Synaptic

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gestor de Pacotes Synaptic
Synaptic.png
Synaptic screenshot.png
Synaptic em uso
Desenvolvedor Conectiva
Lançamento 13 de novembro de 2001; há 15 anos.
Versão estável 0.81.3 (19 de Janeiro de 2015.)
Sistema operacional Linux
Gênero(s) Gestor de Pacotes
Licença GNU GPL
Página oficial nongnu.org/synaptic

O Synaptic é um programa de computador com uma interface gráfica amigável desenvolvido para o sistema de gerenciamento de pacotes APT, utilizado no GNU/Linux Debian e outras distribuições. O Synaptic foi criado pelo brasileiro Alfredo Kojima, e hoje é mantido pela equipe técnica do Mandriva Linux.

Este programa tem sido um forte aliado para alguns novos usuários, facilitando à sua migração para várias distribuições do sistema operacional linux, ele facilita a vida do usuário que precisa de mais tempo em produção de uso dos aplicativos e crê que não precisa aprender a instala-los, uma vez que um software faz todo o trabalho bruto por eles, deixando mais tempo direcionado na produtividade que o usuário necessita.

Técnica[editar | editar código-fonte]

Através de locais ou endereços da internet chamadas comumente de repositórios, é possível a obtenção de pacotes de software nos formatos ( .RPM .DEB .RPM .TGZ ), dentre outros mais. O Synaptic organiza-os em uma lista temática e aceita buscas por nome ou palavra-chave. Encontrado o software desejado, o Synaptic faz o download e a instalaçao através de uma interface gráfica, sem a necessidade de conhecimentos avançados por parte do usuário.