Saltar para o conteúdo

Usuário(a):DevisBR/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ibicuí é um município brasileiro no interior do estado da Bahia, Região Nordeste do país. Está situado na mesorregião Centro Sul Baiano e na microrregião Vitória da Conquista, contém uma vegetação característica do bioma Mata Atlântica.

O município conta com 16.262 habitantes segundo estimativa populacional calculada pelo IBGE em 2021.[1]

Topônimo[editar | editar código-fonte]

"Ibicuí" é um termo de origem tupi que significa "água do pó da terra", através da junção dos termos yby ("terra")[2], ku'i ("pó")[3] e 'y ("água").[4]

História[editar | editar código-fonte]

Ibicuí foi emancipado do município de Poções por projeto do vereador Ataíde Andrade Fonseca, falecido em 24 de agosto de 2006, aos 94 anos de idade.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Sua população, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010, é de 15 618 habitantes. Faz divisa com os municípios de Itororó, Firmino Alves, Dário Meira, entre outros, porém possui estreita relação com Iguaí (quinze quilômetros de distância) e Nova Canaã (22 quilômetros).

O município está inserido no bioma Mata Atlântica.[1]

Turismo[editar | editar código-fonte]

Durante todo o ano, a cidade se prepara para as festividades juninas que incrementam a economia local. No mês de junho o município recebe turistas de vários estados do Brasil.[5]

A festa de São João de Ibicuí se destaca por atrair cada vez mais turistas ao decorrer das décadas. O município é conhecido como pioneiro em festas juninas fechadas, com destaque para o Tico Mia, criado em 1987 e influencia outras festas de Ibicuí e outros municípios do interior da Bahia.

Em 2008 o governo do Estado da Bahia criou, através da Secretaria de Cultura e Turismo e Bahiatursa, o projeto São João da Bahia que conta com a participação de Ibicuí. O objetivo do projeto é fomentar o turismo através de apoio, divulgação e financiamento das festas juninas em municípios baianos.

O desenvolvimento da atividade turística em Ibicuí ocorre desde a década de 90, antes do município ingressar no projeto São João da Bahia. Desde desse período, as festividades juninas em Ibicuí já  fomentavam a economia local através do comércio e ao aluguel de casas e também influenciaram nos elementos identitários da festa de São João, compartilhados pela comunidade desde a época em que o município era um distrito.[6]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b cidades.ibge.gov.br https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/ibicui/panorama. Consultado em 7 de julho de 2022  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  2. NAVARRO, E. A. Método Moderno de Tupi Antigo. Terceira edição. São Paulo: Global, 2005. p. 323
  3. http://www.fflch.usp.br/dlcv/tupi/vocabulario.htm
  4. User, Super. «Ibicuí». AMURC. Consultado em 7 de julho de 2022 
  5. User, Super. «Ibicuí». AMURC. Consultado em 10 de julho de 2022 
  6. Souza, Itamar de Jesus (31 de outubro de 2013). «O folkmarketing e o incentivo à tradição junina no São João de Ibicuí-Bahia». Revista Internacional de Folkcomunicação (23): 58–73. ISSN 1807-4960. Consultado em 10 de julho de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]