Terraço Itália

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde junho de 2017). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros.
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
O edifício Itália, em cuja cobertura funciona o restaurante Terraço Itália

O Terraço Itália é um restaurante especializado na culinária italiana que funciona no 41° andar e cobertura do edifício Itália, o segundo maior edifício da cidade de São Paulo e terceiro maior do Brasil. A sua fama está no amplo panorama da capital paulista em todas as direções que a sua posição elevada proporciona, tornando-o um dos maiores pontos turísticos paulistanos.

Situa-se no 41° andar do edifício Itália, no n° 344 da avenida Ipiranga.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O responsável pela obra foi o italiano Evaristo Comolatti, que decidiu ir para São Paulo em 1948 fugindo da situação em que a Itália se encontrava no pós-guerra. A cidade, então já muito populosa, transmitia a possibilidade da construção de um futuro promissor. Ao longo dos anos, Evaristo fundou empresas que formaram o Grupo Comolatti.

O Terraço Itália visto da Torre do Banespa

Anos depois, com uma vida já muito bem sucedida na cidade, Evaristo visitou as obras do Edifício Itália e ficou impressionado com sua grandiosidade e com a visão única da capital no topo do edifício em todas as direções. Segundo dizem, o italiano sentiu-se no dever de presentear a cidade que tanto lhe ofereceu e para isso resolveu construir um luxuoso restaurante na cobertura do edifício.

As obras iniciaram-se rapidamente e o restaurante, que adotou o nome de Terraço Itália, começou a funcionar em 29 de setembro de 1967.[2] Com o passar dos anos, tornou-se um dos mais conhecidos pontos turísticos de São Paulo e visitado por grandes personalidades.

Atualmente o estabelecimento é controlado por Sérgio Comolatti e já passou por reformas para adaptar-se ao exigente povo paulistano. A nova decoração foi feita pelo decorador Jorge Elias.

Em outubro de 2015 o restaurante sofreu danos e perda de mobília após um incêndio ocorrido no seu salão nobre. Não houve feridos no incidente, mas o restaurante ficou interditado por alguns dias.[3]. Em Novembro de 2016, uma dupla de paraquedistas driblou a segurança do Terraço Itália e saltou de paraquedas do alto do edifício. [4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Fernanda Pereira Neves. «Terraço Itália, 45». Folha UOL. Consultado em 8 de março de 2013. 
  2. Agência Estado (2007). «Terraço Itália comemora 40 anos em setembro». O Estado de SP. Consultado em 10 de março de 2013. 
  3. «Imagens mostram como ficou restaurante do Edifício Itália após fogo». São Paulo. 3 de outubro de 2015 
  4. «19/11/2016 06h00 - Atualizado em 19/11/2016 06h00 Dupla dribla segurança e salta de paraquedas do alto do Edifício Itália». G1 São Paulo. 19 de novembro de 2016  line feed character character in |titulo= at position 50 (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]