Usuário(a):Carlos Luis M C da Cruz/Arquivo/Setembro a Outubro/2007

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Arquivo
Arquivo
Arquivos de 2005I II III IV V VI
Arquivos de 2006I II III IV V VI
Arquivos de 2007I II III IV V VI
Arquivos de 2008I II III IV V VI
Arquivos de 2009I II III IV V VI
Arquivos de 2010I II III IV V VI
Arquivos de 2011I II III IV V VI
Arquivos de 2012I II III IV V VI
Arquivos de 2013I II III IV V VI
Arquivos de 2014I II III IV V VI
Arquivos de 2015I II III IV V VI
Arquivos de 2016I II III IV V VI
Arquivos de 2017I II III IV V VI
Arquivos de 2018I II III IV V VI
Arquivos de 2019I II III IV V VI
Arquivos de 2020I II III IV V VI
Arquivos de 2021I II III IV V VI
Arquivos de 2022I II III IV V VI
Arquivos de 2023I II III IV V VI
  • Tu és mesmo calado, sinhô! he, he... Bem, o Koehne botânico ou mesmo o outro Bernardt von Koehne (barão, numismata, heraldista na Corte do Nicolau) creio que estejam apenas remotissimamente ligados ao velho Friedrich Koehne, fabricante de carroças na prussiana Dahlenvarsleben... Mas sabes que é um consolo, pois até hoje não percebi o significado desse sobrenome (deve lá ter origem nalgum dialeto), saber que ao menos existe, que não estamos sós no Universo (he, he...).

Quanto ao nosso autor pretérito, é sim Patrono da Cadeira 17 do Silogeu - o verbete "original" era o Hipólito da Costa, que o Dantadd, sabe-se lá por qual sortilégio, moveu para o Hipólito José da Costa... A lista dos patronos o consigna, sendo entretanto afluente daquele primeiro... E nem uma imagem há do quase esquecido jornalista!

Assim, Patrono da Imprensa brasileira, da Academia, merece nossa melhor atenção, de futuro (e de algo que tu e eu precisamos estar mais atentos - que o referir-se às fontes, no correr do texto).

Ah... a demora no responder foi... essa barafunda de confusões que a todo instante eclodem! E a mim continua a pergunta se não queres vir a ser um administrador, acaso te nomeasses... hem? hem? he, he... Abraços fraternos! Conhecer ¿Digaê 13h12min de 20 de Setembro de 2007 (UTC)

Pedagogia...[editar | editar código-fonte]

...cá eu pouco sei sobre isto... uma vez, passando pela rua, um professor meio bêbedo me surpreendeu com parabéns que, no momento, demorei a compreender do que se tratava. Era por algumas coisas sobre a nossa cidade que havia colocado aqui...

De outra feita, recebi alguns alunos de escola particular que, trazendo imagens e textos - por conta própria - descobrindo que era eu o autor dos verbetes onde pesquisaram, vieram à minha casa. Sem intervenção dos professores.

Entretanto, a auto-curiosidade me fez achar no google este Arquivo PDF, que é uma cartilha do Governo Federal, onde a wiki é exposta como veículo de divulgação, pesquisa e uso (especialmente a partir da pág. 18, quando a wikipedia é o tema, embora toda a cartilha seja "wiki")...

Na verdade, creio, o referencial didático (paradidático) da wiki deve ser o mesmo do de outras enciclopédias, com o adendo de que esta faz-se maior e... editável. Note que, apesar de ser vizinho de onde nasceu o Anísio Teixeira, até mesmo as idéias dele nunca chegaram a ser aplicadas na terra natal... Não por falha de vontade dele, mas porque o processo foi interrompido com a ditadura, restando parte do imenso projeto (as verbas restantes, sabe Deus onde foram parar) no Instituto que hoje leva seu nome... mesmo ali o uso didático da internet é algo como um luxo bem pouco usado...

Outro aspecto que devo consignar é o completo descaso para com a Wiki mesmo no meio acadêmico: temos aqui na cidade quatro Faculdades, e até o presente não consegui identificar sequer uma conta wiki (ou mesmo um IP vandalizador) que viesse daqui...

OU de cidades vizinhas...

ou da Bahia toda...

Sinto como se a minha UFBA fosse uma estranha, de outro planeta, aqui na wiki! (vi, para não mentir, um outro André formado em Turismo, que teve de brigar muito conosco pois andava a confundir o Centro Histórico com bairros...)

Talvez... e aqui vai muito da intuição, haja um receio... as cobranças aqui são muito fortes, sobre quem edita; o conhecimento é questionado, a todo tempo... algo que professores não estão habituados, nem aceitam de bom grado. Sinto como se olhassem para a wiki como algo distante, inatingível... quando lhes falo do projeto, ou mostram desdém, desinteresse, ou passam aquela imagem de "já ouvi falar", mas isso é para alunos preguiçosos...

