John Norum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
John Norum
Norum em concerto em 2009
Informação geral
Nome completo John Terry Norum
Também conhecido(a) como Jonta
Nascimento 23 de fevereiro de 1964 (54 anos)
Local de nascimento Vardø, Finnmark
Noruega
Nacionalidade Sueco
Gênero(s) Hard rock, heavy metal, blues-rock, glam metal
Ocupação(ões) Músico
Instrumento(s) Guitarra, vocais
Modelos de instrumentos Gibson Les Paul/Flying V, e Fender Stratocaster
Período em atividade 1978–presente
Outras ocupações Compositor
Afiliação(ões) Europe, Dokken
Página oficial johnnorum.se

John Terry Norum (23 de fevereiro de 1964, Vardø) é um guitarrista famoso de hard rock, co-fundador da banda Europe. Saiu da banda no final de 1986, e teve uma bem sucedida carreira solo, retornando a banda em 2003.

Biografia[editar | editar código-fonte]

John Norum nasceu no dia 23 de fevereiro de 1964 em Vardö, Noruega, mas se mudou para a Suécia com apenas um ano e cresceu em Upplands Väsby, um subúrbio de Estocolmo. Com 12 anos começou a tocar guitarra, influenciado por Thin Lizzy e UFO, e consequentemente passou a ser um grande fã de Gary Moore e Michael Schenker.

Em 1978 ele formou o Force, junto com o vocalista Joey Tempest. A banda participou e ganhou (já com o nome Europe) um campeonato sueco de rock de 1982 transmitido pela televisão, com Norum eleito melhor guitarrista e Joey o melhor vocalista. O prêmio do campeonato seria a gravação de um álbum de estúdio por uma pequena gravadora sueca.

O álbum Europe foi lançado em fevereiro de 1983 e se tornou um sucesso no país natal da banda, e no Japão. Em Fevereiro de 1984 Wings Of Tomorrow foi o álbum seguinte, e a banda começava a se tornar muito popular no cenário sueco, fazendo turnês por todo o país, e também ganhando reconhecimento no Japão.

A banda assinou contrato com a Epic em 1985 e o álbum The Final Countdown foi gravado no final do ano. Em maio de 1986, "The Final Countdown" foi lançado, e rapidamente alcançou sucesso nos países da Europa, Japão, E.U.A. Uma série de divergências começou a ocorrer mesmo antes de começar a turnê entre John Norum e o empresário da banda, que levou o guitarrista a decidir abandonar a banda (tambem havia uma disputa de egos com o vocalista Joey Tempest), em outubro de 1986, para seguir carreira solo.

John Norum assinou um contrato com a Epic, mesma gravadora do Europe para 3 álbuns de estúdio. Em outubro de 1987 veio "Total Control", seguindo uma linha de guitarra bastante parecida com a de seu amigo Yngwie Malmsteen. Norum cantou quase todas as músicas, e Goran Edman, participou em 3 músicas, e o disco foi sucesso na Suécia, ficando na quarta posição e ganhando disco de platina (o single de Let Me Love You chegou a posição 2 na Suécia e a balada Back On The Streets a posição 34 na Billboard Us Rock, nos Estados Unidos). Norum levou todos os prêmios musicais do ano no país em 1988. A banda fez uma turnê pela Suécia e o último show foi no Hammersmith Apollo, em Londres, Inglaterra, no final de 1988. O nome do disco foi uma resposta aos integrantes do Europe, principalmente a Joey, este que havia dito que nunca mais falaria com ele por ter abandonado a banda. Durante a tour ele usou duas guitarras signature suas do luthier sueco Arne Arvidsson.

O talento de John Norum visto nos álbuns com Europe e com seu primeiro álbum solo despertou o interesse do vocalista Don Dokken, da banda americana Dokken, que acabou em 1988 após brigas. Norum foi chamado, e era sua grande chance na América, aonde o Europe já gozava de sucesso. Ele foi morar em Los Angeles, onde morou de 1989 ate 2004. "Up From The Ashes" saiu como álbum solo de Don Dokken em 1990 (pois ele não pode usar o nome oficial devido a recusa dos integrantes da banda original), e eles saíram em uma turnê mundial em 1990 e 1991. Em 1990 John Norum lançou um mini ep ao vivo, gravado em 1988, "Live In Stockholm". A Fender Japan produziu neste ano uma guitarra stratocaster serie limitada em seu nome.

