Usuário(a):Music01/Testes/Back to Basics

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Channel Orange
Álbum de estúdio de Frank Ocean
Lançamento 10 de julho de 2012 (2012-07-10)
Gravação 2011–12
Estúdio(s) EastWest Studios, Henson Recording Studios, Record Plant Studios
(Hollywood, Califórnia)
Manhattan Sound Recording
(Nova Iorque)
San Ysidro
(Beverly Hills, Califórnia)
Westlake Recording Studios, Studio for the Talented and Gifted
(Los Angeles, Califórnia)
Gênero(s) R&B alternativo, neo soul
Duração 62:18
Idioma(s) Inglês
Formato(s) CD, download digital, vinil
Gravadora(s) Def Jam
Produção Everest
(produtor executivo)
Frank Ocean, Malay, Om'Mas Keith, Shea Taylor, Pharrell Williams
Cronologia de Frank Ocean
Nostalgia, Ultra
(2012)
Endless
(2012)
Singles de Channel Orange
  1. "Thinkin Bout You"
    Lançamento: 17 de abril de 2012 (2012-04-17)
  2. "Pyramids"
    Lançamento: 8 de junho de 2012 (2012-06-08)
  3. "Sweet Life"
    Lançamento: 6 de julho de 2012 (2012-07-06)
  4. "Lost"
    Lançamento: 12 de maio de 2012 (2012-17-12)
  5. "Super Rich Kids"
    Lançamento: 17 de março de 2013 (2013-03-17)

Channel Orange (estilizado como channel ORANGE) é o álbum de estreia do cantor estadunidense Frank Ocean. O seu lançamento ocorreu em 10 de julho de 2012, através da Def Jam Recordings. Após participar do grupo de hip hop de Los Angeles Odd Future e escrever canções para uma série de artistas, Ocean conheceu o produtor Tricky Stewart, que lhe arranjou um contrato discográfico com a Def Jam. Em fevereiro de 2011, pouco após lançar sua primeira mixtape Nostalgia, Ultra de forma independente na Internet, que foi recebida com aclamação crítica, ele começou a desenvolver novas faixas com o produtor Malay, amigo de longa data desde que foi introduzido à indústria musical como compositor. As letras do cantor foram escritas para complementar as ideias melódicas de Malay e, em determinados momentos, ocorriam improvisações musicais a partir de trechos em teclado e guitarra tocados pelo produtor. As sessões de composição haviam originalmente durado duas semanas, vindo a completar cerca de três meses. A maior parte da produção musical do disco foi exercida por Ocean e Malay, com Om'Mas Keith, Shea Taylor e Pharrell Williams também participando do processo.

As gravações do produtor começaram após o término das sessões de composição, com Ocean ordenando-as para formar a lista de faixas e gravando-as seguindo a ordem do alinhamento; elas ocorreram em estúdios localizados ao redor dos Estados Unidos, sendo majoritariamente gravado nos EastWest Studios em Los Angeles, Califórnia, que apresentou equipamentos de som da década de 1960. O seu título é uma referência ao fenômeno neurológico de sinestesia e a cor que Ocean declarou ter percebido durante o verão em que ele se apaixonou pela primeira vez — a laranja. Em termos musicais, Channel Orange é um álbum caracterizado como R&B alternativo e neo soul e apresenta um estilo musical inconvencional, com canções em uma sequência inspirada por filmes e que derivam de uma série de gêneros, como electro-funk, pop-soul, jazz-funk e música psicodélica. Liricamente, apresenta temas como amor não correspondido, decadência, classe e drogas, retratados através do uso de imagens surrealísticas, dispositivos de conversação e narrativas que retratam personagens obscuros. Os vocais de Ocean exibem um fluxo de forma livre, alternando entre falsetes e tenores. Earl Sweartshirt, John Legend e André 3000 servem como participações especiais do disco.

Considerado um dos lançamentos mais aguardos de 2012, Channel Orange foi distribuído exclusivamente na iTunes Store em 10 de julho daquele ano, uma semana antes da data de lançamento anunciada, para prevenir divulgações ilegais. Devido ao seu lançamento antecipado sem qualquer aviso prévio, a varejista Target decidiu não vender o álbum em suas lojas. O disco foi recebido com aclamação de críticos musicais, obtendo uma média de 92 pontos no portal agregador de resenhas Metacritic, onde foi o mais bem avaliado do ano e um dos mais bem recebidos da década. Os jornalistas elogiaram a mistura de estilos, sua produção, suas melodias, e os vocais e o lirismo de Ocean, considerando suas composições um avanço das apresentadas em Nostalgia, Ultra. Foi consequentemente listado como o melhor álbum do ano por uma série de publicações, vencendo o Grammy Award de Best Urban Contemporary Album e sendo incluído na lista 1001 Albums That You Must Hear Before You Die. Cinco singles foram lançados do disco: "Thinkin Bout You", "Pyramids", "Sweet Life", "Lost" e "Super Rich Kids", com o primeiro tornando-se o mais bem sucedido deles, atingindo a 32.ª colocação na Billboard Hot 100. O cantor realizou uma turnê em divulgação ao disco, cantando em boates e participando de vários festivais. Antes de seu lançamento, jornalistas que participaram de eventos de audição do disco notaram que o sujeito amoroso das letras era um homem, ao que Ocean respondeu divulgando uma carta em seu Tumblr falando abertamente sobre sua sexualidade. Adicionado a isto, o disco também causou impacto por apresentar sua produção complexa e por tornar o artista conhecido do grande público, sendo reconhecido também como uma das maiores revelações do ano.

