Terreiro dos Evangelistas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Terreiro dos Evangelistas
Apresentação
Tipo
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa
Santuário do Bom Jesus do Monte: Capela de Emaús.

O Terreiro dos Evangelistas, também referido como Largo da Três Capelas localiza-se no Santuário do Bom Jesus do Monte, na freguesia de Tenões, na cidade e município de Braga, distrito de mesmo nome, em Portugal.

Constitui-se numa praça de planta octagonal, integrante do Parque do Bom Jesus, onde termina a Via Sacra do Bom Jesus. Nesta praça erguem-se três capelas, interpostas por quatro fontes com estátuas dos Evangelistas e, ao centro, um chafariz ornamental.

História[editar | editar código-fonte]

O terreiro foi aberto entre os anos de 1750 e 1760.

Em seguida, entre 1762 e 1765 foram projetadas as três capelas, possivelmente de autoria de André Soares, e executadas pelos pedreiros António Ferreira, Cristóvão José Farto, Caetano Lourenço, Francisco Soares e Manuel Vivas.

As imagens para as capelas, com risco do padre Silvestre de Campos, foram executadas por António Monteiro e pintadas por Matias de Lis de Miranda, José Inácio, João Teixeira e filho, José Galego e José Alves.

À época também foram esculpidas as quatro fontes e o chafariz central, tendo o conjunto sido oferecido pelo confrade Manuel Rebelo da Costa, e executado por Ambrósio dos Santos, José de Sousa, Custódio Luís Soares e Manuel Vivas.

Capelas[editar | editar código-fonte]

Estas são as últimas capelas da Via Sacra do Bom Jesus do Monte:

Fontes[editar | editar código-fonte]

Fonte de São Mateus[editar | editar código-fonte]

Na fonte de São Mateus, a água jorra pela boca de um anjo, e possui a inscrição: "Liber generationis Jesu Christi fill David fill Abraham. Math. C. IV, v. 1." ("Livro da geração de Jesus Cristo, filho de David, filho de Abraão.")

Fonte de São Marcos[editar | editar código-fonte]

Na fonte de São Marcos a água jorra da boca de um leão e possui a inscrição "Sicut scriptum est in Isaia propheta... vox clamantis in deserto. Marc. C IV, v. 2, 3." ("Conforme está escrito no profeta Isaías... voz do que clama no deserto.")

Uma inscrição gravada atrás do pedestal da estátua do evangelista recorda a ação de um dos maiores benfeitores do Santuário: "Ano de 1767 sendo zellador e bemfeitor Manuel Rabello da Costa".

Fonte de São João[editar | editar código-fonte]

Na fonte de São João a água jorra da boca de uma águia e possui a inscrição "In principio erat verbum et verbum erat apud deum, et Deus erat verbum. Joan. C. IV, 1." ("No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.")

Fonte de São Lucas[editar | editar código-fonte]

Na fonte de São Lucas a água jorra da boca de um touro e tem a inscrição: "Fuit in diebus Herodis regis Judaeae sacerdos quidã nomine Zacharias. Luc. C. IV, 5." ("No tempo de Herodes, rei da Judeia, houve um sacerdote de nome Zacarias").

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]