Teca na TV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Teca na TV
Teca na TV (BR)
Informação geral
Formato Série
Género Comédia
Fantasia
Infantil
Duração Aprox. 30 min
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Narrador(es) Priscilla Campos
Elenco Priscilla Campos
Clara Tiezzi
Josie Antello
Antônio Fragoso
Anna Cotrim
Ademir de Souza
Amanda Wendling
Tema de abertura Instrumental
Tema de encerramento Instrumental
Exibição
Emissora de televisão original Brasil Canal Futura
Transmissão original 1997 - 2009
N.º de temporadas 4
N.º de episódios + de 100

Teca na TV é um programa de televisão infantil brasileiro produzido e exibido pelo Canal Futura a partir de 1997. O programa teve três temporadas distintas, sendo que a última delas é exibida até hoje.criada e escrita por Maria mariana

História[editar | editar código-fonte]

O programa foi ao ar em 1997, logo no primeiro ano do Canal Futura e era exibido com 1 hora de duração, de segunda à sexta às 10h (com reprise às 14h) e aos sábados às 14h15. Inicialmente, o programa era um bloco de desenhos animados. Entre um desenho e outro, Teca (então interpretada por Vivian Weyll) era a única personagem, e ensinava diversas curiosidades e atividades aos telespectadores, inclusive receitas de fazer em casa e jogos recreativos, se assemelhando com o formato do infantil X-Tudo, da TV Cultura. O cenário era feito de chroma key, e posteriormente, foram introduzidos mais dois personagens que interagiam com a Teca: Luíza (Nathália Limaverde) e Pedro (Ricardo Bruno Valadão). A gravação ocorria nos estúdios do canal. Os episódios inéditos duraram até 1999 e o programa passou a ser exibido às 7h30 e além da reprise às 14h, ganhou mais uma às 19h.

Em 2001 houve uma reformulação, os atores de Teca e Luíza foram substituídos. Teca passou a ser interpretada por Priscilla Campos, Luíza foi interpretada por Yana Sardenberg, e novos personagens como o irmão caçula Guto (Gabriel Mattos) e seu amigo Damião (Netinho Alves) foram introduzidos com um novo cenário e novas histórias.

Com o sucesso do programa, surgiria mais tarde uma terceira temporada, em 2003, totalmente reformulada. Agora o programa deixa de ser um bloco de desenhos animados e passa a ter 2 episódios exibidos por programa, totalizando meia hora de duração. O programa ganhou mais personagens, cenários e temas. Teca ganhou novos amigos: Chico (Clasley Delfino), Hércules (Luca Multedo) e Maíra (Amanda Wendling), e foi adicionado um elenco adulto, com Mouhamed Harfouch e Adriana Zattar interpretando o casal Romeu e Julieta, os pais de Maíra que contracenavam com as crianças. Cada um dos episódios exibidos apresentava uma história e um tema diferente, com atividades divertidas e músicas de domínio público cantadas pelos personagens. Ainda com o mesmo elenco, uma nova fase com episódios mais longos estreou em 2004, passando a ser exibido 1 único episódio por programa, mantendo a duração de meia hora. Nesta nova fase, havia novos musicais e curiosidades, além de charadas que eram feitas na ida do intervalo, e na volta tinham a resposta revelada. Os episódios desta nova fase foram reprisados continuamente pela Futura até 2007.

Em 2007, o programa foi novamente reformulado. Com a quarta temporada, Teca passou a ser interpretada por Clara Tiezzi, e seu irmão Guto por José Carlos Gurgel. Desta vez, os cenários são filmados em estúdio, e o formato é mais parecido com um seriado. Cada episódio mostra uma nova história da Teca, desta vez com seus novos amigos: Bia (Gabrielly Nunes), Vítor (Luidi Mateus) e Nara (Manuel Raposo). É a primeira vez que aparecem os pais de Teca: Marília (Josie Antello) e Zé Maria (Antônio Fragoso). O elenco adulto ainda conta com Vera (Anna Cotrim), a madrinha de Guto, e Seu Aristeu (Ademir de Souza). Nesta nova versão, deu início a várias esquetes educativas interpretadas como culinária e ciências, mas posteriormente foram substituídas por desenhos inéditos de curtas-metragens, o primeiro deles foi Bernard, e em seguida vieram Moko, Monk, Doong Doong e Madame Mo. Os episódios foram reprisados até 2011, continuamente, pela emissora.[1]

Em 2012 estreou uma versão em desenho animado da terceira temporada chamada "As Aventuras de Teca", porém diferente desta é exibida fora do programa nos intervalos do canal.[2] Ela foi animada pela TV PinGuim mesma produtora de Peixonauta sendo que os episódios são um remake dos próprios da terceira temporada.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O programa traz aventuras inéditas de Teca, uma menina que é pura curiosidade e alegria, com amigos prontos para o que der e vier. Os pais de Teca se chamam Zé Maria e Marília, e vão precisar de muita energia para acompanhar a animação da turminha.

Também estão em cena Bia e Nara, amigas de Teca, Vitor, companheiro de Guto, o irmão de Teca, Tia Vera a Dinda do Guto e o Aristeu, o avô da Bia.

