The Last Dragon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Last Dragon
The Last Dragon
No Brasil O Último Dragão
Em Portugal O Último Dragão
 Estados Unidos
1985 •  cor •  109 min 
Género ação
Direção Michael Schultz
Produção
Roteiro Louis Venosta
Elenco Taimak
Julius Carry
Christopher Murney
Leo O'Brien
Faith Prince
Glen Eaton
Vanity
Música Bruce Miller
Misha Segal
Cinematografia James A. Contner
Companhia(s) produtora(s) Motown Productions
Distribuição TriStar Pictures
Lançamento 22 de março de 1985
Idioma inglês
Orçamento US$10 milhões
Receita US$33 milhões

The Last Dragon é um filme de artes marciais de 1985, produzido por Rupert Hitzig de Berry Gordy e dirigido por Michael Schultz.[1] O filme é estrelado por Taimak, Vanity, Julius J. Carry III, Chris Murney, Keshia Knight Pulliam, e Faith Prince e teve coreografia de Lester Wilson e Leritz Lawrence.

Foi lançado nos cinemas pela TriStar Pictures em 22 de março de 1985. O filme foi uma fracasso de crítica, mas obteve um sucesso financeiro, e é considerado um clássico cult.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Situada na cidade de Nova York, a trama segue um adolescente estudante de artes marciais chamado Leroy Green (muitas vezes referido como "Bruce Leroy", embora ele nunca chame a si mesmo assim) com sonhos de se tornar um grande artista marcial, como seu grande ídolo Bruce Lee. Leroy vai em uma busca para alcançar o mais alto nível de realização de artes marciais, conhecido como "O Nível Final". É dito que artistas marciais que chegam a este "Nível Final" possuem "A Aura", uma energia mística que só pode ser alcançada por um verdadeiro mestre das artes marciais. Quando as mãos de um lutador brilham, ele é um dos melhores do mundo e quando seu corpo inteiro brilha, ele é o maior mestre de artes marciais. Em sua jornada para se tornar o "Último Dragão" e obter o poder da "Aura", Leroy deve enfrentar vilões como uma gangue arcade do magnata Eddie Arkadian (Murney) e o grande vilão Sho'nuff , o Shogun do Harlem, de quem também deve proteger seu irmão mais novo Richie (Leo O'Brien) e seu interesse amoroso, a VJ Laura Charles (Vanity).

Produção[editar | editar código-fonte]

The Last Dragon começou a ser produzido em locações na cidade de Nova York em 16 de abril de 1984. Foi o primeiro papel de Taimak, um faixa preta de 19 anos que aprendeu a atuar no set do filme. Julius John Carry III que interpreta o papel do Sho'nuff no filme, treinou em artes marciais única e exclusivamente para o filme. Billy Blanks foi considerado para o papel de Leroy Green, assim como Wesley Snipes, Mario Van Peebles ,Laurence Fishburne e até mesmo o vencedor de oscar Denzel Washington.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Em 2002, um artigo do Journal of Asian American Studies aplaudiu o forte desenvolvimento do personagem herói negro, que subverte o estereótipo do típico asiático em um filme de ação. O herói, enquanto aprende com um mestre asiático, aprende a usar sua força interna e aura para superar obstáculos.[2]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Trilha Sonora[editar | editar código-fonte]

A trilha sonora de O Último Dragão foi supervisionado pelo produtor executivo Berry Gordy, fundador da Motown Records. Lançado pela antiga gravadora Motown Records.

A trilha sonora apresenta o hit "Rhythm of the Night" de DeBarge, escrita por Diane Warren. A canção alcançou o topo das paradas, alcançando o top cinco da Billboard Hot 100 e 1° lugar na Billboard R&B Singles. A trilha também apresenta novas músicas de cantores como: Stevie Wonder, Smokey Robinson e a estrela do filme Vanity, bem como vários artistas da etiqueta Motown. A trilha sonora também inclui composições de Norman Whitfield, que deixou a Motown em 1975 e montou sua própria gravadora, voltando para a Motown no início dos anos 1980.

Lista de faixas[editar | editar código-fonte]

N.º TítuloCompositor(es)Intérpretes Duração
1. "The Last Dragon (Title song from Berry Gordy's The Last Dragon)"  Bruce Miller & Norman WhitfieldDwight David 7:26
2. "7th Heaven"  Vanity & Bill WolferVanity 3:28
3. "Star"  Greg Crockett, Sharon Barnes & Gwen Gordy FuquaAlfie 4:04
4. "Fire"  Charlene, Brian Wild & Nigel WrightCharlene 3:10
5. "The Glow"  Willie HutchWillie Hutch 3:22
6. "Rhythm of the Night"  Diane WarrenDeBarge 3:47
7. "Upset Stomach"  Stevie WonderStevie Wonder 4:39
8. "First Time on A Ferris Wheel"  Alonzo Lee, Shamar Daugherty, Christopher Bridges, Bobby Wilson, Arbie WilsonSmokey Robinson & Syreeta 3:25
9. "Peeping Tom"  Harriet Schock & Misha SegalRockwell 3:58
10. "Inside You"  HutchHutch feat. The Temptations 4:32
Duração total:
50:33

Referências

  1. «The Last Dragon». TCM database. Turner Classic Movies 
  2. Ongiri, Amy Abugo (2002). «"He wanted to be just like Bruce Lee": African Americans, Kung Fu Theater and Cultural Exchange at the Margins». Journal of Asian American Studies (1): 31–40. ISSN 1096-8598. doi:10.1353/jaas.2002.0009. Consultado em 28 de maio de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]