar Sam para baixo, e diz que eles continuarão lutando. 
101 19 "Hammer of the Gods"
"(O Martelo dos Deuses)"
Rick Bota História por: David Reed
Roteiro por: Andrew Dabb & Daniel Loflin
22 de abril de 2010 (2010-04-22) 2.82[31]
Uma tempestade força Sam e Dean a sair da estrada em Muncie, Indiana, e eles vão para um invulgarmente luxuoso motel de quatro estrelas, mas acaba sendo um hotel com funcionários que são pouco amigáveis com os irmãos. Logo descobrem coisas estranhas acontecendo no hotel e os hóspedes estão desaparecendo um de cada vez. Eles são logo aprisionados pela equipe, que se revelam um grupo de deuses pagãos, incluindo Kali, Ganexa, Mercúrio, Zao Shen, Barão Samedi, Odin e Balder, e que querem usá-los como pedaços de barganha para parar o Apocalipse. Dean e Sam logo são acompanhados por Gabriel sob sua personalidade de Loki, que está disposta a ajudá-los. Enquanto ele distrai Kali, Dean e Sam tentam libertar os outros convidados presos, porém Kali revela que ela descobriu que Gabriel é um arcanjo, e ela usa o que ela pensa ser uma lâmina de anjo para matá-lo. Os irmãos fazem um acordo: solte os convidados e eles ajudarão os deuses a matar Lúcifer. Os deuses relutantemente concordam e Dean leva os reféns para fora e tropeça em um Gabriel muito vivo, que explica que a espada era uma farsa. Ele diz a Dean que ele não pode matar Lúcifer porque ele é seu irmão, e Dean volta para dentro do hotel. Lúcifer é convocado por Mercúrio. Ele chega e mata Mercúrio e todos os outros deuses, exceto Kali que é salva. Gabriel aparece para ajudar os irmãos e os manda embora. Enquanto ele enfrenta Lúcifer, Gabriel diz que ele não é leal a ele ou Miguel, mas aos seres humanos, porque apesar de suas falhas, eles estão sempre disposto a tentar mais e perdoar. Gabriel então tenta matar Lúcifer com a lâmina de anjo, mas Lúcifer vira e mata Gabriel. Do lado de fora, Dean e Sam assistem a um filme que Gabriel lhes deu, no qual o arcanjo lhes explica que não podem matar Lúcifer, mas podem prendê-lo de volta no Inferno. Tudo que eles precisam são os quatro anéis que pertencem aos Cavaleiros para fazer isso. Enquanto Dean e Sam se dispunham a encontrá-los, Peste é revelado espalhando doença na Terra. 
102 20 "The Devil You Know"
"(O Diabo Conhecido)"
Robert Singer Ben Edlund 29 de abril de 2010 (2010-04-29) 2.38[32]
Dean e Sam encontram Crowley enquanto estão no rastro da Peste. Ambos os irmãos estão com raiva de Crowley por lhes dar o Colt que não funcionou para matar Lúcifer. Crowley menciona que ele está sendo caçado por seus demônios companheiros e diz aos irmãos que ele sabe onde os dois últimos anéis podem ser encontrados. Ele os dirige a Brady, o manipulador de demônios para os Quatro Cavaleiros do Apocalipse. No entanto, Crowley só mostrará o caminho se Sam não ir com eles. Mais tarde, Sam e Bobby têm uma discussão sobre Sam pretendendo enganar Lúcifer de volta ao Inferno deixando Lúcifer possuí-lo. Dean encontra Brady, o demoníacamente possuído presidente de uma companhia farmacêutica, que se comunica com a Peste através de um cálice de sangue. Dean tenta enganar Brady com uma proposta, mas o demônio não a compra, com a intenção de matar Dean. No entanto, Crowley bate em Brady o deixando inconsciente. Dean é advertido por Crowley que Sam e Brady têm uma história; Brady é, na verdade, colega de Sam da faculdade. O demônio possuía Brady desde o segundo ano, e deliberadamente apresentou Jessica Moore a Sam para colocar os planos de Azazel em movimento. Sam está furioso e quer matar Brady, mas Dean o para. Enquanto Crowley está fora, Sam prende Dean no banheiro visto que ele planeja matar Brady. Brady incita Sam a matá-lo, revelando que ele matou Jessica, não Azazel, mas Sam consegue se acalmar e sair. Crowley retorna depois de matar um ninho de demônios e fazer com que pareça que Brady se juntou ao seu lado. No entanto, Crowley é rastreado por um cão do inferno. Crowley escapa, deixando Dean, Sam e Brady no esconderijo. Enquanto Dean tenta lutar contra o cão do inferno, Crowley retorna com seu próprio cão do inferno para enfrentar o outro cão. Depois que os quatro escapam, Brady finalmente revela o paradeiro da Peste. Dean então permite que Sam mate Brady. Mais tarde, Crowley aparece a Bobby e diz que revelará a localização da Morte em troca da alma dele. 