Digo isso mesmo partindo do meio familiar, e daqui para o coletivo. A wiki é de uma nova geração, Carlos; somos que como agulhas num palheiro - e tu, mais ainda! E olhe que já falei a diversos catedráticos de que colaborar na wiki conta no Lattes, como já o vi dizer...

Mas é algo que talvez tenha abordado de forma meio errada... acho que devo procurar não os professores, mas os dirigentes... infelizmente, como acho que já lhe falei, o atual diretor do Campus daqui tem lá disputas pessoais (e burras) comigo. Mas isto não ocorre com os demais, sobretudo agora que a Bahia mudou de governo... e dirige a regional um companheiro que foi meu colega de escola... eita! Que estás a me deitar minhocas na cabeça!!! Falo contigo depois... he, he... (como se eu falasse pouco!)

Abraços, Conhecer ¿Digaê 14h29min de 20 de Setembro de 2007 (UTC)

Forte de Inbiassape[editar | editar código-fonte]

"Inbiassape"? Não me espanta o uso dos dois "s" em lugar do correto "ç", mas "n" antes de "b" é inédito para mim no panorama de balbúrdia ortográfica que vivemos no Brasil. Pensei que "mb" e "mp" fossem pontos pacíficos. Dantadd 13h15min de 29 de Setembro de 2007 (UTC)

Eu já tinha certeza que você havia colhido tal versão de alguma fonte, só queria dividir minha surpresa pelo registro de um "nb" em português, bastante insólito. Dantadd 16h25min de 29 de Setembro de 2007 (UTC)
Sim, sem dúvida, mas todos os povos indígenas eram ágrafos e exatamente por isso que muitos, eu incluído, indagamos: por que escrever "Yanomami" em vez de "Ianomâmi"? Se fosse para respeitar a grafia original autóctone eu até entenderia, mas eles nem escreviam. Dantadd 16h53min de 29 de Setembro de 2007 (UTC)
Você que é humilde... Enfim, é sempre um prazer "falar" contigo. Dantadd 17h03min de 29 de Setembro de 2007 (UTC)

Goes vs. Góis[editar | editar código-fonte]

Eu sempre atualizo a grafia, principalmente em topônimos "não-oficiais" (que não sejam nomes de municípios). Dantadd 11h03min de 1 de Outubro de 2007 (UTC)

Batalha de Montese[editar | editar código-fonte]

Carlos, sugiro que você mesmo o faça, pois eu não tenho aqui as informações para preencher a inbobox (ex. quantidade de mortos, número de combatentes). Não é muito complicado, apenas copie a infobox da Batalha de Monte Castello e modifique apropriadamente.

Abraços - Pikolas disc -contribs 12h49min de 1 de Outubro de 2007 (UTC)

Coloquei lá. Se tiver mais informações, o artigo agradece ^^ - Pikolas disc -contribs 13h41min de 1 de Outubro de 2007 (UTC)

Fortes de Mato Grosso do Sul[editar | editar código-fonte]

Pq vc desfez as correções que eu fiz? Do modo anterior estava errado e em localizaçlão errada. >Crítico 13h53min de 11 de Outubro de 2007 (UTC)

não é uma explicação convincente. E eu acho que você não pode desrespeitar a situação politica atual, ok? Crítico 13h57min de 11 de Outubro de 2007 (UTC)
  • As edições do tipógrafo Cavallo, lá na Renascença, já diziam que a revisão é a arte de criar erros... por mais que a gente pense deles se livrar, vão ficando maiores e piores...

Pausa para um causo: fiz, certa feita, uma extensa biografia sobre um conterrâneo; uma senhora, dentre os 19 filhos do retratado, só é conhecida por uma alcunha (que mesmo aqui tem lá suas conotações diversas) e, para distingui-la (posto ninguém conhecê-la pelo nome real), pus lá o tal apelido... Antes de publicar na internet, porém, levara o assunto para ser revisado pela própria família (acho que isso é uma das razões pelas quais não ando a publicar livros sobre minha terra) e, ao ver seu apelido ali, a cidadã deixou recado pela irmã de 91 anos de que não queria aquilo. Avisei que retiraria imediatamente, e foi o que fiz... mas, para ela, que vive em tempos pré-computador, valia o copião... na primeira oportunidade que teve, esfregou-me o diploma de 1931 a exibir seu nome, o real, o verdadeiro!

He, he... Tudo isso pra dizer que tenho tido tanto cuidado em escrever-te, depois do quanto me falaste que... não sei se tenho o preparo para fazê-lo... nem contando com cem revisores e mil lenços a conter aquele líquido ocular teimoso...

Fique bem, professor... que os bons mensageiros estejam sempre ao vosso lado...

