Tirza (romance)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para Tirza (desambiguação), veja Tirza (romance) (desambiguação).
Tirza
Tirza (BR)
Tirza (romance)
Autor(es) Arnon Grunberg
Idioma neerlandês
País  Países Baixos
Assunto Psicologia, paternidade
Gênero Literatura romântica
Editora Nijgh & Van Ditmar
Formato Livro, e-Book
Lançamento Setembro de 2006
Páginas 430 páginas
ISBN 9782742784998
Edição brasileira
Editora Editora Rádio Londres
Lançamento 2016
ISBN 978-8567861074

Tirza é um romance do escritor holandês Arnon Grunberg. O livro foi publicado, pela editora Nijgh & Van Ditmar, em setembro de 2006. No Brasil foi lançado em 2016, pela Editora Rádio Londres, com tradução de Mariângela Guimarães[1].

Em 2010, Tirza foi adaptado para o cinema.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Jörgen Hofmeester é um homem de meia-idade que vive em Amsterdã, numa casa com vista para o Vondelpark. A esposa de Jörgen o abandonou, mas voltou depois de três anos. Sua filha mais velha, Ibi, mora na França há algum tempo, e sua filha mais nova, Tirza, está prestes a deixar a casa dos pais.

Hofmeester trabalha como editor de livros de ficção traduzidos. Um mês antes do vestibular de Tirza, ele é suspenso por seu empregador até a data de sua aposentadoria. Depois disso, em vez de seu passeio de bicicleta diário por Herengracht, ele passa seu tempo no aeroporto de Schiphol.

A felicidade e os rumos da vida de Tirza, passam a ser uma obsessão para Hofmeester. A filha se sente sufocada pelo pai, e desenvolve um distúrbio alimentar, que a aproxima cada vez mais de seu namorado Choukri, um imigrante marroquino. Os dois decidem fazer uma viagem pela África após o vestibular, e Hofmeester sente isso como o começo do fim da sua relação com a filha, e tenta dissuadi-la.

Sem conseguir convencer a filha a não viajar, ele parte para Namíbia para procurá-la depois de não receber notícias dela. A viagem se torna uma jornada introspectiva para ele, que em seus delírios acaba por entrar num universo paralelo com Windhoek, uma menina de 9 anos que o acompanha pelo interior da Namíbia.

Filme[editar | editar código-fonte]

Em 2010 o livro se transformou em um filme de mesmo nome.

A estreia de Tirza ocorreu na abertura do 30º Festival de Cinema Holandês, em 22 de setembro de 2010.[2] Sylvia Hoeks desempenhou o papel de Tirza e Gijs Scholten interpretou seu pai, Jörgen Hofmeester.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Referências