Peixonauta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Peixonauta
Peixonauta
Informação geral
Também conhecido(a) como As Novas Missões do Peixonauta
Formato série de desenho animado
Duração ± 11 minutos
Criador(es) Célia Catunda
Kiko Mistrorigo / Kyle Hewitt
Elenco Fábio Lucindo
Fernanda Bullara
Celso Alves
País de origem BrasilBrasil
Idioma original português brasileiro
Temporadas 2
Episódios 104 (ver)
Produção
Diretor(es) Paulo Tatit / Kyle Hewitt
Produtor(es) Célia Catunda
Kiko Mistrorigo
Kyle Hewitt
Tema de abertura "Peixonauta, Marina e Zico", Cláudia Vidal e Emanuela Maia
Composto por Paulo Tatit
Tema de encerramento "Peixonauta, Marina e Zico"
(arranjo em samba; temporada 1) e (instrumental; temporada 2)
Empresa(s) produtora(s) TV PinGuim
Tooncan
Exibição
Emissora original Discovery Kids / SBT / TV Cultura / TV Brasil / TV Rá-Tim-Bum / TV Aparecida / ZooMoo Kids
Transmissão original 20 de abril de 200910 de abril de 2018
Cronologia
Programas relacionados O Show da Luna

Peixonauta é uma série de animação brasileira criada e produzida pela TV PinGuim. A série é centrada em Peixonauta, um peixe dentro de um traje similar ao de um astronauta que o permite voar e respirar fora d'água, em que, junto aos seus amigos Marina e Zico, eles desvendam os mistérios ocorrentes com um ritmo (orquestrado e depois sintetizado) na POP (uma bola mágica e colorida que sempre envia pistas para os protagonistas resolverem algum problema) e, quando conseguirem, a envia uma recompensa.

Destinada ao público infantil, a série estreou no canal Discovery Kids em 20 de abril de 2009, adquirindo bastante sucesso. No mercado internacional a série é comercializada pelos nomes de Peztronauta (espanhol) ou Fishtronaut (inglês). Após o sucesso na TV, Peixonauta também ganhou uma peça de teatro denominada Peixonauta da TV para o Teatro, cuja estreia ocorreu em 21 de setembro de 2013 no Rio de Janeiro.

Em abril de 2014 completando os 5 anos da série foi lançado o filme Peixonauta - Agente Secreto da O.S.T.R.A. para os cinemas. Em julho de 2015, o Discovery Kids estreou uma segunda temporada de 52 novos episódios (totalizando 104 episódios de 11 minutos), com o título As Novas Missões do Peixonauta.

Em abril de 2015 estreou o show musical denominado O Nome dele é... Peixonauta, com 14 músicas compostas por Paulo Tatit especialmente para a franquia, produção teatral do Pia Fraus e direção geral da TV PinGuim. Em 2018 foi lançada a adaptação nos cinemas com o nome Peixonauta - O Filme. Em 2021, a franquia foi adicionada ao catálogo do Netflix.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Principais[editar | editar código-fonte]

  • Peixonauta (dublado por Fábio Lucindo) é protagonista-título da série, um jovem peixe agente especial da O.S.T.R.A melhor amigo de Marina e Zico. Costuma andar sobre a superfície com seu traje especial, similar a de um astronauta e movido a base de bolhas. É praticamente um gênio, pois cria várias máquinas e experimentos que o auxiliam em suas missões ele tem uma paixão secreta pela Rosa.
  • Marina (dublada por Fernanda Bullara) é uma menina de 10 anos, amiga de Peixonauta, prima dos irmãos gêmeos Pedro e Juca e neta do Dr. Jardim. Mora com seu avô no Pé-de-feijão e assim como Peixonauta também é uma agente especial da O.S.T.R.A. Marina é muito esperta sempre explicando as coisas pros seus amigos. Possui um relógio comunicador que ela usa para se comunicar com Peixonauta a longa distância.
  • Zico (dublado por Celso Alves) é um jovem macaco de 12 anos amigo de Peixonauta, vindo da Ilha dos Macacos. Zico é encrenqueiro e um pouco desastrado, mas mesmo assim é um agente da O.S.T.R.A como Peixonauta e Marina. Quando não é muito esperto, ele vive tirando conclusões precipitadas das missões (e muitas vezes requer ajuda de seus amigos para entender as coisas). Seu prato predileto é banana; morre de medo de água (sem saber nadar).