Em 1992, o álbum "Face The Truth", considerado por muitos o melhor trabalho de Norum, foi lançado. O álbum já era um projeto com o ex-Deep Purple, o vocalista Glenn Hughes, desde 1987, e somente em 1992 eles gravaram o álbum, e Glenn cantou praticamente todas das músicas (mas apenas gravou o album, pois voltou a carreira solo, formando uma nova banda justamente com os ex-membros do Europe). Houve também a participação do vocalista do Europe, Joey Tempest, que fez as pazes com o guitarrista. Joey chegou a chama-lo para remontarem o Europe com sua primeira formacao, pois a banda acabou em 1992, mas o guitarrista recusou. A banda solo de Don Dokken encerrou as atividades, pois Norum voltou a carreira solo, o baixista Peter Baltes retornou ao Accept, o baterista Mikkey Dee foi para o Motorhead e o guitarrista Billy White se aposentou da guitarra, virando violinista flamenco. Com isso Don reuniu a volta do Dokken original. Em 1994 a Schecter Guitar Research USA produziu uma guitarra stratocaster signature sua em cor natural, sendo nessa epoca o endorser principal da marca americana.

Em 1995, o álbum "Another Destination" foi lançado, sendo seu último trabalho com a Epic, e uma turnê na Suécia aconteceu, com um novo vocalista, Kelly Keeling (que cantou no álbum). Em dezembro de 1996, outro álbum, "Worlds Away" saiu (com Keeling cantando), por uma nova gravadora, e no ano seguinte, um show no Japão foi gravado (com um novo vocalista, Leif Sundin), para mais tarde sair o álbum "Face It Live". No fim de 1997 John Norum fez 15 shows com Dokken nos E.U.A, substituindo George Lynch que havia deixado a banda.

Em 1998, John Norum de última hora, tocou no Sweden Rock Festival como headliner, após o Van Halen ter desistido. Em 1999 saiu o último álbum solo antes de seu retorno ao Europe, "Slipped Into Tomorrow", cantando pelo próprio. Norum saiu fazendo shows pela Suecia, Noruega, Finlandia e Italia, com participacao do guitarrista Brian Robbertson, tocando músicas do Thin Lizzy (que tambem ja havia acontecido em 1998 no Sweden Rock).

Na virada do milênio, John Norum participou da apresentação do Europe para a TV sueca após 14 anos. Ainda em 2000 John Norum mais uma vez se juntou ao Europe, desta vez no Hard Rock Cafe de Estocolmo, para tocarem Rock The Night.

Em 2001 John Norum se juntou ao Dokken como membro oficial. Fizeram uma turnê em 2001 pelos E.U.A e em 2002 lançaram um álbum "Long Way Home", e durante a turnê pela Europa, não satisfeito com o temperamento e problemas pessoais de Don Dokken, resolveu sair da banda. Em 2003 o Europe anunciou o retorno das atividades, e depois de 17 anos John Norum retornava à banda. Ele recusou uma proposta do UFO antes de se juntar ao Europe (Norum já havia aceitado uma chamada do UFO em 1996, mais Michael Schenker que havia saido, ao saber do fato retornou a banda).

Desde 2004, o Europe já lançou 7 álbuns de estúdio e John Norum seu sexto e sétimo álbum solo de estúdio, "Optimus", em 2005, e "Play Yard Blues" em 2010, cantando nos 2 álbuns. Em 2016 a Paoletti Guitars, famosa marca italiana que produz guitarras de mogno de mais de 150 anos, lancou uma guitarra stratocaster signature sua, e recentemente uma Flying V tambem.

Um novo trabalho solo saira em 2018, mais focado no rock blues, estilo que o guitarrista vem tocando no Europe nos ultimos 10 anos.

John Norum é casado, e tem 3 filhos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre guitarristas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.