103 21 "Two Minutes to Midnight"
"(Dois Minutos Para Meia-noite)"
Phil Sgriccia Sera Gamble 6 de maio de 2010 (2010-05-06) 2.53[33]
Dean recebe um telefonema de Castiel, interrompendo temporariamente a discussão. Em sua conversa, Castiel revela que, após suas ações na Califórnia, ele se tornou efetivamente mortal. Ele pede desculpas por duvidar Dean em assumir que ele estava indo para concordar com Miguel. Dean e Sam perseguem a Peste, e quase morrem de uma chuva de doenças. Castiel aparece (ele pegou um ônibus) e corta o dedo do Cavaleiro, usando o restante de sua força angélical para resistir às pragas da Peste. Ele pega o anel, mas não antes que Peste lhes diga que "é tarde demais". Ao se reunirem com Bobby, os irmãos descobrem como Bobby "penhorou" sua alma a Crowley em troca da localização do quarto, último e mais poderoso dos Quatro Cavaleiros, a Morte. Crowley explica que a alma de Bobby é seu seguro, e que ele não vai devolvê-lA até que tudo esfrie. Acontece que o acordo inclui um bônus; Bobby pode andar novamente. O grupo se separa; Sam, juntamente com Castiel e Bobby, saem para encontrar e conter o vírus Croatoan (disfarçado e sendo distribuído como uma vacina contra a gripe suína). No caminho, Castiel ouve sobre o plano de Sam sobre Lúcifer e surpreendentemente o encoraja. No entanto, ele avisa a Sam que Miguel já encontrou um receptáculo humano: Adam. A batalha entre Miguel e Lúcifer começará se Sam não for capaz de resistir à posse. No armazém de embarque, os três são capazes de conter o vírus e disparar aqueles que foram infectados por ele. Enquanto isso, Dean vai com Crowley para encontrar a Morte e obter o último anel. Eles localizam a Morte na cidade de Chicago, que de acordo com Bobby está prestes a ser destruída pela tempestade do milênio. Quando a chuva começa, Morte e Dean se encontram em uma pizzaria, repleta de corpos de clientes e funcionários. A Morte explica que ele está ligado a Lúcifer através de um feitiço. Esta é a única razão que ele não tentou encontrar Dean, mas em vez disso teve que esperar por ele. Ele oferece para dar-lhe o seu anel, mas há uma condição; concordar que Sam diga sim a Lúcifer para que possam atraí-lo para a armadilha. Ele também vai poupar Chicago ("Eu gosto da pizza daqui", diz a Morte). Dean concorda, recebendo o anel e instruções sobre como usar todos os quatro para prender Lúcifer. Ao retornar, ele diz a Bobby que ele mentiu para a Morte, mas Bobby diz que Morte é Morte, e pergunta a Dean se ele tem mais medo de perder a luta, ou perder seu irmão. 
