Talles Barreto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Talles Barreto
Deputado estadual de Goiás
Período 1º de janeiro de 2019 até a atualidade
Dados pessoais
Nome completo Talles Alves Barreto
Nascimento 17 de março de 1970 (54 anos)
Itapuranga, Goiás
Nacionalidade Brasileiro
Partido PFL (1986-2003)
PSDC (2003-2005)
PTB (2005-2016)
PSDB (2016-2022)
UNIÃO (2022-Presente)

Talles Alves Barreto (Itapuranga, 17 de março de 1970) é um político brasileiro, filiado ao União Brasil (UB) Atualmente, é deputado estadual de Goiás.[1]

Filho do juiz Antônio Barreto ( In Memoriam) e Adélia Alves Barreto. Advogado desde 1994, pós-graduado em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Casado, com a Desembargadora Federal do Trabalho, Iara Rios, pai de 3 filhos. Mudou-se para Goiânia ainda muito jovem, no ano de 1979, para acompanhar o pai que assumia a 3ª Vara Criminal da Capital.

Iniciou a vida política nos movimentos estudantis no final da década de 80, foi presidente do PFL Jovem; Procurador jurídico do Gabinete Civil; Presidente do Fundo Especial de Revitalização do Estádio Serra Dourada e, posteriormente assumiu a presidência da Agência Goiana de Esporte e Lazer, ficando à frente da pasta até o ano de 2010.

Na Presidência da AGEL, levou o esporte ao interior de Goiás, fortaleceu associações e ligas esportivas locais. Dentre os projetos desenvolvidos e implantados na sua exitosa gestão a frente da AGEL estão o Projeto 2º tempo: Crianças e adolescentes após o horário de aula, incentivadas a praticar esporte, com um objetivo social e de integração. Programa Pró-Atleta: Atletas de alto rendimento, através de um incentivo governamental, trazendo resultados significativos nas competições nacionais e internacionais. Programa Pintando a Liberdade: A reinserção social do reeducando onde os detentos do sistema Semiaberto, confeccionavam materiais esportivos, que eram utilizados nos projetos sociais

Fase que impulsionou para em 2010 começar a luta para conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Goiás, recebendo valorosos 23.372 votos. Em seu segundo mandato, obteve um crescimento na sua votação relativa à primeira eleição, desta vez eleito com 36.639 votos.

Talles é reconhecido como um dos deputados mais atuantes da casa, ocupou o cargo de presidente da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da casa. No período em que esteve à frente da comissão, foram 1.378 projetos votados, já na comissão mista foram realizadas 108 reuniões com a votação de 359 projetos.  Já apresentou mais de 190 projetos de lei , na área da Saúde, Educação, direito dos Idosos, dentre outros; Reconhecido pela sua atuação municipalista, destinou milhões de reais em emendas parlamentares para os municípios que representa, utilizados na compra de ambulâncias, vans e outras demandas.

O deputado estadual está em seu terceiro mandato, reeleito com 35.456 votos e na 19ª Legislatura estará atuando na liderança do PSDB na Assembleia Legislativa de Goiás. Após seu retorno à Assembleia Legislativa de Goiás, instaurou a CPI das Universidades que visa apurar a irregularidades em instituições de ensino superior e assumiu a presidência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte. Talles Barreto é defensor de uma Assembleia independente e foi uma importante voz no debate da PEC do Orçamento Impositivo, que garante aos deputados autonomia para destinar emendas aos municípios que representam.


Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.