Ponte da Torre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tower Bridge)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, comprometendo a sua verificabilidade(desde junho de 2017). Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ponte da Torre
A Ponte da Torre de Londres à noite
Nome oficial Tower Bridge (em inglês)
Arquitetura e construção
Design Basculante e pênsil
Mantida por City Bridge Trust
Início da construção 1886
Término da construção 1894 (122–123 anos)
Data de abertura 30 de junho de 1894 (123 anos)
Dimensões e tráfego
Comprimento total 244 m
Altura máxima 42 m
Tráfego 40 000 veículos/dia
Geografia
Cruza Rio Tâmisa
Localização Cidade de Londres, Londres
Reino Unido

A Ponte da Torre de Londres,[1][2] ou simplesmente Ponte da Torre[3][4][5][6] (em inglês: Tower Bridge), é uma ponte-báscula construída sobre o rio Tâmisa, na cidade de Londres, capital do Reino Unido. Foi inaugurada em 1894 e, atualmente, é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, além de ser conhecida como uma das pontes mais famosas do mundo. Está localizada ao lado da Torre de Londres e.a estação do metrô mais próxima é a Tower Hill.

É de grande importância para o tráfego londrino, fazendo parte de um dos mais importantes corredores de tráfego da cidade, o London Inner Ring. Suas passarelas foram fechadas e, hoje, abrigam a Tower Bridge Experience, uma exposição permanente sobre a história da ponte. Suas básculas não mais dependem das máquinas a vapor. Um moderno sistema eletrônico é responsável por essa tarefa. Contudo, o antigo mecanismo ainda pode ser visto, na antiga sala de máquinas da ponte.

História[editar | editar código-fonte]

A Ponte da Torre já foi alvo de vários acontecimentos inusitados e já teve destaque em alguns filmes e animes, como O Diário de Bridget Jones, 007: O Mundo Não É O Bastante, O Retorno da Múmia, Kuroshitsuji e Sherlock Holmes.

No verão de 1912, o piloto Frank McClean, enquanto voava com seu biplano sobre o Tâmisa, não conseguiu atingir uma altura suficiente e teve de voar através da ponte, por baixo das passarelas. Outros pilotos fizeram o mesmo (mas propositadamente) em 1973 e 1978.

Em 1952, um ônibus panorâmico da linha 78 teve a falta de sorte de entrar na ponte quando suas básculas estavam sendo levantadas. Normalmente, um aviso sonoro é dado e o tráfego é fechado, mas, dessa vez, as coisas não aconteceram dessa forma. Albert Gunton, o motorista, percebeu que pista à frente estava afundando (o ônibus estava na pista que estava levantando, daí essa impressão) e logo que percebeu a situação em que se encontrava, acelerou e seu ônibus deu um salto de uma báscula para outra. Nenhum passageiro se feriu, e sua recompensa foi de 10 libras (total de 38,56 reais).

Em 2002, num projeto organizado pela British Broadcasting Corporation, ela foi escolhida como um dos melhores edifícios da Grã-Bretanha, ficando ao lado de outras estruturas grandiosas, como a Holyroodhouse, em Edimburgo; do Palácio de Windsor e da Catedral de Durham, no norte da Inglaterra.

Recentemente,[quando?] foi usada para a gravação do clipe Midnight Memories, da banda britânica-irlandesa, One Direction.

A ponte ao pôr do sol.

Referências

  1. «As pontes mais lindas do mundo | Viagem e Turismo». Viagem e Turismo. 5 de julho de 2013 
  2. «Bomba da Segunda Guerra fecha a Ponte da Torre de Londres». Extra Online 
  3. joaquimnery (18 de agosto de 2012). «A TORRE DE LONDRES». Um Pouquinho de Cada Lugar - Joaquim Nery. Consultado em 5 de junho de 2017 
  4. «Excursão privada: excursão a pé por Londres à Torre de Londres e à Ponte da Torre». Hersing Viagens. Consultado em 5 de junho de 2017 
  5. Tourmann, Inga. Londres. Leia e ouça. [S.l.]: Jourist Verlags GmbH. ISBN 9783898945561 
  6. «Tower Bridge, Ponte da Torre em Londres». www.brasileirosemlondres.co.uk (em inglês). Consultado em 5 de junho de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Tower Bridge