104 22 "Swan Song"
"(Canção do Cisne)"
Steve Boyum História por: Eric Gewitz
Roteiro por: Eric Kripke
13 de maio de 2010 (2010-05-13) 2.84[34]
Chuck começa a narrar a vida e os tempos do Impala e a vida dos irmãos dentro dele. Chuck revela seu tempo gasto no Impala e como eles fizeram dele sua casa durante os anos antes e depois que eles começaram a caça. Dean finalmente concorda em permitir que Sam dizer sim a Lúcifer, enquanto Sam pede que ele não tente trazê-lo de volta e tenha uma vida normal com Lisa e Ben quando ele se for. Lembrando-se de um comentário feito por Lúcifer no futuro, Dean percebe que o anjo caído está em Detroit. Sam e Dean enfrentam Lúcifer, que sabe de seu plano de usar os anéis dos cavaleiros para prendê-lo de volta em sua gaiola. Apesar disto, Sam se oferece como um receptáculo, esperando que ele possa superar o controle de Lúcifer e se jogar na prisão. Lúcifer é muito forte, e Sam desaparece em seu corpo. Como Lucifer tenta fazer Sam feliz matando os demônios enviados por Azazel para manipulá-lo durante sua infância. Dean descobre através Chuck o tempo e a localização da batalha final entre Miguel e Lúcifer. No dia seguinte, no campo de batalha—Cemitério Stull (situado fora de Lawrence, Kansas)—Lucifer tenta convencer Miguel de lutar, mas ele se recusa. No entanto, Castiel interrompe a luta banindo Miguel com fogo sagrado. Um Lúcifer irritado mata Castiel, e então quebra o pescoço de Bobby quando ele atira nele. Ele então começa a bater brutalmente em Dean, mas para quando avista um soldado de plástico no cinzeiro de uma das portas do Impala (revelado anteriormente durante a narração de Chuck). Sam se lembra de sua infância com Dean, e consegue assumir o controle de seu corpo. Ele usa os anéis para reabrir a porta para a gaiola, e se prepara para pular dentro. Miguel volta e tenta pará-lo, mas ele também é puxado para o poço enquanto tentava parar Sam. Castiel, ressuscitado novamente por Deus como um anjo mais poderoso, cura Dean e traz Bobby de volta à vida. Ele volta ao Céu, esperando trazer ordem agora que Miguel se foi. Como Dean tenta seguir em frente, ele parece virar as costas para a caça e retorna para Lisa. Chuck sorri depois de terminar sua narração da história, e desaparece no ar. Mais tarde naquela noite, uma luz de rua se apaga, e Sam é mostrado debaixo dela fora da casa de Lisa, observando a "família" jantando juntos. 
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.


Referências

  1. «Exclusive: 'Supernatural' to 'end with a bang' in 2010 (but there's a catch)». The Ausiello Files. 30 de agosto de 2009. Consultado em 18 de janeiro de 2010 
  2. Lambert, David (16 de junho de 2010). «Supernatural - The Complete 5th Season DVD and Blu-ray Announced: Extras, 3D Box Art, More!» (em inglês). TVShowsOnDVD.com 
  3. «Supernatural - Complete Fifth Season [Blu-ray]» (em inglês). Amazon.co.uk 
  4. «Supernatural - The Complete 5th Season (4 Disc Set) (Blu-ray)» (em inglês). EzyDVD 
  5. «'It's the fun Apocalypse': Creator Eric Kripke talks 'Supernatural'». featuresblogs.chicagotribune.com (em inglês). 26 de agosto de 2009 
  6. a b http://dailyme.com/story/2009090800003344/devilish-season-cw-cult-hit-supernatural.html
  7. Kubicek, John. «Exclusive Interview with 'Supernatural' Star Misha Collins». BuddyTV (em inglês) 
  8. Ausiello, Michael (16 de fevereiro de 2010). «'Supernatural' exclusive: Erick Kripke stepping down as showrunner» (em inglês). Entertainment Weekly 
  9. Ausiello, Michael (16 de fevereiro de 2010). «Exclusive: 'Supernatural' to 'end with a bang' in 2010 (but there's a catch)» (em inglês). Entertainment Weekly 
  10. Kubicek, John (1 de junho de 2009). «Jensen and Jared Definitely In for a Likely 'Supernatural' Season 6» (em inglês). Buddy TV 
