Tópico em Ajuda:Contato/Fale com a Wikipédia

Candidatar um artigo para bom ou destacado

11
Resumo por Caio!

Usuário solicitou informações sobre como candidatar artigos a destaque. Orientado a ler WP:EAD, WP:AD? e WP:AB?.

Informado, ainda, que o artigo em questão necessitava de melhorias antes da candidatura. Feita a candidatura por engano, foi cancelada.

DanielCBarbosa (discussãocontribs)

Queria colocar a pagina do FC Famalicão a candidato como um artigo bom ou destacado, mas gostava de saber como posso fazer isso?

FrancisAkio (discussãocontribs)

As informações estão contidas em WP:EAD, mas, de modo geral, se um usuário for autorrevisor e tiver certeza de que a página cumpra com o que está em WP:AD? ou WP:AB?, ele pode propor uma página a destaque indo em WP:EAD#Candidaturas novas.

Caso o editor não tiver tal estatuto, ele pode pedi-lo em Wikipédia:Pedidos/Autorrevisor ou pode pedir para algum usuário com o estatuto para avaliar o texto e propo-lo para destaque.

Espero ter ajudado.

Jo Lorib (discussãocontribs)

Faltam fontes fiáveis, muitas, antes de pensar em propor destaque.

ArgonSim (discussãocontribs)

O artigo precisa, dentre outras melhorias, de mais notas de rodapé antes que possa ser candidato a destaque. Na seção "História", por exemplo, há apenas uma nota de rodapé para oito parágrafos diferentes.

DanielCBarbosa (discussãocontribs)

E podem me indicar alguém que tenha estatudo para avaliar o texto e propor para destaque ou bom artigo?

Jo Lorib (discussãocontribs)

Daniel, não é necessário ter um estatuto para isso, você mesmo pode fazer. Leia as instruções nesta página: Wikipédia:Escolha do artigo em destaque. Tem um tutorial em 5 passos. Nós apenas indicamos, pela nossa experiência enquanto wikipedistas, que o artigo tem poucas fontes, entre outros problemas, mas isso não o impede de apresentar a candidatura mesmo assim. Leia também as avaliações de alguns artigos, na mesma página.

FrancisAkio (discussãocontribs)
DanielCBarbosa (discussãocontribs)
FrancisAkio (discussãocontribs)

O sistema, por si só, não proíbe ninguém de candidatar o artigo, mas qualquer um pode cancelar uma candidatura sua com a justificativa de que você não é autorrevisor baseado naquela regra que mostrei.

P.s.: note que a página Wikipédia:Escolha do artigo em destaque/Lista só pode ser editada por autorrevisores e é nela onde se coloca/indexa os artigos em destaques. Este seria a "trava no sistema" que impediria de usuários sem este estatuto de candidatar artigos a destaque ou a bom.

DanielCBarbosa (discussãocontribs)

Mas então cancelo a candidatura? Já que não sou!?

FrancisAkio (discussãocontribs)