Forte, forte mesmo, abraço... Conhecer ¿Digaê 17h11min de 17 de Outubro de 2007 (UTC)

Fortificações[editar | editar código-fonte]

Olá Carlos, infelizmente também ando com falta de tempo, mas prometo dar o meu melhor assim que tiver mais disponibilidade! Boas contribuições Lusitana 09h23min de 18 de Outubro de 2007 (UTC)

Terceira[editar | editar código-fonte]

Oi Carlos, como voce é o "expert" em fortes da Wikipédia, queria perguntar se voce sabe qual é esse aqui no Flickr [1]. É uma boa foto de um forte da Ilha Terceira, mas nao há indicaçao de qual. Provavelmente haja um artigo onde encaixá-la. Se voce souber qual forte é, avise-me que eu a incluirei no Commons. Abraços, —Fulviusbsas 23h11min de 23 de Outubro de 2007 (UTC)

Beleza! Assim que puder incluirei a foto no artigo. Obrigado, —Fulviusbsas (discussão) 00h35min de 7 de Janeiro de 2008 (UTC)

wikinews[editar | editar código-fonte]

preciso de sua contribuição no projeto paralelo wikinews acesse a página http://pt.wikinews.org/wiki/T%C3%BAnel_Rebou%C3%A7as_interditado_no_Rio_de_Janeiro alexandre abmac 13h28min de 25 de Outubro de 2007 (UTC)

Jacques de Vau de Claye[editar | editar código-fonte]

Vou dar uma lida no artigo este domingo. Se tiver alguma observação pertinente usarei a página de discussão do artigo. Um abraço e bom trabalho! Dantadd 22h15min de 27 de Outubro de 2007 (UTC)

Ponderações sobre fortes[editar | editar código-fonte]

Vamos as ponderações:

  • 1-O sockpupet mencionado não sou eu, e sim de um amigo meu que me ajuda a contribuir as mesmas páginas no mesmo computador, por isso o mesmo IP.
  • 2-As ditas fortifiocações históricas localizadas em MS deviam ser conexas com o mesmo pois fazem parte da história deste.
  • 3-Com toda sua arrogancia e esnobação, você age como se fosse dono dos vebetes que falam de fortificações (aliás, igual a todos os portugueses). E é errado, visto que todos tem o direito de contribuir também. Só porque você estuda tal assunto não pode vir alguém nativo da região ajudar também? E não me venha com essa de que era vandalismo pois vandalismo é diferente. Além do que a forma como você construiu as páginas de fortins estão malfeitas.
  • 4-Você devia ter o dicernimento de entender que os devidos fortes são administrados pelo estado de MS, senão pelo governo brasileiro. E tenho dito. Espero que reflita e mude suas posições. Crítico 18h26min de 28 de Outubro de 2007 (UTC)
Espero ficar na paz com a sua pessoa, ok? Espero que a gente não precise brigar por pouco. Entendo que você que contribuir em um assunto que entende muito, mas não há por que os fortes não serem conexos a histórias da região. Boas contribuições. Crítico 18h42min de 28 de Outubro de 2007 (UTC)
Sem problemas. Crítico 19h21min de 28 de Outubro de 2007 (UTC)
  • He... isso tá parecendo aquele cara que brigou contigo por causa disso... onde será que anda aquele tonto? Ahhh... não sei por que, mas ele andou se lembrando muito de ti (com saudade, claro!) por causa de coisas que ele se mete a fazer... como isso... Abracim, mano véi... he, he... (por aí num vais achar quem te chame assim!) Conhecer ¿Digaê 05h50min de 29 de Outubro de 2007 (UTC)
  • Mestre! Honrado estarei eu, só não asseguro que esta minha velha máquina venha a suportar grandes arquivos... entrementes, de já garanto que por pior que lho pareça, a mim certamente estará a figurar como mais uma de vossas belas obras (que não me canso de mostrar o dvd e dizer: olha, é meu amigo! he, he...) - brincando, agora, mas sei bem como é sério o que faz! Abraços, Conhecer ¿Digaê 10h13min de 29 de Outubro de 2007 (UTC)
  • vou olhar depois, com calma! Abracim... Conhecer ¿Digaê 19h28min de 29 de Outubro de 2007 (UTC)

Pedro Álvares Cabral[editar | editar código-fonte]

Olá Carlos.

Eu realizei o bloqueio permanente para editores tipo IP em Pedro Álvares Cabral. Eventualmente algum outro administrador remove o bloqueio parcial dentro de algum tempo. Eu entendo que determinados verbetes não mais podem ser mantidos totalmente livres devido ao intenso vandalismo. Caso encontre mais algum outro verbete com este problema me avise. Abraços.--OS2Warp msg 16h39min de 31 de Outubro de 2007 (UTC)