  11. Ausiello, Michael (16 de fevereiro de 2010). «Scoop: CW renews 'Supernatural',' 'Gossip Girl',' '90210', 'Vampire,' and 'Top Model'» (em inglês). Entertainment Weekly 
  12. «the leading science fiction, fantasy and horror magazine» (em inglês). SFX. 17 de fevereiro de 2010 
  13. Kubicek, John (9 de novembro de 2009). «'The Vampire Diaries' Makes a Killing with Viewers» (em inglês). BuddyTV 
  14. Lyons, Margaret (18 de setembro de 2009). «Thursday ratings: 'Survivor,' 'Bones' battle it out». Entertainment Weekly (em inglês) 
  15. Gorman, Bill (12 de outubro de 2009). «Dollhouse Premiere 18-49 Rating Increases To A 1.5 Via DVR; Hopeful or Futile?» (em inglês). TV by the Numbers 
  16. Berman, Marc (20 de outubro de 2009). «ABC Wins Monday Overnights; Fox the Network to Beat Among Adults 18-49» (em inglês). Adweek 
  17. Seidman, Robert (9 de outubro de 2009). «Thursday broadcast finals: The Office, Bones, Grey's, Supernatural up; Community, Private Practice down a tick» (em inglês). TV by the Numbers 
  18. Seidman, Robert (2 de novembro de 2009). «Smallville sees HUGE DVR increases DVR viewer increases: House most DVR'd; Fringe biggest % increase» (em inglês). TV by the Numbers 
  19. Lyons, Margaret (30 de outubro de 2009). «Thursday ratings: The World Series dominates, but 'Vampires' comes up big». Entertainment Weekly (em inglês) 
  20. Seidman, Robert (6 de novembro de 2009). «Broadcast Finals: Grey's, CSI, The Office, 30 Rock, The Mentalist, Bones up in finals» (em inglês). TV by the Numbers 
  21. Seidman, Robert (6 de novembro de 2009). «Broadcast Finals: Grey's Anatomy, 30 Rock, The Office, CSI, The Mentalist up; The Vampire Diaries down» (em inglês). TV by the Numbers 
  22. Seidman, Robert (20 de novembro de 2009). «Thursday broadcast finals: Grey's Anatomy up; The Vampire Diaries, 30 Rock down» (em inglês). TV by the Numbers 
  23. Gorman, Bill (22 de janeiro de 2010). «TV Ratings Thursday: Deep End Underwater; Bones High; CSI, Mentalist, Grey's Series Lows» (em inglês). TV by the Numbers 
  24. Gorman, Bill (29 de janeiro de 2010). «TV Ratings: Bones, Fringe, Vampire Diares [sic] Up; The Deep End Sinks On Topsy Turvy Thursday» (em inglês). TV by the Numbers 
  25. Gorman, Bill (5 de fevereiro de 2010). «Thursday Broadcast Final Ratings; Vampire Diaries, Community Tick Up» (em inglês). TV by the Numbers 
  26. Seidman, Robert (12 de fevereiro de 2010). «Thursday Broadcast Finals: Grey's Anatomy, The Mentalist Tick Up, Private Practice, 30 Rock Tick Down» (em inglês). TV by the Numbers 
  27. Seidman, Robert (25 de março de 2010). «Broadcast Finals: The Middle, Modern Family, Idol, Survivor, ANTM Rise» (em inglês). TV by the Numbers 
  28. Seidman, Robert (3 de abril de 2010). «Thursday Finals: "FlashForward," "Marriage Ref" Inch Up; "The Mentalist" Inches Down» (em inglês). TV by the Numbers 
  29. Gorman, Bill (9 de abril de 2010). «Thursday Broadcast Finals: Survivor, Bones, Vampire Diaries Adjusted Up; CSI Down» (em inglês). TV by the Numbers 
  30. Gorman, Bill (16 de abril de 2010). «Thursday Broadcast Finals: "Vampire Diaries", "Survivor", "Bones" Adjusted Up; "CSI" Adjusted Down» (em inglês). TV by the Numbers 
  31. Gorman, Bill (23 de abril de 2010). «Thursday Broadcast Finals: Vampire Diaries, Supernatural Adjusted Up; Community, Office Adjusted Down» (em inglês). TV by the Numbers 
  32. Seidman, Robert (30 de abril de 2010). «Thursday Finals FlashForward, Survivor, Bones Adjusted Up; Community, Parks & Rec, Private Practice Adjusted Down» (em inglês). TV by the Numbers 
  33. Seidman, Robert (7 de maio de 2010). «Thursday Finals: "Survivor," "Bones," Adjusted Up; "30 Rock" Adjusted Down» (em inglês). TV by the Numbers 
  34. Seidman, Robert (14 de maio de 2010). «Thursday Finals: Survivor, Grey's Anatomy, CSI, Mentalist, Community Adjusted Up» (em inglês). TV by the Numbers 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]