The Final Countdown (álbum)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Final Countdown
Álbum de estúdio de Europe
Lançamento 26 de Maio de 1986
Gravação Setembro de 1985 - Março de 1986
Gênero(s) rock progressivo, glam metal, hard rock
Duração 4 min 56 seg
Gravadora(s) Epic Records
Produção Kevin Elson
Opiniões da crítica

O parâmetro das opiniões da crítica não é mais utilizado. Por favor, mova todas as avaliações para uma secção própria no artigo. Veja como corrigir opiniões da crítica na caixa de informação.

Cronologia de Europe
On the Loose
(1985)
Out of This World
(1988)

The Final Countdown é o terceiro álbum de estúdio da banda sueca Europe . Lançado em 26 de maio de 1986 pela Epic Records , o álbum e o single da faixa-título foram um enorme sucesso comercial vendendo mais de mais de 15 milhões em todo o mundo, sendo 7 milhões do álbum e 8 milhões do single da faixa-título (ganhando 12 discos de platina e 6 de ouro pelo mundo). O atingiu a posição número 8 nos EUA na Billboard 200 chart e alcançou as primeiras posições no charts de todo o mundo. Toda a parte instrumental foi gravada no Powerplay Studios em Zurique, na Suíça em 1985, e a gravação das vozes gravadas no Soundtrade Studios em Estocolmo, Suécia , Mastersound Studios em Atlanta e Fantasia Studios em Berkeley, em 1986, nos Estados Unidos. A princípio o álbum seria lançado no natal de 1985, mais com problemas nas cordas vocais pouco antes de gravar na Suíça, o vocalista Joey Tempest passou por uma cirurgia e somente gravou o vocal no ínício de 1986. As vendas do single foram maiores q o album porque houve um atraso no lançamento do album (q n havia uma capa pronta ainda). A faixa titulo estava estourando nas paradas e o album aguardou ainda 4 meses para ser lançado, fazendo a gravadora produzir mais copias do single. A banda ficou muito insatisfeita com a capa do album apos o lançamento, pois era apenas uma pintura, achando o atraso inutil, pois seria mais facil uma foto da banda como na capa do single.

Cinco Singles foram lançados do álbum: "The Final Countdown", "Rock the Night", "Carrie", "Cherokee" e "Love Chaser" (esta apenas no Japão, para um filme chamado Pride and One) . Os três primeiros singles (que estiveram na musicas mais tocadas nas radios brasileiras em 1986 e 1987) foram os responsáveis pelo sucesso do Europe rumo a popularidade.

Todas as canções foram escritas por Joey Tempest, com exceção de "Carrie" escrita por Tempest e Mic Michaeli.

  1. "The Final Countdown" - 5:12
  2. "Rock the Night" - 4:03
  3. "Carrie" - 4:30
  4. "Danger on the Track" - 3:45
  5. "Ninja" - 3:46
  6. "Cherokee" - 4:20
  7. "Time Has Come" - 4:01
  8. "Heart of Stone" - 3:46
  9. "On the Loose" - 3:08
  10. "Love Chaser" - 3:27

Créditos[editar | editar código-fonte]

  • Joey Tempest – Vocal
  • John Norum – Guitarra
  • John Levén – Baixo
  • Mic Michaeli – Teclados
  • Ian Haugland – Bateria

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um álbum de Europe é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.