Ponte pênsil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um exemplo de ponte suspensa simples.

Ponte pênsil ou ponte suspensa é um tipo de ponte sustentada por cabos ou tirantes de suspensão. As primeiras pontes suspensas modernas, com plataformas niveladas, são datadas dos século XIX, porém existem relatos desse modelo de ponte desde o século III. As pontes de suspensão simples, que são utilizadas por pedestres ou por rebanhos animais, são construídas de acordo com as antigas pontes de corda Incas.

Os cabos de suspensão devem ser ancorados em cada extremidade da ponte, pois qualquer carga aplicada à ponte é transformada em tensão nesses cabos principais. Os cabos principais continuam além dos pilares até os suportes no nível do convés e continuam ainda as conexões com as âncoras no solo. A estrada é suportada por cabos ou hastes verticais de suspensão, chamados cabides. Em algumas circunstâncias, as torres podem sentar-se em um penhasco ou na margem do desfiladeiro, onde a estrada pode prosseguir diretamente para o vão principal; caso contrário, a ponte geralmente terá dois vãos menores, que correm entre um par de pilares e a estrada, que podem ser apoiados por cabos suspensos ou suas próprias treliças. Neste último caso, haverá muito pouco arco nos cabos principais externos.

As suas sucessoras na história da tecnologia de pontes são as pontes estaiadas.[carece de fontes?]

História[editar | editar código-fonte]

As primeiras pontes suspensas eram cordas penduradas em um abismo, com um convés possivelmente no mesmo nível ou pendurado abaixo das cordas, de modo que a corda tivesse uma forma de catenária.

A forma que conhecemos hoje de ponte pênsil foi formada no início do século XIX. Um dos primeiros exemplos desse tipo de tempo são as pontes de Menai e Cowny (inaugurada em 1826) no norte do País de Gales e na zona oeste de Londres. Desde então pontes como essas começaram a ser construídas em todas as partes do mundo. Esse tipo de construção de ponte foi a única encontrada para transpor grandes distâncias e não interferir no tráfego de barcos.

Maior ponte suspensa do mundo[editar | editar código-fonte]

Até 2022 a maior ponte suspensa do mundo era a Ponte Akashi-Kaikyo, no Japão.

Em março de 2022, a Turquia inaugurou a maior ponte suspensa do mundo com 3563 metros de comprimento, dos quais mais de 2000 num vão central suspenso. Chama-se "Ponte Çanakkale 1915" e foi construída no Estreito de Dardanelos, no noroeste da Turquia, encurtando o tempo passagem entre a Europa e a Ásia para apenas seis minutos (a anterior ligação por ferry demorava cerca de meia hora).

Além de reduzir o tempo de viagem, a ponte liga importantes portos das regiões de Mármara e do mar Egeu à rede de transportes do país. A obra liga-se a um sistema de rodovias em redor do Mar de Mármara, onde habita quase um terço da população da Turquia e uma região que acolhe grandes centros industriais e comerciais.

A obra junta-se às outras três pontes (em Istambul) que fazem uma ligação entre os dois continentes, Europa e Ásia, e é pintada de vermelho e branco, cores da bandeira Turca.[1]

Golden Gate Bridge, um dos mais famosos exemplos de ponte pênsil.

Pontes suspensas no mundo lusófono[editar | editar código-fonte]

No Brasil, podem ser citadas:

Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, Brasil.

Em Portugal, citadas:

Ponte 25 de Abril em Lisboa, Portugal.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Ponte pênsil