Tochapestana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde março de 2016). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Tochapestana
Informação geral
Origem Lisboa
País Portugal Portugal
Género(s) Pop rock
Hard rock
Punk rock
Folk rock
Electrónica
Tecno-baile
Turbo-rap-rock
Período em atividade 2004 - actualmente
Integrantes Dídio Pestana
Gonçalo Tocha
Página oficial Site Oficial

Tochapestana é um duo musical formado em 2004 por Gonçalo Tocha e Dídio Pestana. Musicalmente, o grupo centra a sua identidade no cruzamento e fusão de géneros poucas vezes combinados, desde a música de festas e arraiais populares, passando, entre outras, por influências assumidas do hard rock, do punk, da chanson francesa, ou do pop de Cabo Verde [1].

História[editar | editar código-fonte]

O duo nasceu em 2004, no âmbito da residência artística "Casa Gorila" em Alcobaça[2], na altura com o nome temporário de "Rapazes Dourados"[3]. A colaboração entre Dídio Pestana e Gonçalo Tocha começara, no entanto, em 1999, quando eram ambos alunos do curso de Língua e Cultura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa[4]. Aí, entre outros projectos, fundaram as bandas Malina e Lupanar, esta última com Ana Bacalhau, Carlos Vann, Jan Peuckert, José Pedro Leitão e Tiago Rebelo [5]. Para além dos projectos musicais, o duo colaborou também em diversas bandas sonoras para teatro e cinema, bem como em três dos filmes realizados por Gonçalo Tocha (Balaou, É na Terra não é na Lua, Torres e Cometas [6] [7]).

Entre 2004 e 2006, o duo percorreu diversos palcos portugueses, em diversos tipos de espaços, passando por discotecas, associações culturais e festas dos Santos Populares em Lisboa [8], pela Fábrica da Cerveja em Faro e pela Festa da Cereja no Fundão, onde apresentaram o espectáculo Supermix, que deu origem a um disco de edição de autor, com a colaboração de Mário Gomes [9].

Em 2007, Dídio Pestana emigra para Berlim e dá-se também a internacionalização do grupo [10]. Já nesse ano, actuam em três clubes da capital alemã [11]. No ano seguinte, continuam em actividade nos dois países, apresentando-se de novo, entre outros eventos, no entretanto tradicional concerto da noite de Santo António em Lisboa [12], nas Festas da Nossa Senhora da Aldeia da Ponte e em vários espaços berlinenses. Entre 2009 e 2011, as actuações decorrem principalmente em Portugal, em Lisboa, Porto, Serpa, Fundão e na Concentração Motard de Faro [13].

Entre 2012 e 2013, Tochapestana dedicam-se à gravação do seu primeiro álbum oficial, Música Moderna [14], lançado em 2014, na discoteca Musicbox [15], em Lisboa e no Plano B [16], no Porto. O lançamento do álbum é acompanhado por uma nova digressão que passa também por Vigo, Abrantes, Torres Vedras e pelo Funchal [17].

A propósito do lançamento de Música Moderna, Tochapestana são convidados por Nuno Markl para o programa 5 para a Meia Noite [18], na RTP, e por Vanessa Augusto para o programa Poplusa [19], na RTP Internacional. Nesta altura, participam ainda num episódio do programa de rádio Prova Oral [20], de Fernando Alvim, na Antena 3.

Em 2015, é lançado o filme Música Moderna - Um disco-filme de Tochapestana, no festival de cinema IndieLisboa [21] [22]. Para além de conter os telediscos das canções do álbum com o mesmo nome, o filme apresenta uma visão da carreira dos Tochapestana, com imagens de arquivo que datam desde a formação 2004 [23].

Ainda em 2015, o duo volta ao estúdio, onde prepara um segundo álbum, Top Flop, que viria a ser lançado em 2017, após uma campanha de crowdfunding [24][25][26].

Discografia[editar | editar código-fonte]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Colaborações[editar | editar código-fonte]

O álbum Música Moderna conta com as colaborações de Ana e Inês nos coros de "Baila Comigo" e de "Lisboa", de Ana e Chiara nos coros de "Lírico" e de "Plástico", e com a voz de Chiara em "Tara". No mesmo disco, Tochapestana gravam uma versão de "Pássaro Doido", de Dina [27], com a participação da cantora. Os concertos de apresentação do álbum contaram com a participação especial de Ana Bacalhau, de Dina e do Coro da Universidade de Lisboa.

Em 2016, Tochapestana integram o programa de Dinamite, dois concertos de homenagem e encerramento de carreira de Dina, a ter lugar em Março, no Teatro São Luiz, em Lisboa e no Rivoli, no Porto [28].

Referências

  1. Nuno Markl, Isto vai ficar-vos na cabeça não só hoje mas para sempre
  2. «About». TOCHAPESTANA (em inglês). Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  3. «Tochapestana "40 anos de Vida" + Convidados – Musicbox». musicboxlisboa.com. Consultado em 17 de dezembro de 2017 
  4. SOL, Jornal. «Gonçalo Tocha: 'Podem gozar, mas o que estou a fazer é trabalho sério'». Semanario SOL 
  5. Frederico Pedreira, Fazer da universidade um palco (bandas estudantis)
  6. Mário Lopes e Vasco Câmara, Gonçalo Tocha a acompanhar o mundo a acontecer
  7. Paulo Cunha TORRES & COMETAS de Gonçalo Tocha
  8. Gonçalo Frota, O baile de TochaPestana quer ser do rock e das discotecas
  9. PASSADO SELECCIONADO
  10. Joana Bourgard e Maria João Guimarães, Portugueses que fizeram em Berlim o que não fizeram em Lisboa
  11. Cartaz White Trash Fastfood
  12. Mauro Amaral, Carlos Isaac, Catherine Villeret, Sophie e Nadia, TOCHAPESTANA - Live Show
  13. Tochapestana Rocks The Show Concentracao Motard De Faro
  14. DR, Tudo isto é TochaPestana
  15. Gonçalo Frota, O baile de TochaPestana quer ser do rock e das discotecas
  16. Imagem do Som, Entrevista Tochapestana
  17. Fausto da Silva, [1]
  18. 5 para a Meia Noite, [2]
  19. Vanessa Augusto, Tochapestana
  20. Fernando Alvim, Prova Oral
  21. IndieLisboa, IndieMusic: o universo Tochapestana em filme e concerto
  22. Gonçalo Frota, Tochapestana em versão disco-filme: dos marinheiros a Fassbinder
  23. S/a Todo o Amor por Tochapestana
  24. TOCHAPESTANA - Novo Disco
  25. «Tocha Pestana: Lançamento Top Flop | Musicbox Lisboa». musicboxlisboa.com (em inglês). Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  26. «TOCHAPESTANA + DJs Lançamento de TOP FLOP | Festa Cafe Au Lait - Viral Agenda». www.viralagenda.com. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  27. ESC Portugal, Dina participa no novo disco dos Tochapestana
  28. Dinamite – Concertos de homenagem a Dina

Ligações externas[editar | editar código-fonte]