Antecedentes e desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Após mudar-se para Los Angeles com o objetivo de estabilizar sua carreira musical, Ocean começou a escrever canções e vendê-las para outros artistas, como Brandy, John Legend e Justin Bieber. Ao final de 2009, ele conheceu o produtor Tricky Stewart, que lhe arranjou um contrato com a Def Jam Recordings. Entretanto, Ocean não construiu uma relação forte com a gravadora, entrando no grupo de hip hop Odd Future e lançando sua mixtape de estreia Nostalgia, Ultra gratuitamente na Internet em fevereiro de 2011, sem qualquer aviso prévio. O material apresentou músicas originais do cantor e rejeitadas por outros artistas, com elementos líricos e musicais inconvencionais no R&B. O conjunto obteve reconhecimento virtual e aclamação crítica, recebendo uma nota 83 no Metacritic. Com o sucesso da obra, Ocean e a Def Jam estabilizam sua relação e, embora não tenha concretizado os planos de lançar a mixtape de forma comercial, a gravadora lançou duas de suas faixas como singles, "Swim Good" e "Novacane", esta última entrando na Billboard Hot 100. Eventualmente, eles chegaram a um acordo de lançar um álbum em 2012.

Ocean começou a escrever as canções em fevereiro de 2011, pouco após o lançamento de Nostalgia, Ultra, com o compositor e produtor Malay, seu amigo e parceiro criativo desde que eles entraram na indústria musical como compositores. Eles haviam primeiramente se encontrado em Atlanta e trabalhavam para a mesma empresa de publicação, através da qual eles se reconectaram após Malay mudar-se para Los Angeles. Ocean passou mais tempo com Malay, introduzindo-o aos seus colegas do Odd Future e conectando-se criativamente com ele através de suas composições, o que levou à parceria em Channel Orange. Para o disco, o cantor escreveu suas letras para complementar as ideias do produtor para a música. Ocasionalmente, eles elaboravam as músicas juntos a partir de ideias musicais improvisadas por Malay ao tocar teclado e guitarra. De acordo com o intérprete, o álbum foi escrito em duas semanas.

Embora tivesse liberdade criativa para ambos os projetos, Ocean sentiu-se mais confiante como compositor em Channel Orange e escreveu suas letras em um notebook, em vez de compô-las em sua mente como havia feito em Nostalgia, Ultra. Uma vez que havia transitado de escrever para outros artistas, ele foi influenciado por sua "vida amorosa gloriosamente dolorosa" quando compunha as canções. Para as letras, Ocean usou suas experiências pessoais passadas e sua imaginação para elaborar as narrativas das faixas. Ele teve como inspiração para a faixa "Crack Rock" as histórias que ouvia quando estava em grupos de narcóticos anônimos e alcoólicos anônimos coordenados por seu avô, que também lidou com abuso de substâncias ilícitas quando jovem. Em entrevista com o The Guardian, o artista expressou incerteza sobre sua propensão para assuntos mais sombrios, mas especulou que "essas foram as cores com as quais eu tive que trabalhar nesses dias. (...) Quero dizer, 'experiência' é uma palavra interessante. Eu apenas fui testemunha".

Durante as sessões de gravação, Malay notou que Ocean usava pronomes de gênero em suas letras, mas atribuiu-os à licença poética do cantor em vez de sua sexualidade. Em entrevista com a Complex, ele o chamou de "o novo híbrido do que um MC era nos anos 1980 ou nos anos 1990 (...) o verdadeiro contador de histórias" e comentou sobre as letras: "Eu não acho que ninguém, em qualquer ponto durante o processo criativo, sabia o que estava acontecendo (...) quando ele está cantando, talvez de uma perspectiva feminina ou qualquer outra, é uma história, é um mundo que ele criou. Não é necessariamente pessoal [dele] — como algo que ele está experienciando. Talvez seja isso, e a maneira que ele fez isso é uma metáfora". Eles concluíram as composições de Channel Orange entre dois a três meses. Para a Rap-Up, o cantor falou sobre o desenvolvimento do álbum: "Ele me define sucintamente como um artista, para onde estou nesse momento, e esse é o objetivo. É sobre as histórias. Se eu escrevo catorze histórias que eu amo, o próximo passo é ter o ambiente musical em volta delas para melhor envolver a história e [ter] todos os tipos de bens sonoros".