Trancoso (Porto Seguro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Trancoso (Bahia))
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Se procura a cidade portuguesa, veja Trancoso.
Trancoso
—  Distrito do Brasil  —
Praça da Independência
Praça da Independência
Estado Bahia Bahia
Município Porto Seguro
Área
 - Total 278,7 km²
População (2010)
 - Total 11 006 habitantes
    • Densidade 39,48 hab./km2 

Trancoso é um distrito do município brasileiro de Porto Seguro, no litoral do estado da Bahia. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2010 era de 11 006 habitantes, sendo 5 604 homens e 5 402 mulheres, possuindo um total de 4 816 domicílios particulares.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Casas no Quadrado

Segundo o capitão-de-mar-e-guerra Max Justo Guedes, do Serviço de Documentação da Marinha, foi no Rio dos Frades, em Trancoso, que a esquadra de Pedro Álvares Cabral desembarcou em 23 de abril de 1500, tomando posse do Brasil em nome de Portugal[2] .

A atual povoação de Trancoso origina-se de uma aldeia jesuíta denominada São João Batista dos Índios, fundada em 1586. O povoado permaneceu desconhecido nacionalmente até ser descoberto no fim dos anos 1970 por hippies. Na época, era só um conjunto de casas dispostas ao redor de um grande gramado (o chamado "Quadrado"), com uma igreja ao fundo, de onde se tinha uma visão panorâmica do mar[3] . Hoje, esse espaço é Praça São João, no Centro Histórico da cidade. A partir da década de 1990, com o incremento do turismo no estado e a construção de estradas e aeroportos, o potencial turístico da região sofreu um crescimento vertiginoso[4] .

Turismo[editar | editar código-fonte]

Em Trancoso, a principal atividade econômica é o turismo. Destinado às classes mais ricas, ali está instalado um dos hotéis da rede Club Mediterranée. Graças a esta afluência, também o artesanato tem se desenvolvido, com características primitivistas.

No dia 20 de janeiro de cada ano, é celebrada a Festa de São Sebastião, muito popular e alegre, onde toda a população nativa, além de turistas, participam. No dia da festa, os homens transportam um mastro de madeira com mais de metros metros de altura, encimado com a bandeira de São Sebastião, substituindo a do ano anterior.

Igreja de São João Batista, no Quadrado.
Praia de Taipe.
Praia dos Coqueiros.
Praia do Espelho.
Trancoso.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (16 de novembro de 2011). Sinopse por setores. Visitado em 23 de dezembro de 2015.
  2. BUENO, E. A Viagem do Descobrimento. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998. p.89
  3. http://www.portoseguro.ba.gov.br/turismo/trancoso.aspx
  4. http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/conteudo_262711.shtml

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Categoria no Commons
Wikivoyage Guia turístico no Wikivoyage
Ícone de esboço Este artigo sobre um distrito ou povoado é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.