Secundários[editar | editar código-fonte]

  • Dr. Jardim (dublado por Renato Márcio) é avô de Marina e dos gêmeos Pedro e Juca. Cuida do Parque das Árvores Felizes, alimentando os animais e cuidando das árvores. É também muito inteligente sempre ensina coisas para Peixonauta e seus amigos.
  • Pedro (dublado por Rogério Viggiani) e Juca (dublado por Raphael Ferreira) são os primos da Marina. Dois garotos gêmeos de 10 anos que vivem bolando planos que muitas vezes acabam, sem querer, fazendo mal ao Parque das Árvores Felizes. Pedro é o de cabelo comprido e camisa verde, enquanto que Juca é o de cabelo curto e camisa preta.
  • Agente Chumbo Feliz (dublado por Tatá Guarnieri) é um grande e sábio peixe-mero amigo de Peixonauta. Vive sentado e dormindo numa pedra e sempre dá dicas para ajudar Peixonauta em sua missão.
  • Agente Rosa (dublada por Jussara Marques) é uma peixe fêmea cor-de-rosa, amiga de Peixonauta. Trabalha também como uma agente da O.S.T.R.A e sempre o ajuda em missões na água ela tem uma paixão secreta por Peixonauta.

Exibição[editar | editar código-fonte]

Na TV aberta foi exibido primeiramente pelo SBT, em 2011, onde estreou no programa infantil Carrossel Animado.[1][2] Em 2012, passou a ser exibido pela TV Cultura, exibindo o programa até 2014. No mesmo ano foi adquirido pela TV Brasil, sendo exibido até 2020. Em 2017 a TV Aparecida também adquiriu a animação mas exibe episódios da temporada antiga. Encontra-se disponível no catálogo do SBT Vídeos , Globoplay, Amazon Prime e Looke. Em 05/12/2022, a segunda temporada da animação estreia no canal paytv ZooMoo Kids, presente em todas as operadoras de TV por assinatura.

Episódios[editar | editar código-fonte]

Temporada 1[editar | editar código-fonte]

  1. O Caso do Sumiço das Cestas de Pique-nique
  2. O Caso da Criatura Perdida
  3. O Caso da Gosma Nojenta
  4. O Caso do Barulho Misterioso
  5. O Caso da Troca de Identidades
  6. O Caso do Cheiro Esquisito
  7. O Caso do Arco-íris Oleoso
  8. O Caso dos Amigos Desaparecidos
  9. O Caso da Bagunça das Marmotas
  10. O Caso do Tremor no Parque
  11. O Caso do Aniversário Surpresa
  12. O Caso do Desaparecimento do Mel
  13. O Caso do Brinquedo Perdido
  14. O Caso das Pintinhas Misteriosas

Franquia[editar | editar código-fonte]

Agente Secreto da O.S.T.R.A.[editar | editar código-fonte]

Em 10 de maio de 2014 foi lançado para os cinemas paulistas o filme Peixonauta - Agente Secreto da O.S.T.R.A. em comemoração aos 5 anos de exibição da série. O filme foi planejado durante 2 anos e foi lançado meses antes da estreia da 2ª temporada da série. O filme foi uma compilação de 5 episódios do desenho animado, desta vez sem animação ou enredo definidos.

Filme[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Peixonauta - O Filme

Em 23 de junho de 2017 foi lançado uma adaptação nos cinemas, Peixonauta - O Filme. O filme teve Peixonauta, Marina e Zico, indo para a cidade atrás de Pedro, Juca e o Dr. Jardim (até-então desaparecidos), que ao chegar na cidade, a encontram vazia e desabitada. Peixonauta descobre onde estão as pessoas, realizando mais uma importante missão.[3]

Referências

  1. «SBT anuncia compra do desenho brasileiro Peixonauta». R7. 14 de abril de 2010 
  2. Thaís Pinheiro (1 de maio de 2011). «SBT põe infantis e realities para rodar». O Estado de S.Paulo 
  3. «Peixonauta, o filme». www.cinemark.com.br. Consultado em 29 de março de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]