Three Friends (álbum)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Three Friends
Álbum de estúdio de Gentle Giant
Lançamento 14 de Abril de 1972
Gravação Dezembro de 1971, Advision Studios & Command Studios, Londres
Gênero(s) Rock Progressivo
Duração 35:19
Gravadora(s) Vertigo Records (RU)
Columbia Records (EUA/Canadá)
Produção Gentle Giant
Opiniões da crítica

O parâmetro das opiniões da crítica não é mais utilizado. Por favor, mova todas as avaliações para uma secção própria no artigo. Veja como corrigir opiniões da crítica na caixa de informação.

Cronologia de Gentle Giant
Acquiring the Taste
(1971)
Octopus
Octopus (1972)

Three Friends é o terceiro álbum da banda inglesa de Rock progressivo Gentle Giant. Constitui o que começou a rotular-se na época de álbum conceitual. O conceito do disco gira em torno de três amigos de infância que são separados pelo destino, cada um seguindo um caminho diferente. Foi o primeiro da banda a entrar nas paradas, conseguindo alcançar o 197º lugar na Billboard estadunidense. Também é especial pois marca a saída do antigo baterista Martin Smith, que tocava com os irmãos Shulman desde os tempos de Simon Dupree and the Big Sound e a entrada de Malcolm Mortimore, que tocaria com a banda somente neste álbum, que foi o primeiro produzido pela própria banda (os dois anteriores haviam sido produzidos por Tony Visconti, conhecido por seu trabalho com T. Rex e David Bowie).

O solo de guitarra de Gary Green em "Peel the Paint" usa um echoplex (efeito de delay popular no final da década de 50 e ao longo dos anos 60 e 70, constituído de fitas que atrasam o som logo depois que é tocado) conseguido por seu irmão Jeff, que na época era roadie da banda Soft Machine, da qual Mike Ratledge, o dono do dispositivo emprestado, era o tecladista.

A música "Schooldays" contém sons ambientes de uma escola inglesa. Ray Shulman disse ao site Songfacts: "Nós começamos usando os efeios sonoros de uma escola para que fosse bem nostálgico, e a música inteira fala sobre estar junto na escola, e como esses amigos seguiram seus diferentes caminhos. Um vai para o trabalho braçal, outro vira um artista e o outro segue uma carreira clerical".[1]

Faixas[editar | editar código-fonte]

Todas as músicas escritas por Shulman, Shulman, Shulman e Minnear.

Lado Um[editar | editar código-fonte]

  1. "Prologue" – 6:13
  2. "Schooldays" – 7:36
  3. "Working All Day" – 5:11

Lado Dois[editar | editar código-fonte]

  1. "Peel the Paint" – 7:27
  2. "Mister Class and Quality" – 5:51
  3. "Three Friends" – 3:00

Ficha Técnica[editar | editar código-fonte]

Produção:

  • Martin Rushent – Engenheiro de som
  • Rick Breach – Desenho da capa
  • Excellency Music – Distribuição

Paradas[editar | editar código-fonte]

Ano Parada Posição
1972 US Billboard 200 (EUA) 197

Notas[editar | editar código-fonte]

  • As músicas "Mister Class and Quality" e "Three Friends" constituem um medley de mais de 8 minutos e meio que finaliza o álbum. O término da primeira música ocorre aos 5:51, no exato momento em que a segunda começa, sendo que várias versões em CD do álbum trazem erroneamente a marcação de seu término aos 3:22, devido a uma mudança de melodia e ritmo, que na verdade faz parte de "Mister Class". Também convém notar que a linha de baixo é exatamente a mesma, nota por nota, para a abertura de "Mister Class and Quality" e o fechamento de "Three Friends"; o que muda é o andamento. O primeiro, "Mister Class and Quality", é mais "suingago", tendendo ao jazz, e o segundo, "Three Friends", cheio de pompa e circunstância como o fechamento de uma sinfonia provençal.
  • Nos Estados Unidos e no Canadá o álbum foi lançado exatamente com a mesma figura da capa do primeiro álbum da banda, Gentle Giant, contrariando a versão "oficial" britânica que apresenta um desenho de três crianças (ilustrando o nome do álbum: "três amigos", em português).

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «School Days». Songfacts.com. Consultado em 20 de março de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]