The Chronicles of Riddick: Escape from Butcher Bay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Chronicles of Riddick:
Escape from Butcher Bay
Um homem careca segurando duas facas e vestindo roupa preta, correntes e óculos. O homem está em frente de um fundo preto com o logo de "The Chronicles of Riddick: Escape from Butcher Bay" sobre sua cabeça. A classificação "M" da ESRB é exibida no canto esquerdo inferior e o loga da Vivendi Games no canto direito inferior.
Arte da capa norte-americana.
Desenvolvedora(s) Starbreeze Studios
Tigon Studios
Publicadora(s) Vivendi Games
Produtor(es) Lars Johansson
Designer(s) Fredrik Ljungdahl
Jens Andersson
Escritor(es) Mikael Säker
John Zuur Platten
Flint Dille
Programador(es) Magnus Högdahl
Artista(s) Jens Matthies
Motor Starbreeze Engine (motor interno)
Plataforma(s) Xbox
Windows
Lançamento Xbox
  • AN 01 de junho de 2004
  • EU 13 de agosto de 2004
Microsoft Windows
  • AN 8 de dezembro de 2004
  • EU 3 de dezembro de 2004
Gênero(s) Tiro em primeira pessoa, ação-aventura, stealth
Modos de jogo Um jogador

The Chronicles of Riddick: Escape from Butcher Bay é um jogo eletrônico de ação em primeira pessoa e stealth desenvolvido pela Starbreeze Studios e publicado pela Vivendi Games para Xbox e Windows em 2004. O jogo é uma prequela do filme de ficção científica futurística The Chronicles of Riddick.

O jogo conta a historia de Riddick, o anti-heroi dos filmes Pitch Black e The Chronicles of Riddick, em sua tentativa de escapar de uma prisão de segurança máxima chamada Butcher Bay. Os designers de Escape from Butcher Bay focaram-se em explorar a ambientação de "fuga da prisão" para diferenciar o jogo do filme. As influências do jogo incluem o filme Escape from Alcatraz, e jogos como Half-Life e Tom Clancy's Splinter Cell.

Escape from Butcher Bay foi elogiado pelos críticos, que elogiaram seus gráficos e a implementação dos elementos de ação, stealth e aventura. Entretanto, eles geralmente lamentaram sua brevidade e a falta de componentes multijogadores. Um versão remake melhorada do jogo, incluido na sua continuação The Chronicles of Riddick: Assault on Dark Athena, foi lançado em 2009.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Um par de braços humanos, com faixas marrons grudas e segurando uma chave de fenda na mão direita, estendidos em direção a um homem trabalhando em uma máquina, usando um macacão verde e uma camisa preta.
Riddick no modo stealth, preprando-se para apunhalar um inimigo com uma chave de fenda.

Em Escape from Butcher Bay, o jogador toma o controle de Richard B. Riddick que tem como objetivo a fuga da prisão Butcher Bay.[1] O jogo incorpora elementos de gêneros como tiro em primeira pessoa, aventura e stealth,e é jogado primariamente em uma perspectiva de primeira pessoa, ainda que a câmera mude para a perspectiva em terceira pessoa durante certas cenas. ao contrário da maioria dos jogos de tiro em primeira pessoa, o jogo não tem nenhuma HUD.[2]

Referências

  1. Shawn Elliott (22 de março de 2005). «The Chronicles of Riddick: Escape From Butcher Bay -- Developer's Cut» (em inglês). 1UP.com. Consultado em 15 de maio de 2013. XX 
  2. Mitch Dyer (12 de agosto de 2008). «Defending Licensed Games». Official Xbox Magazine (em inglês). Official Xbox Magazine Online. Consultado em 15 de maio de 2012. Visually, it was a stunner and the combat was fluid, while the bold-at-the-time HUD-less gameplay created an extremely immersive and visceral experience. [Visualmente, era estonteante e o combate era fluido, enquanto a ousada (na época) jogabilidade sem HUD criava uma experiência imersiva e visceral.] 
Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.