Peixonauta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde março de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Peixonauta
Fishtronaut (EUA)
Peztronauta (ES)

Informação geral
Formato Série de desenho animado
Gênero
Duração ± 11 minutos
Criador(es) Célia Catunda
Kiko Mistrorigo
País de origem BrasilBrasil
CanadáCanadá
Idioma original Português brasileiro
Produção
Diretor(es) Paulo Tatit
Produtor(es) Célia Catunda
Kiko Mistrorigo
Ricardo Rozzino
Elenco Fábio Lucindo
Fernanda Bullara
Celso Alves
Renato Márcio
Rogério Viggiani
Raphael Ferreira
Jussara Marques
Tatá Guarnieri
Orlando Viggiani
Tema de abertura Peixonauta, Marina e Zico
Tema de encerramento Peixonauta, Marina e Zico (instrumental)
Compositor da música-tema Paulo Tatit
Empresa(s) de produção TV PinGuim
Tooncan
Yoopa!
Exibição
Emissora de televisão original Discovery Kids América Latina
Transmissão original 20 de abril de 2009 — presente
N.º de temporadas 2
N.º de episódios 104
Cronologia
Programas relacionados O Show da Luna

Peixonauta é uma série de animação brasileira criada por Célia Catunda e Kiko Mistrorigo e produzida pela TV PinGuim.

A série fala de Peixonauta, um peixe dentro de um traje similar ao de um astronauta que o permite voar e respirar fora d'água. Ele é um detetive profissional que junto aos seus amigos (Marina e Zico), desvendam os mistérios ocorrentes através da POP, uma bola mágica e colorida que sempre envia pistas para os protagonistas resolverem algum problema. Quando conseguem, a POP os envia uma recompensa.

A série foi feita destinada ao público infantil e estreou no canal Discovery Kids em 20 de abril de 2009 adquirindo bastante sucesso. No mercado internacional a série é comercializada pelos nomes de Peztronauta (espanhol) ou Fishtronaut (inglês). Após o sucesso na TV, Peixonauta também ganhou uma peça de teatro denominada Peixonauta da TV para o Teatro, cuja estreia ocorreu em 9 de janeiro de 2011 no Rio de Janeiro.

Em novembro de 2012 completando os 3 anos da série foi lançado o filme Peixonauta - Agente Secreto da O.S.T.R.A. para os cinemas.

A franquia Peixonauta ganhou em 2013 uma segunda temporada de 52 novos episódios (totalizando 104 episódios de 11 min.). Esta segunda temporada estreou no Discovery Kids em fevereiro de 2013 sob o nome de As Novas Missões do Peixonauta.

Em setembro de 2013 estreou o show musical denominado O Nome dele é... Peixonauta, com 14 músicas compostas por Paulo Tatit especialmente para a franquia, produção teatral do Pia Fraus e direção geral da TV PinGuim.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Peixonauta é a primeira série de animação de concepção artística e de autoria brasileira, com 104 episódios de 11 minutos, produzida inteiramente no Brasil. A série foi criada e produzida pela TV PinGuim em associação com a Discovery Kids Latin América. A história segue as incríveis e às vezes escorregadias e molhadas aventuras de um peixe agente secreto e seus melhores amigos, Marina e Zico. Criada para as crianças de 1 a 7 anos, Peixonauta conta as aventuras de um peixe que, com a ajuda de um escafandro cheio d’água (o Bublex), vive entre o “mundo molhado” e o “mundo seco”, revelando mistérios e buscando soluções para proteger o meio ambiente. Explora de maneira única e divertida os vários mistérios do mundo, sejam eles aquáticos ou terrestres! O telespectador é convidado a se levantar e repetir a sequência rítmica de palmas e pés para abrir a POP e descobrir as pistas secretas de cada episódio. É um desenho interativo, que incentiva a participação de seu público.

Na tv aberta foi exibido primeiramente pelo SBT, em 2011[1], onde estreou no programa infantil Carrossel Animado. [2] Em 2012, passou a ser exibido pela TV Cultura, onde ficou no ar até 2013. No mesmo ano foi adquirido pela TV Brasil, sendo exibido até hoje. Em 2015 a TV Aparecida também adquiriu a animação, porém exibe episódios da temporada antiga, enquanto a TV Brasil exibe as mais recentes.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Principais[editar | editar código-fonte]

  • Peixonauta — Um jovem peixe agente especial da O.S.T.R.A melhor amigo de Marina e Zico. Costuma andar sobre a superfície com seu traje especial, similar a de um astronauta e movido a base de bolhas. É praticamente um gênio, pois cria várias máquinas e experimentos que o auxiliam em suas missões.
  • Marina — Uma menina de 8 anos, amiga de Peixonauta, prima dos irmãos gêmeos Pedro e Juca e neta do Dr. Jardim. Mora com seu avô no Pé-de-feijão e assim como Peixonauta também é uma agente especial da O.S.T.R.A. É muito esperta sempre explicando as coisas pros seus amigos. Possui um relógio comunicador que ela usa para se comunicar com Peixonauta a longa distância.
  • Zico — Um jovem macaco de 12 anos amigo de Peixonauta, vindo da Ilha dos Macacos. É encrenqueiro e um pouco desastrado, mas mesmo assim é um agente da O.S.T.R.A como Peixonauta e Marina. Não é muito esperto e vive tirando conclusões precipitadas das missões, e muitas vezes requer ajuda de seus amigos para entender as coisas. Morre de medo da água por não saber nadar. Seu prato predileto é banana!

Secundários[editar | editar código-fonte]

  • Dr. Jardim — É o avô de Marina e dos gêmeos Pedro e Juca. Cuida do Parque das Árvores Felizes, alimentando os animais e cuidando das árvores. É também muito inteligente sempre ensina coisas para Peixonauta e seus amigos.
  • Pedro e Juca — São os primos da Marina. Dois garotos gêmeos que vivem bolando planos que muitas vezes acabam, sem querer, fazendo mal ao Parque das Árvores Felizes. Pedro é o de cabelo comprido e camisa verde, enquanto que Juca é o de cabelo curto e camisa preta.
  • Agente Chumbo Feliz — É um grande e sábio peixe-mero amigo de Peixonauta. Vive sentado e dormindo numa pedra e sempre dá dicas para ajudar Peixonauta em sua missão.
  • Agente Rosa — Uma peixe fêmea cor-de-rosa, amiga de Peixonauta. É também uma agente da O.S.T.R.A e sempre o ajuda em missões na água.

Filmes[editar | editar código-fonte]

Em 9 de novembro de 2012 foi lançado para os cinemas paulistas o filme Peixonauta - Agente Secreto da O.S.T.R.A. em comemoração aos 3 anos de exibição da série. O filme foi planejado durante 2 anos e foi lançado meses antes da estreia da 2ª temporada da série. O filme foi uma compilação de 5 episódios do desenho animado não tendo uma animação melhor e nem um enredo definidos.


Ocorreu em 29 de outubro de 2016 o lançamento de outro filme, onde Peixonauta, Marina e Zico vão para a cidade atrás de Pedro, Juca e o Dr. Jardim, até então desaparecidos. Chegando à cidade, a encontram vazia e desabitada. Peixonauta terá que descobrir onde estão as pessoas, realizando mais uma importante missão.[3]

Referências

  1. «SBT anuncia compra do desenho brasileiro Peixonauta». R7. 14 de abril de 2010 
  2. Thaís Pinheiro (1 de maio de 2011). «SBT põe infantis e realities para rodar». O Estado de S.Paulo 
  3. «Peixonauta, o filme». www.cinemark.com.br. Consultado em 29 de março de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]