Usuário(a):Cora Coralina/Testes/Alemanha ano zero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alemanha, ano zero
Alemanha, ano zero
Itália
1948 •  b&p •  102 min 
Gênero drama romântico
Direção Michael Curtiz
Produção Hall B. Wallis
Roteiro Julius J. Epstein
Philip G. Epstein
Howard Koch
Baseado em Murray Bennett
Joan Alison
Elenco Humphrey Bogart
Ingrid Bergman
Paul Henreid
Claude Rains
Conrad Veidt
Sydney Greenstreet
Peter Lorre
Música Max Steiner
Diretor de fotografia Arthur Edeson
Direção de arte Carl Jules Weyl
Figurino Orry-Kelly
Edição Owen Marks
Companhia(s) produtora(s) Warner Bros.
Distribuição Warner Bros.
Lançamento 26 de novembro de 1942
Idioma inglês
Orçamento US$ 964.000
Receita US$ 3,7 milhões


Germania anno zero
Alemanha, Ano Zero (PRT/BRA)
 Itália,  França, Alemanha
1948 •  pb •  72 min min 
Género drama
Direção Roberto Rossellini
Roteiro Roberto Rossellini
Elenco Edmund Moeschke
Ernst Pittschau
Ingetraud Hinze
Franz-Otto Krüger
Idioma alemão
Cenário do filme.

Alemanha, Ano Zero[1][2] (Germania anno zero) é um filme franco-teuto-italiano, da escola neorrealista, dirigido por Roberto Rossellini e lançado em 1948. Rodado em Berlim, a obra completa a trilogia sobre o pós-guerra do diretor, à qual pertencem também Roma, città aperta (Roma, Cidade Aberta) e Paisà, realizados na Itália. O filme explora a ferida deixada pelo nazismo, que afetou de forma terrível e profunda uma geração simbolizada na obra pelo protagonista.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O enredo ocorre em Berlim, cidade devastada pelos bombardeios e ocupada pelas tropas aliadas. Edmund, um garoto de 12 anos, tenta ajudar a família e sai em busca de dinheiro nas ruas trocando objetos de valor. Seu pai está muito doente e necessita de constante repouso. Já sua irmã é acusada, injustamente, de prostituir-se para os soldados estrangeiros. Edmund acaba se envolvendo com um grupo de jovens deliqüentes e uma jovem órfã e sexualmente precoce.

De acordo a renomada crítica Marcella Grecco, o filme, que se utiliza de planos abertos, fala sobre Edmund Meschke e se passa em Berlim e em Frankfurt, Alemanha.[3]

Cenário[editar | editar código-fonte]

Berlim[editar | editar código-fonte]

Esther: OK. Pronto para publicação.

Perambulando pelas ruas, Edmund reencontra um ex-professor, o Sr. Enning, claramente retratado por Rossellini como um pedófilo devido à forma exagerada com que demonstra interesse e acaricia o jovem. O professor pede para o jovem garoto vender um disco com um discurso de Hitler no mercado negro e, como recompensa, lhe dá uma parcela do valor em troca.

Ao ver a saúde do pai se deteriorar, resolve pedir ajuda a Enning. Este, no entanto, responde Edmund dizendo que em tempos de tanta dificuldade, deve imperar a lei do mais forte. O discurso de tom nazista do professor, em combinação com as próprias queixas do pai que sente ser um empecilho para todos ao seu redor, leva Edmund a interpretar que é seu dever matá-lo e, portanto, ele envenena o seu chá. Edmund conta o que fez a Enning, que recebe a notícia com espanto e o manda embora, negando ter qualquer responsabilidade sobre o ocorrido.

Edmund vaga pelas ruas da cidade sem rumo. Não encontra apoio dos jovens, que o mandam embora por ser ele muito mais novo. Tampouco sente-se à vontade para voltar a sua casa e acaba acompanhando o corpo do pai sendo levado do topo de um prédio em ruínas na vizinhança. Por fim, faz o que parece ser sua única saída. Edmund se suicida jogando-se do alto do prédio.

Referências

  1. AdoroCinema (Brasil)
  2. RTP (Portugal)
  3. Grecco, Marcella (15 de abril de 2012). «Alemanha, Ano Zero (Roberto Rossellini, 1948)». Rua - Revista Universitária do Audiovisual. Consultado em 17 de maio de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


[[Categoria:Filmes da Itália de 1948]] [[Categoria:Filmes dirigidos por Roberto Rossellini]] [[Categoria:Filmes de drama da Itália]] [[Categoria:Neorrealismo italiano]] [[Categoria:Filmes em preto e branco]] [[Categoria:Filmes em língua alemã]] [[Categoria:Filmes em língua francesa]] [[Categoria:Filmes em língua inglesa]] [[Categoria:Filmes da França de 1948]] [[Categoria:Filmes da Alemanha de 1948]]