Todo esse pessoal se reúne agora numa linda casa colorida, reformada especialmente para eles. Teca vive suas aventuras por entre os dois andares da casa, que têm sala de estar, sala de jantar, cozinha, quartos, quintal, varanda e uma oficina.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Teca - A protagonista da série. Uma menina alegre, curiosa, muito criativa e inteligente. Cheia de ideias na cabeça, gosta de brincar e de inventar suas próprias brincadeiras. Seu nome verdadeiro é Tereza Cristina Oliveira da Silva.
  • Guto - Irmão caçula de Teca. Assim como Teca, é alegre e curioso, e como todo caçula, adora aprontar com a irmã mais velha. Apesar das brigas, são bons amigos e companheiros de travessuras. Adora aventuras, e seu sonho é ser um grande explorador. Seu nome completo é José Augusto Oliveira da Silva. Guto foi introduzido na segunda temporada e desde então permaneceu um personagem fixo na série.

Personagens da primeira e segunda temporada[editar | editar código-fonte]

  • Luisa - Foi a primeira melhor amiga de Teca. Sua personalidade foi inspirada para outras amigas através das temporadas como Maíra, Bia e Nara. Ela apareceu tanto na primeira quanto na segunda temporada.
  • Pedro - Um garoto que foi amigo de Teca somente na primeira temporada. Posteriormente foi substituído por Guto e Damião na segunda temporada.
  • Damião - É o melhor de Guto na segunda temporada. Sua personalidade foi inspirada para outros amigos através das temporadas como Chico, Hércules e Vítor.

Personagens da terceira temporada[editar | editar código-fonte]

  • Maíra - A melhor amiga de Teca na terceira temporada. Sensível, meiga e muito feminina, está sempre do lado da amiga. Gosta de brincar de boneca e de cantar.
  • Chico - O melhor amigo de Guto na terceira temporada. Divertido, esperto e brincalhão, gosta de jogar futebol e de praticar esportes radicais. Tem uma paixão secreta pela Teca.
  • Hércules - O garoto mais novo do bairro, gosta de brincar com todos da turma. Teca acha ele "fofinho".
  • Romeu - O pai de Maíra. Pacífico e muito calmo, gosta de tocar violão, cantar e ensinar coisas novas para as crianças junta da esposa, Julieta.
  • Julieta - A mãe de Maíra, e esposa de Romeu. Uma professora muito inteligente, adora livros e artes em geral. Vive ensinando as crianças sobre a cultura popular, contando histórias fascinantes e ensinando a fazer artesanatos.
  • Farofa - Um fantoche de formiga do quarto da Teca. Vive "brincando" com a Teca, ouvindo o que ela tem a dizer, jogando conversa fora e dividindo coisas que aprendeu lendo seus livros.

Personagens da quarta temporada[editar | editar código-fonte]

  • Bia - É a melhor amiga de Teca na quarta temporada. Ela adora brincar, é curiosa, criativa e um pouco estressada. Seus pais não aparecem na série, mas são citados em alguns episódios. Bia está sempre presente na casa e seu nome completo é Beatriz Matos Coelho.
  • Nara - A amiga ingênua, divertida, não muito faladeira, rica e consumista das meninas. Aparece apenas na quarta temporada, assim como Bia e Vítor. Seu nome é Nara Catarina, pois segundo sua mãe, "Nara foi uma grande cantora, e Catarina uma grande rainha".
  • Vítor - É o melhor amigo de Guto na quarta temporada. Ele é criativo, bagunceiro e bem engraçado, e adora comer bolacha de água e sal. Adora jogar futebol, e sua roupa é um uniforme de jogador. Gosta de chatear as meninas, principalmente a Bia. Seu nome completo é Vítor Hugo Carvalho de Matos.
  • Tia Vera - A madrinha do Guto. Divertida e muito inteligente, viajou por quase todas as partes do mundo. É culta e moderna, e ainda por cima anda de motocicleta.
  • Zé Maria - Zé Maria, o pai, é taxista. Passa o dia fora de casa, mas gosta muito de brincar com as crianças quando chega, além de ajudar a mulher na cozinha.
  • Marília - Marília é uma mãe cuidadosa e companheira. Mas o bom mesmo é a sua profissão: ela trabalha fazendo bolos e doces para eventos. E Teca e Guto aproveitam para pegar um docinho de vez em quando!!!
  • Seu Aristeu Coelho - O avô de Bia. Ele é professor de física aposentado, mas ainda trabalha consertando rádios e telefones. Adora ensinar os segredos e curiosidades do mundo para as crianças. É um vovô amigo de todos.
  • Goela - Goela é o bichinho de pelúcia de Teca que fala, sente, come e dorme. Esse nome esquisito tem uma explicação: Goela é uma planta carnívora, que come o que colocam na sua frente. Ela até come as vozes e choros das pessoas. Que comilona!!!

Elenco[editar | editar código-fonte]

Primeira temporada (1997 - 1999)[editar | editar código-fonte]

Segunda temporada (2001 - 2002)[editar | editar código-fonte]

Terceira temporada (2003 - 2004)[editar | editar código-fonte]

Quarta temporada (2007-2009)[editar | editar código-fonte]

Desenhos animados[editar | editar código-fonte]

Entre 2007 e 2012 durante a terceira fase o programa chegou a se dedicar a transmissão de algumas séries de curtas em desenho animado, produções internacionais de vários países.

  • Bernard (De 2007)
  • Saari (de 2010)
  • Os Heróis da Praia (de 2010)
  • Madame Mo (de 2010)
  • A Terra Vista por Alban (de 2010)
  • As Coisas lá de Casa(De 2011)
  • Doong Doong (de 2011)
  • Moko, o jovem explorador(De 2012)
  • Monk (2012)

Referências