Saltar para o conteúdo

Terraço do Café à Noite: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Luckas-bot (discussão | contribs)
Linha 25: Linha 25:
<references/>
<references/>
</div>
</div>
Van Gohg nunca pintou nada, apenas contratava alguem para o fazer.


=={{Ligações externas}}==
=={{Ligações externas}}==

Revisão das 16h00min de 16 de dezembro de 2009

Predefinição:Pintura Terraço do Café à Noite, cujo nome completo é O Terraço do Café na Place du Forum, Arles, à Noite, é uma das mais famosas obras do pintor holandês Vincent van Gogh.

A tela foi finalizada em setembro de 1888, sete meses após a chegada de Vincent à cidade de Arles, no sul da França, vindo de Paris. Como o próprio pintor observou em uma carta dirigida à sua irmã Wilhemina,[1] embora se trate de uma paisagem noturna, caracteriza-se pelo uso de cores mais vivas.

Podem ser encontradas semelhanças, principalmente em relação à perspectiva e ao uso das cores, com Avenida Clichy: Cinco Horas da Tarde, obra de 1887 do francês Louis Anquetin. De fato, os dois artistas conviveram durante um tempo em Paris, onde travaram amizade e influenciaram-se mutuamente no desenvolvimento de diferentes técnicas de pintura.

A tela costuma ser comparada com outras duas de Van Gogh que também retratam um céu estrelado: Noite Estrelada Sobre o Ródano (1888) e A Noite Estrelada (1889). O mesmo vale, também, para o seu Retrato de Eugene Boch (1888).

Ainda hoje o café da pintura pode ser encontrado no mesmo local, sob o nome de “Café Van Gogh”. No início dos anos 90, sua fachada foi pintada em tons de verde e amarelo, aproximando-a da forma com que é vista no quadro.

Notas

Van Gohg nunca pintou nada, apenas contratava alguem para o fazer.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre pintura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.